Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA INICIA CONCRETAGEM NAS ALÇAS DA VIA MANGUE
00:00 Quinta-feira, 1 de Setembro de 2011

As primeiras colunas de sustentação da alça viária que ligará o viaduto Capitão Temudo à Rua Saturnino de Brito, no bairro do Cabanga, começaram a ser concretadas, na manhã desta quinta-feira (1º). O serviço, que faz parte das obras de construção da Via Mangue, a primeira grande ação estruturadora de preparação do Recife para a Copa do Mundo 2014, está sendo realizado na altura da Rua Imperial. Com cerca de 450 metros de extensão e 9,5 metros de largura, a alça terá três pistas de rolamento no sentido cidade-subúrbio.

O início desta nova fase foi anunciado pelo prefeito João da Costa durante vistoria nesta quarta-feira (31). Esta mesma intervenção está sendo realizada em outros pontos da obra. “Quando a alça estiver finalizada, o motorista terá oportunidade de decidir, já no viaduto Capitão Temudo, se seguirá para a Zona Sul da cidade por ele, ou pela alça viária. Com isso, a expectativa é de que o fluxo de veículos seja dividido e, consequentemente, tenha maior fluidez”, disse a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes.

A gestora ressaltou, ainda, que, paralelamente, outros trechos da Via Mangue estão em andamento. Os serviços de implantação de estacas estão em plena execução nas ruas Saturnino de Brito (Cabanga) e Maria Carolina (Boa Viagem), e na marginal do Rio Jordão, próximo à área de mangue. “A população vai receber a obra em diversas etapas, à medida que os trabalhos forem concluídos”, antecipou Mendes.

Na sexta-feira (02), será concretado o quarto dos seis pilares da obra de alargamento do viaduto Capitão Temudo, sentido Boa Viagem-Centro, nas imediações do Cabanga Iate Clube. Com 130 metros de cumprimento, a ação vai possibilitar o alargamento do viaduto de 7,5 para 11,5 metros, aumentando a pista de rolamento de veículos de duas para três faixas. Dentro de 15 dias, será iniciada a sexta frente de trabalho das obras da Via Mangue, com a instalação de estacas de concreto nas imediações da Rua Setúbal. Cerca de 200 homens, entre engenheiros, técnicos e operários, estão envolvidos nas obras.

VISITA - O prefeito João da Costa realizou, nesta quarta-feira (31), uma visita às obras da Via Mangue. Acompanhado por secretários, presidentes de empresas e representantes do Orçamento Participativo, o gestor conferiu de perto o andamento da maior obra viária urbana realizada na cidade nas últimas décadas, com investimento previsto de R$ 433,2 milhões com recursos do PAC e do Município.

No local visitado pela comitiva, estão sendo construídas as fundações de dois viadutos, que irão cruzar a Rua Antônio Falcão e a Avenida General Mac Arthur. O gestor e a comitiva também percorreram as comunidades Pantanal I, Paraíso e Deus nos Acuda, onde há famílias que serão deslocadas para habitacionais e outras indenizadas.

SAIBA MAIS - A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia, se constituindo na primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60km/h. No sentido Centro-Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem-Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

A via expressa não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Uma área de 221 hectares receberá ações de saneamento integrado, com a implantação de rede de saneamento, estações elevatórias e emissários de esgoto. Três habitacionais abrigarão 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3 (construído na Imbiribeira), já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda. Os Habitacionais 1 e 2 estão com as obras avançadas no bairro do Pina. Para estes, serão transferidas 640 famílias das localidades de Deus nos Acuda, Jardim Beira Rio e Beira Rio, até o final deste ano.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa recebe prêmio do Comitê da Ação Pernambuco Solidário
- Grupos de Trabalho vão discutir questão racial no serviço público
- Prefeito entrega pesquisa à presidenta Dilma Rousseff
- João da Costa visita obras da Via Mangue em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife abre inscrições para concurso da Guarda Municipal
- João da Costa participa do lançamento do livro de Gregório Bezerra
- João da Costa recebe prêmio Dom da Paz e Herbert de Souza de Cidadania
- Prefeitura do Recife inicia mais uma fase importante da Via Mangue
- João da Costa visita obras da Via Mangue em Boa Viagem
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- Garanta uma vaga nos cursos da Escola de Gestão do Recife
- João da Costa visita obras da Via Mangue em Boa Viagem
- João da Costa e Dilma Rousseff inauguram nova central de call center em Santo Amaro
- João da Costa visita obras da Via Mangue
- Motoristas da PCR doam a 33ª cadeira de rodas
- Ação educativa orienta população sobre dias de coleta de lixo
- Prefeitura do Recife realiza manutenção de placas de concreto na Imbiribeira
- Prefeitura e União assinam convênio para cessão de terrenos à cidade
- João da Costa cria grupo de trabalho para estudar alternativas de gerenciamento da Zona Azul
- Codecir monitora áreas ribeirinhas durante maré alta


Enviar    Imprimir