Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PLENÁRIA DA 8ª COMUDE DECIDE CONTINUAR O DEBATE
00:00 Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011

Os delegados votaram sobre as metas e estratégias do eixo Universalização da Educação Básica
 
Os quatro dias dedicados à discussão das metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação não foram suficientes para esgotar todos os argumentos. A plenária da 8ª Conferência Municipal de Educação, que iniciou às 13h, desta sexta-feira (26), decidiu por continuar as atividades em outro momento que ainda terá data marcada. O encontro, que tem como tema “Educação em Movimento: construção do plano decenal de educação do Recife” foi realizado no auditório do Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena.

Durante a tarde, os delegados inscritos, que representaram os diversos segmentos sociais públicos e privados ligados à educação pública, mantiveram, suprimiram ou alteraram as proposições discutidas e votadas durante as reuniões em grupo, realizadas nos três primeiros dias da Conferência. Hoje foram discutidas as propostas do eixo Universalização da Educação Básica e a temática Melhoria na Qualidade da Educação será debatida em outro momento.
 
Nos dias 16 e 17 de agosto já foram discutidos os temas Valorização dos Profissionais de Educação; Gestão Democrática da Educação; e Investimento na Educação Básica. O documento final elaborado na 8ª Comude servirá de subsídio para a Secretaria de Educação do Recife elaborar o Plano Municipal de Educação – PME, que ficará em vigor de 2011 até 2020. Os eixos que compõem o documento estão em consonância com a proposta do Plano Nacional de Educação, que está tramitando no Congresso Nacional.
 
A Secretária de Educação, Ivone Caetano, defende mais uma data para continuar as discussões. “Entendemos que discutir educação é muito complexo. São muitos argumentos e opiniões. Temos que garantir o espaço para a reflexão e a troca de idéias. Para isso, a Comude está na sua oitava edição, discutindo as propostas para o primeiro Plano Decenal de Educação do Recife”, concluiu
A delegada representante do segmento estudante, Keila Pessoa também participou da conferência realizada em 2009 e elogia a participação dos estudantes no debate. “A discussão para as propostas do Plano Municipal de educação foi ótima. Acho muito importante a participação dos estudantes na Comude, afinal de contas, os beneficiados ou prejudicados com as decisões tomadas aqui (plenária) somos nós”, pondera.

A professora Nívia Negreiros, que já participou de cinco Conferências Municipais de Educação, fez uma análise positiva desta edição. ”O formato com as pré-conferências foi muito bom para esclarecer o público participante sobre as questões que seriam abordadas na plenária. Além disso, a Comude, mais uma vez, afirmou estar alinhada com o processo democrático para a escolha das prioridades para a educação no Recife”, avaliou.

PME – O documento base para o PME foi elaborado a partir das conferências realizadas nas escolas, que depois foi amplamente debatido em pré-conferências realizadas nas seis RPA’s do Recife, junto a representantes da sociedade como professores, pais, estudantes, profissionais da área de Educação e a comunidade.

Comude – A Conferência Municipal de Educação do Recife acontece de dois em dois anos e teve sua primeira edição realizada em 1993. O encontro é um espaço de discussão entre instâncias de participação da gestão educacional do Recife e da sociedade. Constitui um encontro de caráter consultivo e suas proposições subsidiam as decisões da Secretaria de Educação e orientam o trabalho do Conselho Municipal de Educação.
Matérias Relacionadas
- Escolas municipais do Recife participam de Semana da Pessoa com Deficiência
- Ivone Caetano dá posse ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar
- Prefeitura encerra a 8ª Conferência Municipal de Educação
- Seel encerra programação da Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Programa Bolsa Escola leva 250 alunos da Rede Municipal de Ensino ao Teatro de Santa Isabel
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares na escola
- Alunos da Rede Municipal trocam experiências com pessoas com deficiência
- Banda apresenta-se para estudantes de escola municipal
- Continua programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares em Escola da Rede Municipal
- Horteiros-mirins são visitados por representantes da Inmed Brasil e Kraft
- Secretaria de Educação inicia ações sobre a Semana da Pessoa com Deficiência
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude


Enviar    Imprimir