Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE DISTRIBUI KITS PARA ANÁLISE DA ÁGUA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
16:22 Segunda-feira, 5 de Setembro de 2011

A ação faz parte das atividades que precedem a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Nesta terça-feira (06), às 14h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico realizará reunião com todos os professores de ciências da Rede Municipal de Ensino para distribuição de kits de análise da qualidade da água. A atividade faz parte da campanha “pH do planeta – experimento global sobre a qualidade da água do planeta” e integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), em homenagem ao Ano Internacional da Química – AIQ 2011, e Ministério da Ciência e Tecnologia.

No Recife, a ação já faz parte das atividades que precedem a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que esse ano se realiza entre os dias 17 e 21 de outubro e tem como tema “Prevenção para um Recife Melhor”. A ideia é que iniciativas como está despertem nos estudantes o interesse para questões como o desenvolvimento sustentável e a preservação do planeta Terra.

Os kits são compostos de um frasco de solução púrpura de metacresol a 0,04%, um frasco de solução azul de bromotimol a 0,04%, seis copinhos plásticos, tabela colorimétrica de pH, documento de instruções para submeter os resultados ao banco de dados nacional e para a atividade, tabela de resultados da turma, tabela de resultados do estudantes.

No experimento os estudantes irão coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local e irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas contidas nos kits. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados, http://qnint.sbq.org.br/agua, até o dia 06 de outubro.

Os resultados obtidos com o Experimento Global serão mais verdadeiros quanto maior for o número possível de escolas e municípios brasileiros a participarem dessa ação e sua realização depende do engajamento de professores, estudantes, trabalhadores da educação, do apoio das escolas e da sociedade. Os dados serão analisados em escala planetária

Visando um resultado também em nível municipal, será necessário que os professores da Rede após lançarem os resultados no Banco de Dados, entreguem uma cópia da Folha de Resultados à Gerência do 3º e 4º Ciclos, para que seja encaminhada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – SCTDE, que fará uma compilação final para indicar o “pH do Recife”.

Semana Municipal de Ciência e Tecnologia - Este ano a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia terá como tema “Prevenção para um Recife Melhor”, baseando-se no tema principal da Semana Nacional de C&T, “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Nela serão abordados assuntos como mudanças climáticas, aquecimento global e prevenção de riscos. O evento acontecerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e reunirá jovens do ensino fundamental (3º e 4º Ciclos) e médio da rede municipal e particular, do Programa de Educação para Jovens e Adultos, professores e pesquisadores.

A programação contará com ciclo de palestras, experimentos do Espaço Ciência, mesa redonda, exposições, mostra de vídeos científicos, feira de inventos, ônibus da Informática, Caravana da Ciência e o concurso de vídeo em celular sobre a temática da SMCT.

Instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal 17.253/2006, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de divulgar, popularizar, mobilizar pessoas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, o espírito científico e a inovação.

Matérias Relacionadas
- PCR entrega certificados aos concluintes de curso sobre empreendedorismo
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de lançamento de projeto de reciclagem de óleo
- Prefeitura do Recife apoia projeto de reciclagem de óleo
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da V Conferência da Mulher
- Prefeitura realiza reunião para definir indicadores que serão incluídos no Observatório do Trabalho
- Prefeitura inicia ações da Semana do Empreendedor de Casa Amarela
- Prefeitura do Recife promove a Semana do Empreendedor em Casa Amarela
- Prefeitura do Recife participa do 38º CONAP
- Prefeitura do Recife patrocina o 38º CONAP
- Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Centro Público de Caranguejo Tabaiares
- Secretário de Ciência e Tecnologia visita o Centro de Recondicionamento de Computadores
- Prefeitura do Recife promove curso destinado aos empreendedores do Município
- Banco do Povo levou informações sobre créditos aos empreendedores de Beberibe
- Banco do Povo Volante chega ao bairro de Beberibe
- Prefeitura do Recife promove concurso de vídeo em celular para estudantes da rede municipal
- Prefeitura do Recife participa do Encontro SEBRAE de Negócios
- Entidades beneficiárias do Banco de Alimentos participam de reunião na Prefeitura do Recife
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participará do Encontro SEBRAE de Negócio
- Prefeitura do Recife promove encontro entre entidades beneficiárias do Banco de Alimentos
- Banco do Povo Volante realiza visita nos mercados de São José e da Boa Vista


Enviar    Imprimir