Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

POPULAÇÃO ELEGE PRIORIDADES DA SAÚDE PARA 2012
00:00 Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

Plenária Temática do Orçamento Participativo mobilizou mais de 600 pessoas

As intervenções prioritárias para a Secretaria Municipal de Saúde em 2012 foram discutidas na noite desta terça-feira (23), durante a Plenária Temática do Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife. Mais de 600 pessoas estiveram presentes no evento, realizado na quadra poliesportiva do Colégio Nóbrega, na Boa Vista.

Por meio de voto, o público elegeu iniciativas entre cinco grandes temas: consolidação e aperfeiçoamento da atenção básica; desenvolvimento de ações estratégicas de saúde para grupos específicos; consolidação e aperfeiçoamento da atenção à média e alta complexidade; vigilância em saúde; e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Assessor-executivo da pasta no Recife, Tiago Feitosa, prestou contas sobre as ações selecionadas pela população em 2010, que foram contempladas ao longo deste ano.

“Conseguimos cumprir o que foi deliberado no fórum anterior, o primeiro realizado com a temática da saúde. Isso mostra o quanto valorizamos e damos importância à plenária, à participação da sociedade e à expressão da vontade da população. Agora, é o momento de escolher as novas prioridades. Nos últimos dez anos, foram muitas as conquistas na área, mas sabemos que ainda há muito por fazer. Com a ajuda de todos, pretendemos encontrar as melhores saídas e soluções para os desafios, de forma a garantir a qualidade de vida e a saúde da população, como está determinado na Constituição”, enfatizou Feitosa.

Em 2010, a população optou por demandas como a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) para 60% dos moradores da cidade. O percentual foi conseguido graças a iniciativas como a inauguração de novas unidades e do crescimento na quantidade de equipes que atuam na estratégia.

Outra meta apontada no pleito anterior foi a melhoria das instalações físicas da rede municipal. Para isso, a Prefeitura do Recife já conseguiu recursos da ordem de R$ 6,412 milhões junto ao Governo Federal. O valor está sendo empregado tanto na construção de novos postos como na requalificação física de unidades de PSF.

Uma terceira prioridade dos moradores da capital pernambucana foi a ampliação do horário e dias de funcionamento de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que tratem usuários com transtorno mental. Até o fim do ano, mais quatro unidades passarão a atender de domingo a domingo.

“Com 17 centros do tipo, o Recife é a cidade com o maior número de CAPS do país. Outras realizações da atual gestão foram a instalação de sete residências terapêuticas; a implantação de 20 Núcleos de Apoio ao Saúde da Família; a inauguração de uma e o início da construção de 19 polos da Academia da Cidade; a chegada de novas viaturas para o Samu, incluindo mais uma aeronave; e o fechamento de 220 leitos do Hospital de Psiquiatria de Pernambuco, onde pessoas chegaram a passar 10, 20 anos internadas e voltaram ao convívio das famílias graças ao trabalho da Prefeitura”, detalhou o assessor executivo.

Por meio de voto, a população também elegeu os novos delegados do OP, Temática Saúde. O mandato dos representantes durará até agosto de 2012. Eles ficarão responsáveis pelo acompanhamento e a cobrança da realização das intervenções eleitas pelo público.

Ciclo - O prefeito João da Costa deu início às Plenárias Temáticas do Orçamento Participativo 2011 no último dia 17, abrangendo 14 temas. Foram promovidos os eventos voltados para Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Mulheres e Pessoa com Deficiência. Ainda serão realizados os encontros de Assistência Social (25), LGBT (26), Juventude (27), Cultura (29), Pessoa Idosa (30), Turismo (30), Negras e Negros (31) e Educação (01/09).
Durante a atual gestão, o OP possibilitou investimentos em torno de R$ 415 milhões. Desde 2009, mais de 234 mil pessoas participaram das atividades. As prioridades mais votadas pela população têm sido pavimentação e drenagem, habitação, contenção de encostas e saneamento básico. Este ano, as votações do OP ocorrem em 95 plenárias, sendo 81 regionais e 14 temáticas.

Destaque - Em junho passado, o Orçamento Participativo do Recife recebeu o Prêmio Reinhard Mohn 2011, concedido pela Fundação Bertelsmann. A premiação representou o reconhecimento internacional às políticas de democratização social desempenhadas pela gestão municipal. A honraria foi entregue ao prefeito João da Costa por Liz Mohn, viúva do criador da instituição. A solenidade ocorreu na cidade de Gutersloh, na Alemanha.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza Plenária Temática da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática do OP Desenvolvimento Econômico
- Prefeitura do Recife promove plenária temática do OP para pessoas com deficiência
- Prefeito participa de plenária do OP
- Mulheres se mobilizam para a plenária do OP neste sábado
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Mulheres neste sábado (20)
- Sexta-feira (19) é o dia da Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico
- Direitos Humanos inicia o ciclo das Plenárias Temáticas do OP
- Plenárias Temáticas do OP começam nesta quarta-feira (17)
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Mulheres neste sábado (20)
- OP Mulher: Fórum de Prioridades chega a RPA-6
- Bairro da Macaxeira recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro de Água Fria recebe plenária do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo leva plenária ao bairro do Alto Santa Terezinha
- Bairros de Dois Unidos e Vasco da Gama recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Caxangá e AltoJosé Bonifácio recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Zumbi e Joana Bezerra recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Casa Forte e Alto do Capitão recebem plenárias do Orçamento Participativo


Enviar    Imprimir