Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SEEL PROMOVE MAIS DOIS MÓDULOS DO QUALIESCOLA II
19:03 Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011

As formações são ministradas pelas professoras Maria Teresinha Figueiredo e Jane Barbosa, ambas de São Paulo

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), está realizando, até a próxima sexta-feira (16), mais dois módulos de formação do Programa Qualiescola II, direcionado a educadores de 3º e 4º Ciclos. Os professores-formadores da Rede Municipal de Ensino do Recife recebem formações específicas nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. As formações de Língua Portuguesa e Ciências acontecem na sede do IQE, na Avenida Lins Petit, 100 (Empresarial Pedro Stamford, salas 101 a 104 - Ilha do Leite), das 08h às 17h. Já a formação da disciplina de Geografia está sendo realizada na sala de reuniões do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, 299 – bairro da Madalena, no mesmo horário, exceto na sexta-feira (16), quando acontecerá apenas no turno da manhã.

As formações nas áreas de Ciências e Geografia são ministradas por Maria Teresinha Figueiredo, professora licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). A formadora também concluiu o curso de extensão em Coordenação Pedagógica na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e de Gestão de Meio Ambiente na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Maria Teresinha foi consultora do MEC, onde participou da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Programa Parâmetros em Ação. Já os professores formadores de Geografia contam com a presença de Jane Barbosa, doutoranda pela USP em Geografia Humana.

O Programa Qualiescola é desenvolvido pela Prefeitura do Recife em cooperação técnico-educacional com o IQE para implantação nas escolas municipais. O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula fica a cargo de cada professor da Rede Municipal envolvido no programa, não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso dos estudantes, eles passam por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. Além disso, são feitos relatórios mensais sobre a performance de cada educador.

O Qualiescola tem o intuito de promover oficinas de formação em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 1º e 2º Ciclos; e também das disciplinas de Geografia, História e Ciências para os de 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. O material pedagógico é produzido pelo IQE.

IQE - Sediado em São Paulo (SP), o IQE tem como missão contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização dos educadores e na relação escola/comunidade. No caso da Rede Municipal do Recife, a parceria tem duração de três anos e já envolve cerca de 170 professores do 1º ao 4º Ciclos da Rede Municipal em um ano e sete meses de implantação.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife amplia bônus dos profissionais da Educação para Bienal
- Seis Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Secretarias de Educação e Saúde realizam mais um mutirão oftalmológico
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Prefeitura do Recife amplia atividades de lazer e esportes para escolas
- Educação realiza mais dois módulos do “Qualiescola II”
- Prefeitura do Recife realiza oitavo Mutirão Oftalmológico do “Olhar Recife II”
- Oito escolas da Rede participam do Desfile Cívico- Militar do Recife
- Educação: tema encerra as Plenárias Temáticas do Ciclo 2011 do Orçamento Participativo do Recife
- Prefeitura dá sequência à entrega de modens a educadores da Rede
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Secretaria de Educação discute fortalecimento da aprendizagem
- Plenária da 8ª Comude decide continuar o debate
- Escolas municipais do Recife participam de Semana da Pessoa com Deficiência
- Ivone Caetano dá posse ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar
- Prefeitura encerra a 8ª Conferência Municipal de Educação
- Seel encerra programação da Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Programa Bolsa Escola leva 250 alunos da Rede Municipal de Ensino ao Teatro de Santa Isabel
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares na escola


Enviar    Imprimir