Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO LANÇA OBSERVATÓRIO DO TRABALHO
00:00 Quinta-feira, 25 de Agosto de 2011

Por Marcela Sotero
 
O prefeito do Recife, João da Costa, assinou em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (25),o Contrato de Prestação de Serviço com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para implantação do Observatório do Trabalho. O serviço estará vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e se constitui em um instrumento de fundamental importância para a gestão política municipal do setor.
 
O Observatório do Trabalho será uma ferramenta responsável por fazer o acompanhamento e gestão das diretrizes estabelecidas no Programa de Governo, especialmente com relação aos projetos e atividades que integram o Eixo de Desenvolvimento Econômico, cuja execução abrange diversas secretarias. “É fundamental saber onde esses postos de trabalho são efetivamente gerados, quais as cadeias produtivas e quais as necessidades da empresa, bem como as qualificações exigidas para cada trabalhador. Com esse levantamento a gestão orienta sua política de trabalho, para oferecer metodologias e subsídios para que o recifense possa usufruir do mercado de trabalho e da renda, como por exemplo, oferecendo cursos mais específicos para atender a demanda”, disse o prefeito João da Costa.
 
Por outro lado, será possível contribuir para criar um ambiente propício à atração de novos empreendimentos, tendo em vista que a qualificação dos recursos humanos é fator determinante na decisão de investir na instalação de empresas de setores industriais e de serviços. A ferramenta vai contribuir, também, como subsidio a promoção do desenvolvimento da economia, fomento à inovação, ciência de tecnologia, por meio de incentivo aos negócios, adensamento das cadeias produtivas e à geração de emprego e renda no Município. “Os resultados referenciam, não apenas a Prefeitura, mas outras instituições, como universidades, na forma de crescimento e no reforço das políticas que já vem sendo feitas pela gestão”, observou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.
 
Já o coordenador Nacional de Pesquisas do Dieese, Francisco José Couceiro Oliveira, “a sociabilização das informações permitirão maior eficiência e eficácia das políticas públicas, pois, permitirão que qualquer profissional, de qualquer categoria, possa fazer a análise olhando para o Recife, que hoje está no centro de um grande movimento nacional”.
 
Serão diretamente beneficiadas as secretarias municipais diretamente beneficiadas: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Turismo; Cultura; Especial de Gestão e Planejamento; Finanças; Educação, Esportes e Lazer; Assistência Social; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Especial de Políticas para a Juventude; Comunicação; Especial de Relações com a Imprensa; Especial da Mulher.
 
Na prática, o Observatório do Trabalho auxiliará no conhecimento dos resultados da gestão do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio do processo sistemático de acompanhamento e monitoramento dos índices de emprego e desemprego, aplicados no âmbito municipal. Isto traduz a avaliação dos impactos sobre a população das ações empreendidas em diversas áreas, como, educação, turismo, ciência e tecnologia, assistência social, entre outras, que como resultados ofereçam oportunidades de trabalhos mensurados em segmentos populacionais preestabelecidos – por faixa etária, classe social, gênero, raça, etc. assim sendo, a ferramenta contempla o comportamento da oferta e da demanda por emprego dos setores econômicos e suas respectivas empresas e empreendimentos, localizadas em todas as Regiões Político-Administrativas, de forma georreferenciada.
 
Por outro lado, será possível contribuir para criar um ambiente propício à atração de novos empreendimentos, tendo em vista que a qualificação dos recursos humanos é fator determinante na decisão de investir na instalação de plantas produtivas de setores industriais e de serviços. A ferramenta vai contribuir, também, como subsidio a promoção do desenvolvimento da economia, fomento à inovação, ciência de tecnologia, por meio de incentivo aos negócios, adensamento das cadeias produtivas e à geração de emprego e renda no Município.
 
Implantação – para executar o projeto, a Prefeitura do Recife convocou o Dieese para apresentar um modelo que atenda aos objetivos estabelecidos no Plano Plurianual do Governo da atual gestão municipal e, consequentemente, aos objetivos e metas estabelecidas no Plano Plurianual do Governo no quadriênio 2010-2013. A escolha do Dieese para a implementação e gestão do projeto justifica-se por se tratar da única instituição detentora da metodologia de implantação da metodologia do Brasil, o que
lhe confere grande expertise na elaboração de pesquisas e estudos econômicos nesta área. O Dieese também mantém uma rede de Observatórios do Trabalho em funcionamento em diversas cidades, o que facilita a troca de experiências e informações. A assinatura do contrato em julho possibilitará resgatar as estatísticas de emprego e desemprego referentes ao ano de 2011.
 
Participaram do ato o chefe de gabinete do prefeito Félix Valente, os secretários municipais Evelyne Labanca (Especial de Gestão e Planejamento), Renato L (Cultura), Henrique Leite (Interino de Coordenação Política de Governo), Eduardo Granja (Especial de Política para a Juventude e Presidente do Geraldão), Sebastião Rufino (Habitação), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Rejane Pereira (Especial da Mulher). Também prestigiaram os assessores executivos Abelardo Neves (Habitação), Anita Dubeux (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Irenice Bezerra (Educação, Esporte e Lazer), e a presidente da Fundação da Cidade do Recife, Luciana Félix.
 
O ato foi prestigiado, também, por Graça Oliveira (Direção Nacional do Dieese e do Sindsep), pelo superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Negromonte, pelo presidente do PT municipal, Oscar Barreto, pelos vereadores Jurandir Liberal, presidente da Câmara de Vereadores, Almir Fernando e Antônio Luiz Neto, o deputado estadual Luciano Siqueira, o representante do Instituto de Costura – Formação Profissional, e pelo Superintendente do Banco do Brasil em Pernambuco, Francisco Canindé.
 
Representantes de vários órgãos e sindicatos estiveram no gabinete do prefeito, tais quais: Instituto Federal de Educação, Fundação Joaquim Nabuco, Sindicato dos Trabalhadores em Clínicas, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Sindicato dos Aposentados, Sindicatos dos Aposentados, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil Pesada, Sindicato dos Professores da Rede Municipal, Força Sindical.

Matérias Relacionadas
- João da Costa prestigia homenagem ao vice-prefeito Milton Coelho no TCE
- Prefeitura do Recife realiza ação no Canal do Arruda
- João da Costa prestigia solenidade do Programa de Transplante Hepático de Pernambuco
- Prefeito assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- João da Costa participa da abertura da 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Prefeitura recupera mais cinco placas de concreto na Agamenon Magalhães
- Ação integrada de manutenção beneficia Avenida Norte
- João da Costa anuncia medidas de transparência e modernização na administração do Recife
- Prefeitura do Recife lança o Observatório do Trabalho numa parceria com o Dieese
- Prefeitura inicia nova troca de placas de concreto na Conde da Boa Vista
- João da Costa beneficia 180 jovens em situação de vulnerabilidade social
- Secretário Sebastião Rufino reúne equipe de Habitação
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência de Governo
- Prefeitura promove Plenária Temática de Assistência Social
- João da Costa assina Convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Emlurb começa a substituir mais 33 placas de concreto na Avenida Mascarenhas de Morais
- Plenária temática do OP elegerá ações e obras prioritárias de Saúde nesta terça-feira (23)
- Prefeito firma parceria para adoção de praça
- João da Costa participa de Plenária do OP Mulher
- Prefeitura troca placas de concreto na Mascarenhas de Morais


Enviar    Imprimir