Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

10ª PARADA DA DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO HOMENAGEIA O PREFEITO JOÃO DA COSTA
15:51 Domingo, 18 de Setembro de 2011

O tema escolhido para edição deste ano foi “Por um Pernambuco sem homofobia, a mudança começa em você!

Por Anne Benevides

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na manhã deste domingo (18), a 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco. O evento, que aconteceu na Avenida Boa Viagem, é uma realização do Fórum LGBT de Pernambuco, patrocinado pela Prefeitura do Recife, Empetur e Governo do Estado.

Com objetivo de dar visibilidade ao movimento LGBT e buscar o apoio da sociedade para pedir a aprovação do Projeto de Lei 122/2006, que torna crime atos de discriminação contra homossexuais, o tema escolhido para edição deste ano foi “Por um Pernambuco sem homofobia, a mudança começa em você!”.

“Um evento como este, acontecendo em um local mais nobre da cidade, mostra uma gestão que sempre lutou por um espaço democrático. O crime de discriminação é o mais perverso que a humanidade já produziu, pois mexe com a alma do individuo”, acentuou Amparo Araújo, secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Por desenvolver políticas públicas e ações voltadas para a livre oriental sexual, o prefeito do Recife, João da Costa, foi o grande homenageado na Parada da Diversidade. O gestor municipal recebeu o troféu, no Parque Dona Lindu, das mãos da representante do Forúm LGBT, Íris de Fátima. O prefeito ratificou o apoio da Prefeitura do Recife ao movimento LGBT. “Disponibilizamos o palco do Dona Lindu para a realização de uma festa popular sem homofobia contra o preconceito. Queremos garantir o direito  a livre orientação sexual”, declarou.

A concentração da Parada da Diversidade aconteceu no Parque Dona Lindu, com a Corrida pela Diversidade – O esporte supera limites e preconceitos, e o percurso seguiu até a Padaria Boa Viagem, totalizando seis km. Cerca de 400 mil pessoas participaram do desfile.

Músicas eletrônicas, dez trios elétricos, Drag Queens, bandeiras com as cores do arco-íris e manifestantes do segmento LGBT tomaram conta da capital pernambucana. O palco do Dona Lindu, contou com as apresentações de Drag Queens e shows da banda Swing do Pará, das cantoras Wanessa Camargo, Michele Monteiro, Lia Morais, Andréa Luiza e DJ Chell.  A orquestra de frevo do Clube Seu Malaquias, passistas campeões de Pernambuco, bonecos gigantes, pernas de pau, escola de samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte e Maracatu de Baque Virado Leão da Campina, deram continuidade à festa.

O coordenador do Fórum LGBT, Nicolas Júnior, disse que o resultado dos movimentos de luta contra discriminação sexual tem sido satisfatório. “Vejo que a participação da população no segmento LGBT vem crescendo em Pernambuco, com isso a homofobia no nosso estado tem diminuído. Queremos que a sociedade respeite a diversidade”, conclui.

 
Marcaram presença no desfile, a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo;  Os padrinhos da Parada da Diversidade de Pernambuco, Niedja Queiroz, secretária municipal de Assistência Social e Isaltino Nascimento, secretário estadual de Transportes; a embaixadora Maria do Céu Kelner e Humberto Costa, senador da República e o deputado estadual Daniel Coelho.

Serviço - Alguns órgãos também trabalharam para garantir a tranqüilidade e a ordem durante a Parada da Diversidade. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) monitorou o local desde às 6h, com a presença de 200 agentes. A limpeza da faixa de areia e da avenida será garantida por 120 funcionários da Empresa Metropolitana de Limpeza Urbana (Emlurb). E 177 profissionais da Dircon atuaram no controle do comércio informal, na vistoria do palco e dependências e, também, na fiscalização da publicidade. A orientação esteve sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, que distribuiu material educativo, camisas, bonés, viseiras, porta-celulares, bandeiras, porta-camisinhas, preservativos femininos e masculinos e sachês de gel lubrificante.   A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, através da Gerencia de Livre Orientação Sexual – GLOS, coordenou a atividade junto com as outras secretarias e órgãos municipais, alem de trabalhar durante toda a organização da Parada. Num estande localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, a Secretaria Especial da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, marcou presença na 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco realizando uma pesquisa para obter o perfil das mulheres lésbicas da cidade do Recife.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Caravana da Mulher visita bairros do Recife
- João da Costa lança plano de combate ao crack
- Recife inicia contagem regressiva para a Copa 2014
- João da Costa abre 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- João da Costa participa de contagem regressiva para Copa 2014
- Ministra Luíza Bairros expõe planos de sua pasta para a população negra
- Prefeitura do Recife patrocina a 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco
- Secretarias
- Recife inicia contagem regressiva dos mil dias para a Copa
- Combate ao crack no Recife ganha plano intersetorial
- Ministra da Igualdade Racial no Centro Paulo Freire
- João da Costa se reúne com parlamentares da Comissão de Combate ao Crack
- Prefeitura do Recife lança Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas
- Motoristas da PCR doam a 34ª cadeira de rodas
- Guarda Municipal faz seminário sobre segurança nas escolas
- Recife entra na contagem regressiva para a Copa 2014
- Avenidas Norte e Agamenon Magalhães recebem novas obras de manutenção
- Modelo inovador de tapa-buracos do Recife é exemplo para outros estados
- Estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Juventude
- Prefeitura do Recife realiza recapeamento em mais quatro ruas


Enviar    Imprimir