Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da V Conferência da Mulher Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARTICIPA DA V CONFERÊNCIA DA MULHER
18:32 Sexta-feira, 26 de Agosto de 2011

Evento promovido pela Secretaria Especial da Mulher foi realizado no Colégio Nóbrega

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), José Bertotti, participou durante a manhã desta sexta-feira (26) da V Conferência Municipal da Mulher, evento promovido pela Secretaria Especial da Mulher e o Conselho Municipal da Mulher. O secretário apresentou um painel dentro do eixo temático que tratou do Gênero Trabalho e Renda e da Participação e Controle Social.

Além de José Bertotti, participaram do painel temático a representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Milena Prado; e a assessora técnica do Observatório do Trabalho, Juliana Bacelar; que, ao lado do secretário, discorreram sobre a geração de renda. Já as representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), Márcia Ramos; e do Fórum de Mulheres, Jô Meneses, trataram do controle social.

A importância da Coordenadoria da Mulher ter se tornado Secretaria, a realização da Conferência da Mulher, que já ocorre há dez anos, a necessidade de políticas específicas para as mulheres no mercado de trabalho e a existência de um conselho municipal da mulher, hoje, permite que essas políticas sejam vistas e controladas através das informações fornecidas pela Prefeitura através dos seus diversos órgãos. Esses foram alguns dos assuntos abordados dentro do tema Controle Social.

Foi com uma análise da realidade social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero que José Bertotti e Márcia Ramos iniciaram a palestra sobre Geração de Renda. Além disso, foi feito um paralelo entre as políticas de trabalho e renda e o objetivo da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica por meio da qualificação social e profissional com foco nas mulheres; na erradicação da pobreza extrema através da intermediação de mão de obra e habilitação ao seguro desemprego no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda; e no exercício pleno da cidadania para mulheres.

O destaque da política de geração de emprego e renda na Prefeitura do Recife, com recorte de gênero, é a defesa da igualdade de gênero no mercado de trabalho para combater a discriminação que recai sobre a mulher hoje, quando ganham salários menores ao exercerem funções iguais as dos homens. Ele também demonstra que a inserção da mulher no mercado de trabalho, de forma igualitária a do homem, fortalece a economia brasileira e nos permite alcançar uma sociedade mais justa”, comentou José Bertotti.

Antes da participação na Conferência Municipal da Mulher, José Bertotti participou da cerimônia de abertura do 2º Seminário de Integração da Enfermagem de Pernambuco. O evento aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEP-PE), situado na Rua João Fernandes Vieira, 67, bairro da Boa Vista.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza reunião para definir indicadores que serão incluídos no Observatório do Trabalho
- Prefeitura inicia ações da Semana do Empreendedor de Casa Amarela
- Prefeitura do Recife promove a Semana do Empreendedor em Casa Amarela
- Prefeitura do Recife participa do 38º CONAP
- Prefeitura do Recife patrocina o 38º CONAP
- Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Centro Público de Caranguejo Tabaiares
- Secretário de Ciência e Tecnologia visita o Centro de Recondicionamento de Computadores
- Prefeitura do Recife promove curso destinado aos empreendedores do Município
- Banco do Povo levou informações sobre créditos aos empreendedores de Beberibe
- Banco do Povo Volante chega ao bairro de Beberibe
- Prefeitura do Recife promove concurso de vídeo em celular para estudantes da rede municipal
- Prefeitura do Recife participa do Encontro SEBRAE de Negócios
- Entidades beneficiárias do Banco de Alimentos participam de reunião na Prefeitura do Recife
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participará do Encontro SEBRAE de Negócio
- Prefeitura do Recife promove encontro entre entidades beneficiárias do Banco de Alimentos
- Banco do Povo Volante realiza visita nos mercados de São José e da Boa Vista
- Artesãos apoiados pela Prefeitura do Recife expõem no Tacaruna
- Banco do Povo Volante realiza visitas em mercados públicos do Recife
- Prefeitura do Recife inicia a 1ª Conferência de Segurança Alimentar
- Banco do Povo Volante chega aos mercados da Madalena e do Cordeiro


Enviar    Imprimir