Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SPA DAS ARTES DIVULGA A LISTA DOS ARTISTAS PREMIADOS
15:53 Sexta-feira, 2 de Setembro de 2011

A edição deste ano do SPA das Artes é “pé quente”. Ano especial, em que o evento está comemorando 10 anos de estrada, o SPA bate recorde de inscrições - pela primeira vez através de um processo 100% online - com propostas de exposição e produção vindas de várias partes do País. Ao todo, 302 inscrições, em sua maioria de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul. De Pernambuco, 70; do Recife, 39. Esses números mostram um pouco da diversidade ao qual o evento se propõe e o poder de alcance que tem. Ao todo, foram contemplados vinte prêmios para produção artística e mais uma exposição no Mamam do Pátio, selecionados por uma comissão formada por cinco artistas (Paulo Bruscky, Rodrigo Braga, Solon Ribeiro, Aslan Cabral e Marcio Shimabukuro), indicados pelos próprios inscritos (os mais citados formaram a comissão).

Realizada pela Prefeitura do Recife, o SPA das Artes, um dos principais eventos do tipo no País, funciona como instrumento de fomento a projetos de artes visuais, contemplando as seguintes modalidades: Prêmio de Incentivo à Produção Artística e Prêmio Exposição Mamam no Pátio. Como de praxe, os artistas contemplados devem, obrigatoriamente, realizar seus projetos no Recife, durante o período do SPA das Artes 2011, entre 11 e 18 de setembro.

Para a primeira modalidade, Produção Artística, foram premiados projetos para intervenções urbanas (exibições e/ou projeções públicas de vídeo-arte e/ou fotografia; videoinstalações; arquiteturas; ações coletivas; editoração e lançamento de pequenas publicações; interfaces com mídias eletrônicas e digitais, e websites). Esses projetos serão realizados prioritariamente no Museu Murillo La Greca e seu entorno; no Pátio de São Pedro e no Complexo Parque Dona Lindu (Galeria Janete Costa, área externa e praia, no trecho próximo ao parque, na orla de Boa Viagem, que já está sendo chamado de Spraia) como forma de ocupação dos equipamentos culturais. Cada artista selecionado para produção artística será premiado com R$ 3 mil para desenvolver sua ideia.

Contemplados – “A Flor da Pele”, de Rubiane Maia (ES); “Conferência ou como evitar um dilúvio”, de Luisa Nobrega (SP); “Conexão”, de Bruno Faria (SP); “Cromagonia”, de Felipe Brait (SP); “Dança na estrada-Baile en la carretera”, do Coletivo Dança no Andar de Cima (CE); “Dízimo”, de Sara Labranho (MG); “Embuás no La Greca”, de Iezu Kaeru (PE); “Estrelas”, de Fran Junqueira (RJ); “Intervenção Escultórica – In Memoriam”, de Antonio Lima (PB); “Intervenção Urbana pelo Ar”, Os Aparecidos Políticos (CE); “Jogos de re-ver Recife”, de Thaíse Nardim (TO); “Monumentos Notávei”, DUPLICATA17 (GO); “Projeto ESCAM(AÇÃO)”, de Ulisses Lociks (AL); “Regra de três: pequeno estudo verborrágico”, do Coletivo Catapulta (SP); “Simuladores de Solidão e Tédio: , de Fabiano Araruna (RJ); “SPAinho – Edital de arte-relâmpago para não-artistas”, de Moa Lago (PE); “Sub(i)mersão”, de Thelmo Cristovam (PE); “Sustentabilidade IV”, de Geraldo Zamproni (PR); e “Veste Nu”, de Daniel Toledo (RJ).

Já para o Prêmio Exposição Mamam no Pátio, a comissão selecionou o projeto “TranS(obre)por”, de Marcelo Armani (RS), que irá receber o valor de R$ 5 mil (cinco mil reais) para a realização de sua exposição no Mamam do Pátio, equipamento do Pátio de São Pedro, vinculado ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam).


Serviço:
SPA das Artes Recife 2011 – de 11 a 18 de setembro
Informações:
Mamam: (81) 3355.6870 | 3355.6871
Mamam do Pátio: (81) 3355.6769 | 3355.6765
Museu Murillo La Greca: (81) 3355.3127 | 3355.3129
www.spadasartes.org

Matérias Relacionadas
- Centro de Design do Recife promove bate-papo com a socióloga Verônica Devalle
- Edilza une o rhythm in blues ao baião em show no Teatro de Santa Isabel neste sábado (03)
- Última chance para conferir Um Rito de Mães, Rosas e Sangue no Hermilo Borba Filho
- Duas peças iniciam temporada no Teatro Apolo
- Cinema Apolo exibe o drama “Não me Abandone Jamais”
- Casa do Carnaval abre inscrições para Encontro de Estudantes
- Prefeitura realiza Plenária Temática de Negros e Negras
- Sítio Trindade apresenta peça circense neste domingo (04)
- Banda Rhudia lança clipe no Pátio Sonoro desta sexta (02)
- CFAV abre inscrições para oficina de Videoarte
- Banda Sinfônica do Recife realiza concerto nesta quarta (31)
- Biblioteca realiza oficinas, minicampeonato e Torneio de Xadrez
- Plenária do Orçamento Participativo define prioridades e elege delegados da Cultura
- Terça Negra tem coroação de Rainha do Maracatu e afoxé
- Começam inscrições para o Festival de Música Carnavalesca do Recife
- Banda Sinfônica do Recife realiza concerto nesta quarta (31)
- Plenária temática do OP elege ações prioritárias de Cultura nesta segunda (29)
- Suspense “Não me abandone jamais” estreia no Cinema Apolo
- Festa do Livro marca último dia do Festival de Literatura
- Sítio Trindade apresenta espetáculo infantil neste domingo (28)


Enviar    Imprimir