Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

JOÃO DA COSTA ABRE A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER
10:34 Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011

A conferência colocará em votação um documento elaborado com seis  temas básicos e 24 propostas de ação

Por Pablo Ravel


A elaboração do 1º Plano Municipal para Efetivação de Política para as Mulheres é o tema central da 5ª Conferência Municipal da Mulher, que teve início na noite desta quinta-feira (25), no Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e contou com a presença do prefeito João da Costa. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher e do Conselho Municipal, o encontro da democracia das mulheres reuniu representantes do Conselho Nacional de Política para as Mulheres, do Governo do Estado, do Ministério Público Estadual e Conselho Municipal da Mulher. A Conferência, que está orçada em R$ 267 mil - com recursos provenientes do Governo Federal e do Tesouro Municipal -, acontece até sábado (27).

Sou um homem privilegiado. Em 2001 tive a oportunidade de discutir com os movimentos de mulheres a formação do Fórum Temático do OP, para construir o protagonismo político das mulheres no Recife. É uma grande conquista que a gente foi construindo a partir da ação articulada e do trabalho que vem sendo feito pelos movimentos e pelas mulheres na Cidade. Eu sou testemunha dessa evolução há onze anos. Agora como prefeito, estou aqui nesta 5ª Conferência para reafirmar o compromisso e enfrentar os desafios que temos pela frente, para que se efetive uma série de conquistas nas políticas públicas que garantam direitos básicos para as mulheres e suas famílias, a partir de uma política de gênero que avance rompendo preconceitos, disse o prefeito.

A representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Beatriz Gregory, também participou do ato. Gostaria de iniciar minha fala, usando as palavras da secretária Irany Lopes, que não pode comparecer ao evento. Política para as mulheres não é coisa de mulher. Política para as mulheres é coisa de governo, afirmou Beatriz. Queria de parabenizar o governo do Recife pelos avanços já conquistados aqui, e dizer que é fundamental que esses avanços continuem e sejam ainda mais fortes, para fortalecer o organismo municipal de política para as mulheres no sentido de garantir essa ligação com os outros campos do governo, afirmou Beatriz.

Já a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, relembrou o caminho percorrido até chegar a 5ª Conferência. É um grande orgulho para mim estar fazendo parte deste ato. Realizamos 19 pré-encontros nas microrregiões da Cidade, mais 18 pré-conferências nas seis RPA´s do Recife, afirmou a secretária. Política para as mulheres é um grande desafio, mas hoje nos temos um diferencial, que é o comprometimento do governo com essas políticas, concluiu Rejane.

Também prestigiaram a abertura da Conferência, a secretária municipal Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã); e o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda. Estiveram ainda presentes as deputadas Luciana Santos (Federal) e Tereza Leitão (Estadual); a secretária estadual de Política para as Mulheres, Cristina Buarque; a coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Viana; a representante do Conselho Nacional de Políticas para as Mulheres, Clara Goldman; a coordenadora do Fórum Temático da Mulher, Joselma Santos; a secretaria da Mulher de Caruarú, Louise Caroline; o promotor de Diretos Humanos do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Westei Conde; e a coordenadora do Uika Mukagi – Sociedade de Mulheres Negras, Vera Barone.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- João da Costa lança Programa Canais do Recife
- Lançamento do Programa Canais do Recife
- João da Costa recebe presidente da Câmara Municipal da cidade portuguesa de Barcelos
- Salário de servidores da PCR estará disponível neste sábado (27)
- João da Costa anuncia medidas de Transparência e Modernização Administrativa
- João da Costa lança programa Canais do Recife
- João da Costa prestigia homenagem ao vice-prefeito Milton Coelho no TCE
- Prefeito lança Observatório do Trabalho
- Prefeitura do Recife realiza ação no Canal do Arruda
- João da Costa prestigia solenidade do Programa de Transplante Hepático de Pernambuco
- Prefeito assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- João da Costa participa da abertura da 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Prefeitura recupera mais cinco placas de concreto na Agamenon Magalhães
- Ação integrada de manutenção beneficia Avenida Norte
- João da Costa anuncia medidas de transparência e modernização na administração do Recife
- Prefeitura do Recife lança o Observatório do Trabalho numa parceria com o Dieese
- Prefeitura inicia nova troca de placas de concreto na Conde da Boa Vista
- João da Costa beneficia 180 jovens em situação de vulnerabilidade social
- Secretário Sebastião Rufino reúne equipe de Habitação
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência de Governo


Enviar    Imprimir