Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DA ABERTURA DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER
19:54 Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

O prefeito João da Costa participa da abertura da 5ª Conferência Municipal da Mulher, nesta quinta-feira (25), às 19h, no Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), situada na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista. Com o objetivo de reunir mulheres moradoras do Recife e tendo por tema central a elaboração do 1º Plano Municipal para Efetivação de Política para as Mulheres, o evento realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher e do Conselho Municipal, acontece até o sábado (27).

A 5ª Conferência Municipal da Mulher colocará em votação um documento elaborado na última conferência, realizada em 2008, com seis temas básicos e 24 propostas de ação. Entre alguns dos temas estão a prevenção e assistência à mulher em situação de violência; o enfrentamento ao preconceito e à discriminação de gênero, étnico-racial, religioso, geracional e sexual; a prevenção da saúde das mulheres; o fortalecimento da sua autonomia financeira e econômica; e a garantia da sua participação nas decisões políticas.

Os assuntos que serão apresentados na conferência foram discutidos em 19 pré-encontros ocorridos nas microrregiões da cidade, em 17 pré-conferências realizadas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) e na Pré-Conferência de Governo, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no Auditório Capiba (15ª andar da Prefeitura do Recife). A Conferência está orçada em R$ 267 mil, recursos provenientes do Governo Federal e do Tesouro Municipal.

Programação – A 5ª Conferência Municipal da Mulher terá entre as participantes delegadas e representações da sociedade civil organizada. O encontro da democracia das mulheres será aberto pela secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira e pela titular de articulação institucional da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Ane Cruz. A mesa principal será formada por representantes do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres, do Governo do Estado, Ministério Público Estadual e Conselho Municipal da Mulher.

Na ocasião haverá um painel político sobre Autonomia Social, Política em Econômica das Mulheres tendo como expositoras Betânia Ávila, do SOS Corpo; Ana Paula Maravalho, do Observatório Negro; e Vera Baroni, do Uyala Mukaji. Na sexta-feira, às 8h30, os trabalhos se iniciam com a leitura e aprovação do regimento da 5ª Conferência, seguindo-se de uma prestação de contas da política de gênero do Município, além de paineis temáticos e intervalo para um almoço cultural. A tarde haverá reunião de grupos.

No sábado (27), às 8h30, serão apresentados os trabalhos realizados pelos grupos no dia anterior, além da apreciação das moções. Após o almoço, haverá uma articulação política para a composição das futuras integrantes do Conselho Municipal da Mulher que serão eleitas para o período 2011/2014.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura recupera mais cinco placas de concreto na Agamenon Magalhães
- Ação integrada de manutenção beneficia Avenida Norte
- João da Costa anuncia medidas de transparência e modernização na administração do Recife
- Prefeitura do Recife lança o Observatório do Trabalho numa parceria com o Dieese
- Prefeitura inicia nova troca de placas de concreto na Conde da Boa Vista
- João da Costa beneficia 180 jovens em situação de vulnerabilidade social
- Secretário Sebastião Rufino reúne equipe de Habitação
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência de Governo
- Prefeitura promove Plenária Temática de Assistência Social
- João da Costa assina Convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Emlurb começa a substituir mais 33 placas de concreto na Avenida Mascarenhas de Morais
- Plenária temática do OP elegerá ações e obras prioritárias de Saúde nesta terça-feira (23)
- Prefeito firma parceria para adoção de praça
- João da Costa participa de Plenária do OP Mulher
- Prefeitura troca placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- Elevadores do prédio da Prefeitura operam com mudança a partir desta segunda (22)
- Escola de Gestão capacita servidores da Dircon
- Anexo - animais
- Aberta 2ª Conferência Municipal de Juventude
- João da Costa entrega nova Academia da Cidade


Enviar    Imprimir