Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA VISITA OBRAS DA VIA MANGUE EM BOA VIAGEM
17:23 Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011

O gestor também visitou as comunidades Pantanal I, Paraíso e Deus nos Acuda, onde há famílias que serão deslocadas para habitacionais e outras indenizadas

A fim de conferir o andamento da maior obra viária urbana realizada no Recife nas últimas décadas e que está preparando a cidade para a Copa de 2014, o prefeito João da Costa realizou na manhã desta quarta-feira (31), uma visita as obras da Via Mangue, localizado nas proximidades da Rua Antonio Falcão, em Boa Viagem. A Via Mangue recebe investimento de R$ 433,2 milhões com recursos do PAC e do município. O gestor e a comitiva também percorreram as comunidades Pantanal I, Paraíso e Deus nos Acuda, onde há famílias que serão deslocadas para habitacionais e outras indenizadas. A partir desta quinta-feira (1º), as obras da Via Mangue entram em uma nova fase, com a concretagem das colunas de sustentação da alça que ligará o viaduto Capitão Temudo à Rua Saturnino de Brito.

Nas proximidades da Rua Antônio Falcão, estão sendo construídas as fundações de dois viadutos, que irão cruzar a via e a Avenida General Mac Arthur. “Os recifenses serão beneficiados com esse projeto, pois, além de garantir maior fluidez de trânsito, muitas famílias terão de volta a dignidade, já que elas sairão das palafitas para moradias dignas”, disse João da Costa. “Fiquei muito satisfeito em ver a ansiedade da população em se mudar para as moradias que estão sendo construídas para ela”, disse o gestor.

Ainda segundo com o prefeito, os trabalhos estão sendo realizados de acordo com o cronograma previsto. “Esta é uma obra de 30 meses e, após apenas três meses da assinatura da Ordem de Serviço, já estamos realizando as fundições dos dois viadutos”.

Também participaram da visita os secretários municipais Amir Schvartz (Extraordinário da Copa), Maria de Biase (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa), Eric Carrazzoni (Comunicação), a presidente da URB, Débora Mendes, e o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.

A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes físicos e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3 (construído na Imbiribeira), já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 estão com as obras avançadas no bairro do Pina. Para estes, serão transferidas 640 famílias das localidades de Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio, até o final deste ano.

Galeria de Fotos


Matérias Relacionadas
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- Garanta uma vaga nos cursos da Escola de Gestão do Recife
- João da Costa visita obras da Via Mangue em Boa Viagem
- João da Costa e Dilma Rousseff inauguram nova central de call center em Santo Amaro
- João da Costa visita obras da Via Mangue
- Motoristas da PCR doam a 33ª cadeira de rodas
- Ação educativa orienta população sobre dias de coleta de lixo
- Prefeitura do Recife realiza manutenção de placas de concreto na Imbiribeira
- Prefeitura e União assinam convênio para cessão de terrenos à cidade
- João da Costa cria grupo de trabalho para estudar alternativas de gerenciamento da Zona Azul
- Codecir monitora áreas ribeirinhas durante maré alta
- PCR inicia recapeamento da Ponte Giratória e Avenida Sul
- João da Costa lança Programa Canais do Recife
- Aberta a 5ª Conferência Municipal da Mulher
- Prefeito anuncia novas medidas administrativas
- Juventude comparece em grande número à plenária do OP
- Reajuste salarial dos servidores terá percentuais diferenciados
- João da Costa discute ações econômicas com presidente da Câmara Municipal de Barcelos
- João da Costa lança Programa Canais do Recife
- Lançamento do Programa Canais do Recife


Enviar    Imprimir