Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ABERTURA DO SPA DAS ARTES UNE REFLEXÃO, MODA E ARTES VISUAIS
13:48 Segunda-feira, 12 de Setembro de 2011

 

Evento foi iniciado no domingo (11), no Museu Murillo La Greca

O SPA das Artes começou. O evento que movimenta a cidade a partir da difusão da arte contemporânea foi iniciado no fim da tarde deste domingo (11), com várias expressões, no Museu Murillo La Greca. Cerca de 500 pessoas circularam pelo local para conferir arte e moda, e também em busca de reflexão e diversão provocadas pelos trabalhos artísticos presentes.

A abertura do SPA das Artes está surpreendente, pois percebemos que o público está renovado. Estou muito feliz de ver tantas pessoas interessadas na ReviSPA e na programação desta noite. Este ano, percebo que o SPA está ampliado, não só em quantidade, mas em qualidade, mostrando o potencial da cidade para as artes visuais, que ainda é pouco vista. O SPA serve para divulgar mais a arte contemporânea e trazer mais público para os museus o ano todo”, afirmou Beth da Matta, diretora do Museu de Arte Aloísio Magalhães e coordenadora geral do SPA.

Logo no gramado da entrada do Murilo La Greca, o público se deparava com uma obra de impacto. Lápides de cimento dispostas no local com a frase “Não tinha onde cair morta” despertavam as atenções de quem chegava, e, com certeza, uma reflexão sobre o que aquilo representava. A obra, uma intervenção escultórica do artista paraibano Antônio Lima, se apropria de lugares públicos para criar cemitérios. O próximo local a ser ocupado pelas lápides será o Pátio da Igreja de São José.

Numa das salas do museu, a reflexão era provocada pela ReviSPA, lançada com a questão “Como será viver no Recife daqui a 10 anos, em 2021?”, uma provocação proposta pelo Grupo Pia e pela jornalistas Olívia Mindêlo, respondida na revista por artistas, ambientalistas, jornalistas, urbanistas, entre outros profissionais, de diversas áreas. A publicação tem distribuição gratuita.

Mais adiante, em outra sala do museu, o público pôde conferir a Desvenda, uma feira de arte surgida em Porto Alegre (RS), que se tornou itinerante e tem sua primeira edição no Recife. Obras de mais de 60 artistas de todo o Brasil fora escolhidas por uma curadoria independente do SPA. “Eu conheço a Desvenda desde 2008, já participei como artista e como curadora, e queria muito trazer a feira para o Recife. Com a Desvenda aqui no SPA das Artes, o evento se torna mais abrangente, mais artistas podem participar e estar dentro de um museu”, destacou Bruna Pedrosa, diretora do Museu Murillo La Greca e uma das coordenadoras do SPA.

De acordo o idealizador da feira, Rodrigo Lourenço, a Desvenda tem como proposta divulgar artistas iniciantes ou veteranos de forma mais livre, sem interferências de uma curadoria institucional e conceitos pré-determinados. A feira também propõe a comercialização dos trabalhos artísticos através do site http://desvenda.net. O estudante João Santana, de apenas 9 anos, foi um dos que aprovaram a iniciativa e teve o prazer de se surpreender com uma obra artística exposta na feira. “Eu tô achando muito legal, interessante e também estranho”, afirmou. Inquieto, João, junto com outras crianças e adultos, tentava desvendar a obra “Pontas e Tangências”, de Inara Vidal (Curitiba – PR). Com um jogo de espelhos e pequenas esculturas de um nariz, um bico de um seio feminino e um dedo dentro de recipientes de barro, a obra provoca uma ilusão de ótica e um efeito tridimensional, gerando curiosidade e a interação do espectador.

A moda também está presente no SPA das Artes. Pelo primeiro ano, o evento abriga a feirinha Moda Vintage, organizada pela Gerência de Moda da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). A feira foi instalada no galpão anexo ao Museu e exibe, além de roupas e acessórios, objetos decorativos e utilitários. Pequenos móveis, vinis e livros, garimpados por estilistas, stylists, produtores de moda, designers e artistas.

Sentimos falta da moda dentro da programação do SPA das Artes. Então, propus esta ação que segue a ideia de moda também como arte. As peças têm um valor agregado, que é histórico, pois define uma época e um estilo”, afirmou a gerente de moda da FCCR, Carol Monteiro. A feira continua durante todo o SPA das Artes. De segunda a sexta, funciona das 11h às 17h. No sábado (17), começa às 13h, dentro da programação do Saldão do SPA, evento de encerramento da semana de artes visuais.

Galeria de Fotos

Serviço:

SPA das Artes 2011 – edição especial 10 anos
De 11 e 18 de setembro
www.spadasartes.org
Entrada franca para toda a programação
Mamam: (81) 3355.6870 | 3355.6871
Mamam do Pátio: (81) 3355.6769 | 3355.6765
Museu Murillo La Greca: (81) 3355.3127 | 3355.3129

Matérias Relacionadas
- Roberto Carlos Cover cantou sucessos do Rei na Praça do Arsenal
- Bibliotecas da PCR divulgam agenda cultural da semana
- Cinema Apolo exibe a comédia “Os Pinguins do Papai”
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Assim me Contaram, Assim vou Contando...”
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Assim me Contaram, Assim vou Contando...”
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Assim me Contaram, Assim vou Contando...”
- Programação variada movimenta teatros municipais
- Orquestra Sinfônica e Guinga abrem a Mimo no Parque Dona Lindu
- Programação variada movimenta teatros municipais
- Curadoria
- SPA das Artes 2011 comemora dez anos com novo fôlego
- Inscrições para a oficina de videoarte no CFAV vão até esta quarta (07)
- Centro de Design do Recife promove bate-papo com a socióloga Verônica Devalle
- Parque Dona Lindu recebe concerto do violonista Guinga com a Orquestra Sinfônica do Recife
- Terça Negra comemora 80 anos do Maracatu Nação Almirante do Forte
- Casa do Carnaval abre inscrições para Encontro de Estudantes
- Secretaria de Cultura realiza cadastramento de agremiações
- Programa Multicultural oferece cursos centralizados nas áreas de Música e Produção Cultural
- Pegue & Leve na Biblioteca Popular de Casa Amarela
- Cinema Apolo exibe o drama “Não me abandone jamais”


Enviar    Imprimir