Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA SOLENIDADE DO PROGRAMA DE TRANSPLANTE HEPÁTICO DE PERNAMBUCO
11:06 Quinta-feira, 25 de Agosto de 2011

Evento celebrou a marca de 500 transplantes realizados pelo Programa em 12 anos de existência

Por Pablo Ravel

O prefeito do Recife, João da Costa, acompanhado da primeira-dama, Marília Bezerra, prestigiou, na noite desta quarta-feira (24), a solenidade em comemoração a marca de 500 transplantes realizados pelo Programa de Transplante Hepático de Pernambuco - que celebrou também o seu 12º Aniversário. Promovido pela Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf), o evento aconteceu no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, e contou com a presença de representantes da classe médica, sociedade civil e pacientes  transplantados. Durante a solenidade foi entregue a medalha Professor Silvano Raia aos hospitais Jayme da Fonte e Oswaldo Cruz, parceiros no programa.

Visivelmente emocionado, o prefeito João da Costa teceu elogios ao Programa de Transplante, que é pioneiro no Norte/Nordeste e referência no Brasil. Vou dividir aqui a minha saudação entre o prefeito que fala, e o paciente que agradece. Nós sentimos muito orgulho de poder viver em uma cidade que tem hoje um polo médico com profissionais dedicados a política médica, produzindo conhecimento e tecnologia de ponta na área de saúde, afirmou o prefeito.

O gestor ressaltou ainda a importância do trabalho integrado da Prefeitura do Recife para identificação e encaminhamento dos pacientes. O Recife tem desenvolvido e produzido um conjunto de políticas públicas que são fundamentais na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Estamos fazendo uma estruturação para que o médico que está em um PSF, possa identificar em primeiro momento o doente crônico, hepático, e faça o encaminhamento dele no início da doença, para que ele possa ter o transplante realizado no Recife, e ter sua vida transformada, concluiu o prefeito.

Programa - A unidade de transplante de fígado está entre os três primeiros do Brasil (os outros dois são em São Paulo) e é pioneira no Norte/Nordeste. De acordo com o chefe do programa, o médico Cláudio Lacerda, o aumento das cirurgias foi possível graças à melhoria do esquema montado para captar órgãos em vários estados do país. O transplante de fígado é o procedimento cirúrgico mais complexo dentro da medicina por exigir tecnologia e recursos humanos aprimorados e uma equipe médica multidisciplinar. Hoje, 170 pessoas esperam um fígado no Huoc/UPE.

APAF – A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf) é uma instituição sem fins lucrativos que dá suporte ao Programa de Transplante de Fígado do Huoc/UPE e Jayme da Fonte. O trabalho da Apaf é realizado através de um grupo de voluntários que acolhem os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que chegam ao hospital. 

Matérias Relacionadas
- Prefeito assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- João da Costa participa da abertura da 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Prefeitura recupera mais cinco placas de concreto na Agamenon Magalhães
- Ação integrada de manutenção beneficia Avenida Norte
- João da Costa anuncia medidas de transparência e modernização na administração do Recife
- Prefeitura do Recife lança o Observatório do Trabalho numa parceria com o Dieese
- Prefeitura inicia nova troca de placas de concreto na Conde da Boa Vista
- João da Costa beneficia 180 jovens em situação de vulnerabilidade social
- Secretário Sebastião Rufino reúne equipe de Habitação
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência de Governo
- Prefeitura promove Plenária Temática de Assistência Social
- João da Costa assina Convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Emlurb começa a substituir mais 33 placas de concreto na Avenida Mascarenhas de Morais
- Plenária temática do OP elegerá ações e obras prioritárias de Saúde nesta terça-feira (23)
- Prefeito firma parceria para adoção de praça
- João da Costa participa de Plenária do OP Mulher
- Prefeitura troca placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- Elevadores do prédio da Prefeitura operam com mudança a partir desta segunda (22)
- Escola de Gestão capacita servidores da Dircon
- Anexo - animais


Enviar    Imprimir