Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE LANÇA BOLETIM INFORMATIVO MENSAL COM OS DADOS DE GERAÇÃO DE EMPREGO NO MUNICÍPIO
12:57 Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011

Entre as capitais nordestinas, Recife teve o segundo melhor desempenho na geração de empregos com um saldo de 3.671 novas vagas formais geradas no mês de agosto”. Essa excelente notícia foi divulgada no primeiro Boletim Informativo do Mercado de Trabalho Formal do Recife produzido pelo Observatório do Trabalho, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Implantado no último dia 25 de agosto, através de uma parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Observatório do Trabalho tem o objetivo de monitorar a geração de empregos no Recife. Dessa forma, permite que o governo acompanhe quais são os setores produtivos com mais oportunidades na cidade e direcione sua política de geração de trabalho, emprego e renda dando condições para que o trabalhador recifense esteja mais apto para as novas colocações.

As informações obtidas através do Observatório do Trabalho também serão disponibilizadas para todas as secretarias do governo municipal, para os veículos de comunicação, para universidades, faculdades, escolas técnicas, entidades da sociedade civil organizada e organizações do setor produtivo.

A socialização dessas informações trará mais benefícios para o trabalhador, permitindo, por exemplo, que as instituições de ensino e pesquisa possam direcionar cursos e estudos para setores com mais oportunidades, além de proporcionar para os setores produtivos os subsídios necessários para estimular a atração de novos investimentos.

Os resultados servirão de referência, não apenas para a Prefeitura, mas para outras instituições, como as universidades. Também para atração de novos investimentos para o município e, especialmente, para o reforço das políticas públicas que já vem sendo desenvolvidas pela gestão”, observou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

Além do Boletim informativo, o Observatório do Trabalho também produzirá mensalmente um relatório mais aprofundado sobre o mercado de trabalho formal no Recife abordando dados dos subsetores de atividades econômicas, ocupações e de emprego e desemprego.

O boletim do mês de agosto trouxe boas notícias:

Entre as capitais nordestinas Recife ficou em segundo lugar na geração de empregos formais.

No mês de agosto, Recife com 3.671 vagas ficou, entre as capitais nordestinas, atrás apenas de Salvador que contabilizou 4.118 novos postos de trabalho. Por ordem de geração de empregos o município é seguido por São Luís, Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Natal, Teresina e Maceió.

O saldo positivo no número de postos de trabalho em agosto é resultado, sobretudo, do desempenho favorável dos serviços.

Nos oito primeiros meses de 2011, o Município havia gerado um total de 17.708 novas vagas. Nesse período, o setor dos serviços sozinho gerou 14.338 postos de trabalho, ou seja, 81% das novas vagas formais no Recife, reafirmando a importância desse setor na economia municipal.

Em agosto, Recife contabilizou 3.671 novos postos, resultado, sobretudo, do desempenho favorável dos serviços. Em relação ao volume de trabalhadores do mês anterior, esse saldo representou um crescimento de 0,73%.

Esse resultado positivo é o segundo melhor para o mês desde o início dos anos 2000, e é 37,1% menor do que o mesmo período do ano anterior.

O setor de atividade que mais contribuiu para esse número em agosto também foi o dos serviços, responsável por 1.762 vagas (48% do total). Em seguida, apareceu a Construção Civil, com 1.452 vagas (39,6%), o Comércio, com 426 (11,6%) e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 93 (2,5%).

Matérias Relacionadas
- Comerciantes ganham linhas de crédito
- Prefeitura reúne comerciantes da orla de Boa Viagem
- Banco do Povo Volante chega à Nova Descoberta
- Prefeitura do Recife realiza inscrições para cursos de qualificação profissional
- Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- O Teste
- Prefeitura do Recife entrega a escolas municipais kits para análise do pH da água
- Prefeitura do Recife distribui kits para análise da água nas escolas municipais
- PCR entrega certificados aos concluintes de curso sobre empreendedorismo
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de lançamento de projeto de reciclagem de óleo
- Prefeitura do Recife apoia projeto de reciclagem de óleo
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da V Conferência da Mulher
- Prefeitura realiza reunião para definir indicadores que serão incluídos no Observatório do Trabalho
- Prefeitura inicia ações da Semana do Empreendedor de Casa Amarela
- Prefeitura do Recife promove a Semana do Empreendedor em Casa Amarela
- Prefeitura do Recife participa do 38º CONAP
- Prefeitura do Recife patrocina o 38º CONAP
- Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Centro Público de Caranguejo Tabaiares
- Secretário de Ciência e Tecnologia visita o Centro de Recondicionamento de Computadores
- Prefeitura do Recife promove curso destinado aos empreendedores do Município


Enviar    Imprimir