Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria de Meio Ambiente

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA MAIS UMA ETAPA DE FISCALIZAÇÃO EM POSTOS DE GASOLINA
16:35 Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011

Ação Meu Posto é Legal continua por tempo indeterminado

Por Anne Benevides

A Prefeitura do Recife prossegue com a operação Meu Posto é Legal. Na manhã desta sexta-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) realizou a interdição de postos de gasolina que apresentavam irregularidades. A ação contou com auxilio da Brigada Ambiental, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal e Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA).

A interdição aconteceu em quatro postos, o primeiro visitado foi o PG Auto Posto LTDA (Posto Total), na Avenida João de Barros; o segundo foi o Posto Macro LTDA (Posto Texaco), na Rua do Sol; depois a equipe seguiu para o Posto E.U. Tenório Neto Combustíveis LTDA (Posto Esso), na Avenida Mascarenhas de Morais e, por fim, o Posto Nashe LTDA (Posto Texaco), localizado na Avenida Visconde de Jequitinhonha. O Posto Macro LTDA teve suas atividades encerradas, pois não estava respeitando as normas ambientais, estruturais e de mobilidade, sendo instalado em calçada pública, atrapalhando a passagem dos pedestres.

Entre as principais irregularidades durante as visitas, foram encontradas: falta de licença ambiental, de canaletas, descumprimento de exigências estruturais, como caixa separadora de água e óleo, sendo jogada diretamente na rede fluvial, e de ilhas de bombas sem impermeabilização.

Nossa intenção é fazer com que os proprietários dos postos de gasolina procurem a Secretaria de Meio Ambiente para regularizar a documentação. Temos como objetivo amenizar os efeitos negativos ao ambiente”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.

Do ponto de vista ambiental, cerca de 600 postos existentes na capital pernambucana estão irregulares. Dos seis postos de combustíveis interditados durante os meses de agosto e setembro, dois postos retornaram suas atividades. A multa varia entre R$ 5 mil e R$ 50 mil reais.

A ação Meu Posto é Legal foi aprovada pelos recifenses. “É uma pena que a interdição dos postos só tenha começado agora. É fundamental que a fiscalização continue para nossa segurança”, declara Raquel Andrade, cliente do posto Esso há mais de 10 anos. A intervenção, que acontece por tempo indeterminado, já notificou mais de 109 postos de gasolina.

Para que o posto funcione sem problemas, alguns requisitos precisam ser cumpridos, como: a impermeabilização da ilha de bomba, as calhas instaladas, assim como a caixa separadora de água e óleo, e que os tanques de combustíveis apresentem teste de estanqueidade, além da regularização da licença ambiental. A fiscalização continuará por tempo indeterminado.

Serviço - Os proprietários dos postos de combustíveis devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rua Fernando César, 65, Encruzilhada. Telefone: 3355-6751.

Matérias Relacionadas
- Inscrições para o Concurso para o novo Parque da Tamarineira seguem até sexta-feira
- Prefeitura prestigia Conferência Internacional sobre Gestão de Bacias Hidrográficas
- Postos de gasolina são interditados pela Prefeitura do Recife
- Secretaria de Meio Ambiente do Recife promove conscientização para a destinação correta de resíduos sólidos
- Semam promove ação educativa de combate à poluição sonora no Centro do Recife
- Prefeitura do Recife patrocina exposição sobre a fauna brasileira
- Licenciamento Ambiental
- Secretário de Meio Ambiente do Recife visita Jardim Botânico
- Prefeitura realiza ação de combate à poluição sonora
- Secretário de Meio Ambiente promove reunião com operadoras de telefonia móvel
- Prefeitura realiza Plenária Temática de Meio Ambiente
- Secretário de Meio Ambiente visita Mata Uchoa
- Prefeitura do Recife interdita três postos de gasolina
- Prefeitura do Recife realiza podas em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife lança projeto piloto da Secretaria de Meio Ambiente
- Brigada Ambiental completa 12 anos reforçando trabalho de defesa do Meio Ambiente
- Recife encerra Semana do Meio Ambiente
- Semana do Meio Ambiente encerra com atividades por toda a Cidade
- Parque 13 de Maio recebe a Mostra Ambiental do Recife
- João da Costa assina Agenda Ambiental na Administração


Enviar    Imprimir