Cultura     Artista Thaíse Nardim aguça os sentidos com ação Jogos de re-ver Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

ARTISTA THAÍSE NARDIM AGUÇA OS SENTIDOS COM AÇÃO JOGOS DE RE-VER RECIFE
00:00 Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011

Inaldo Menezes
Proposta teve como objetivo incentivar novos olhares

Um grupo de recifenses participou de um passeio especial pelo Bairro do Recife, na tarde desta sexta-feira (16). A proposta foi da artista Thaíse Nardim, que veio do Tocantins para o Recife como bolsista do SPA das Artes 2011. Pela primeira vez na cidade, Thaíse desenvolveu a ação “Jogos de re-ver Recife” com o objetivo de incentivar novos olhares sobre a capital pernambucana. É uma performance colaborativa, uma possibilidade de ver a própria cidade de uma forma diferente. Entre o grupo, 12 estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar participaram da ação e aprovaram a proposta de perceber o Recife com outros olhos.

O ponto de observação foi o Bairro do Recife. O passeio foi conduzido pela Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal e Marco Zero. Envelopes foram entregues aos participantes propondo ações como tirar os sapatos e andar descalços pelas ruas, concentrar a atenção nos cheiros, perceber os sons. No final do passeio, todos voltaram para a Sala Nordeste, na Rua do Bom Jesus, e receberam diversos materiais para expressar aquilo que aguçou os sentidos.

Gabriel Carlos Nascimento da Silva, oito anos, gostou da tarde no SPA das Artes. “Achei interessante andar e sentir o cheiro do Marco Zero”, afirmou. “Agora, estou desenhando o trânsito e uma pessoa esperando o sinal fechar para atravessar a rua”, contou. Já Diogo Daniel, nove anos, se inspirou a criar uma poesia acompanhada de colagens com papeis coloridos. “Azul é a cor do céu. Amarelo é a cor do sol. Branco é a cor da paz. Enfim, tudo tem sua cor”, escreveu na cartolina.

A professora Ana Paula Francisco de Barros acompanhou tudo com satisfação, ressaltando a importância da experiência para as crianças. “Gostei muito do trabalho, porque, mesmo eles sendo moradores da comunidade do Pilar e sempre passarem aqui pelo Bairro do Recife, é muito importante que eles olhem a cidade de outra forma. Este trabalho foi como uma continuidade de um que realizei com este mesmo grupo de crianças, chamado Olhares infantis sobre a cidade do Recife”, revelou.

- Sítio Trindade apresenta peça infantil e exposição neste domingo (18)
- Festival No Ar Coquetel Molotov dá a partida com prévias no Pátio Sonoro
- Teatros municipais têm boas opções para o fim de semana
- Inaugurações marcam o quinto dia do SPA das Artes