Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE PARTICIPAM DE SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
00:00 Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011

Desde a segunda-feira (22), a  Secretaria de Educação estimula estudantes a refletirem sobre a inclusão socioescolar das pessoas com deficiência

 Durante toda esta semana, a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Educação Especial, promoveu atividades para lembrar a Semana da Pessoa com Deficiência. Foram ações que evidenciaram a importância da inclusão social e o respeito às diferenças no ambiente escolar. Escolas da Rede Municipal trataram do tema, a exemplo da E.M. Alto Jardim Progresso, General San Martin e da Iputinga. O ambiente escolar foi usado como espaço para reflexão do tema, levando os estudantes a uma mudança de comportamento em relação à pessoa com deficiência.

A professora da E.M. Alto Jardim Progresso, Verônica Costa, foi uma das organizadores da semana temática em sua unidade. “É importante elevar a autoestima desses estudantes. Com esse tipo de trabalho, eles ficam mais propícios ao aprendizado, se sentem mais estimulados”, confessa a educadora. Na unidade, os alunos se envolveram com teatro de bonecos, com a leitura, pelas professoras, da obra “A menina bonita do laço de fita”. Em seguida houve a apresentação de teatro. Já na quinta-feira (25), foi a vez do cinema, com a exibição do filme “O diálogo das cores” para os 370 alunos da unidade educacional. Com um sorriso no rosto, Jonathan Lima, de 7 anos, adorou as atividades. “Gostei de tudo”, disse dando um desenho para a educadora Verônica Costa.

Já os estudantes da E.M. da Iputinga e General San Martin optaram por um evento focado nas artes plásticas. As crianças visitaram a exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo”, no Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea. Os estudantes com deficiência visual tiveram a oportunidade de conhecer as esculturas de Michelangelo através do toque, e ainda ouviram as histórias das obras, contadas pelos monitores do Instituto. A professora da E.M. General San Martin, Conceição Moraes, fala sobre a necessidade da inclusão dos educandos com deficiência: “É importante essa reflexão. Todos, sem nenhuma exceção, fazemos parte dessa sociedade e devemos estar, participar e atuar em todas as atividades possíveis”, refletiu.

Além da visita, a E.M. General San Martin realizou uma mostra das atividades realizadas durante a semana. Vinte e seis alunos com deficiência produziram cartazes, pinturas e histórias em quadrinhos com o tema do livro Gira a Roda, de autoria de Adriana Mendonça. Para a professora Rosana Falcão, a atividade é importante, pois os alunos aprendem a respeitar e ajudar o amigo com deficiência. “Essas crianças aprendem tudo rápido e os colegas se sentem bem em ajudá-los”, esclarece Rosana. Ainda na manhã desta sexta-feira, estudantes de quatro escolas municipais da RPA 3 juntaram-se aos participantes da grande passeata do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), que partiu do Mercado de Casa Amarela em direção ao Morro da Conceição.
Matérias Relacionadas
- Plenária da 8ª Comude decide continuar o debate
- Ivone Caetano dá posse ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar
- Prefeitura encerra a 8ª Conferência Municipal de Educação
- Seel encerra programação da Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Programa Bolsa Escola leva 250 alunos da Rede Municipal de Ensino ao Teatro de Santa Isabel
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares na escola
- Alunos da Rede Municipal trocam experiências com pessoas com deficiência
- Banda apresenta-se para estudantes de escola municipal
- Continua programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares em Escola da Rede Municipal
- Horteiros-mirins são visitados por representantes da Inmed Brasil e Kraft
- Secretaria de Educação inicia ações sobre a Semana da Pessoa com Deficiência
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude


Enviar    Imprimir