Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PALESTRAS MOVIMENTAM O ENCONTRO INTERNACIONAL PAULO FREIRE HOJE
13:50 Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011

O objetivo é celebrar os noventa anos do educador, proporcionando aos docentes da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de reflexão e debate sobre a sua pedagogia

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), está promovendo, de hoje até quarta feira (19 a 21 de setembro), o Encontro Internacional 90 Anos de Nascimento de Paulo Freire: sua pedagogia como um paradigma para o século XXI. Cinco mil e quinhentos professores e profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino refletirão e debaterão sobre a pedagogia do pedagogo.

Na programação de palestras de hoje, o Doutor em Ciências da Educação Prof. Dr. Fernando Rosas Montaño – (Bolívia) apresentará os temas “La pedagogia de la pergunta: reflexiones para la practica” e “Freire: El hombre cuyas ideas y acciones se convirtieron en mitos”, na Arcádia do Paço Alfândega, às 14h, desta segunda-feira (19). No Teatro da Boa Vista, ainda na tarde de hoje, o Prof. Dr. Celso Vasconcellos, diretor e consultor pedagógico do Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica - Libertad / São Paulo, vai ministrar a palestra “Currículo: A atividade humana como princípio educativo”, a partir das 14h. Dr. Celso é pesquisador e escritor na área de Educação, além de prestar consultoria a escolas, instituições educacionais no sentido da formação de seus agentes: professores, coordenadores, orientadores, supervisores e diretores.

No Teatro Luiz Mendonça (Parque D. Lindu), a partir das 14h de hoje, o Prof Dr. Junot Cornélio Matos, adjunto do Centro de Educação da UFPE, Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação e pesquisador e escritor na área de educação, apresentará o tema Interajo, logo existo e “Dialogicidade da educação: possibilidade de intervenção consciente na realidade”. “Paulo Freire e as crianças: brincar, aprender, ensinar”, será o tema abordado pela Profª. Drª. Isabel Pedrosa, do Centro de Educação e de Psicologia da UFPE. A pesquisadora na Área de Educação Infantil exporá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, a partir da 14h.

À noite, o Dr. Licinio Carlos Viana da Silva Lima, professor Catedrático (Full Professor) do Departamento de Ciências Sociais da Educação/Instituto de Educação/Universidade do Minho – Portugal falará sobre “Educação de Adultos e Educação Permanente no Pensamento de Paulo Freire” e “A Pedagogia da Autonomia e a Crítica à Educação Indecisa, Segundo Freire”. O encontro acontece a partir das 18h desta segunda-feira (19), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (CFEPPF), no Bairro da Madalena.

O Encontro Internacional 90 Anos de Nascimento de Paulo Freire: sua pedagogia como um paradigma para o século XXI faz parte da programação do calendário da Rede de Ensino Municipal. Desta forma, não haverá aula nas unidades escolares nos dias do evento. No entanto, os 200 dias letivos de aula para os estudantes da rede estão garantidos.

Ano Letivo 2011 - A SEEL instituiu o tema do ano letivo 2011, Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do Mundo, na perspectiva de desenvolver ações que possibilitem o diálogo com os educadores acerca da Pedagogia Freiriana, entendendo que a mesma poderá se constituir como um paradigma de pedagogia para a Rede Municipal do Recife, e poderá possibilitar melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de educandos e educadores. É nessa perspectiva que a Prefeitura do Recife planeja e executa a política de educação do município.

Saiba mais sobre Paulo Freire - Há exatamente 90 anos nascia em Recife (PE) o homem que iria se tornar um dos pensadores mais importantes da história da pedagogia em todo o mundo: Paulo Freire (1921-1997). Ele disse que gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida. Foi reconhecido internacionalmente pela autoria de uma pedagogia crítica, dialógica e transformadora que assume compromisso com a libertação dos oprimidos.

Embora seja mais conhecido pela criação de um método de alfabetização de adultos, Paulo Freire construiu uma teoria do conhecimento que continua inspirando pesquisadores dedicados aos estudos de filosofia, comunicação, arte, física, matemática, biologia, geografia, história, literatura, economia, medicina, entre outros campos de atuação.

De acordo com Paulo Freire, a escola é compreendida como parte do processo global de democratização da sociedade; e poderá contribuir para a formação de um modelo de sociedade mais humano e mais justo, por meio de uma política educacional baseada em valores como ética, solidariedade, liberdade, afetividade, participação, equidade, respeito à diversidade, inclusão, democracia e justiça social, que poderão dar sustentação à participação de todos nas riquezas e bens culturais da cidade e do País.

Considerado subversivo, Paulo Freire foi preso em 1964 e passou 75 dias em uma cadeia do quartel de Olinda (PE). Ao saber que ele era professor, um dos oficiais responsáveis pelo quartel, solicitou que alfabetizasse alguns recrutas. Ele explicou que havia sido preso justamente porque queria alfabetizar. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, Paulo retornou ao Brasil para reaprender seu país, como afirmou na época. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, tornou-se secretário de Educação no Município de São Paulo.

Paulo Freire é autor de muitas obras: Pedagogia do oprimido (1968), Extensão ou comunicação? (1971), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992), À sombra desta mangueira (1995), entre outras. Dentre as homenagens recebidas, Paulo foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em 39 universidades no Brasil e no mundo. Dezenas de instituições o elegeram como Presidente de Honra e uma escultura de pedra com a sua imagem foi esculpida em 1972, em Estocolmo, onde ele é representado na companhia de Mao Tsé Tung, Pablo Neruda, Ângela Davis, Sara Lidman e outras pessoas que lutaram contra a opressão. Ao receber prêmios, medalhas e títulos, ele costumava dizer que essas homenagens o desafiavam a continuar trabalhando.

Em 1996, lançou seu último livro, intitulado Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. No ano seguinte, em 2 de maio de 1997, Paulo Freire morreu de um infarto agudo do miocárdio. A anistia aconteceu 12 anos depois, em 2009, e comoveu as 3 mil pessoas que estavam presentes na cerimônia, realizada em Brasília. (fonte: Instituto Paulo Freirehttp://www.paulofreire.org/Noticias/NoticiapauloFreire90Anos).

Matérias Relacionadas
- PCR promove encontro internacional alusivo aos 90 anos do educador Paulo Freire
- Seel realiza formação no Projeto Uerê-Mello
- Prefeitura promove Encontro Internacional 90 anos de nascimento de Paulo Freire
- Inscrições de professores selecionados para cursos de especialização iniciam dia 19
- Encerrado nesta sexta (16) mais um módulo do Qualiescola II
- Equipe da Secretaria de Educação assiste a seminário organizado pela Guarda Municipal
- Recife discute EJA para além da Alfabetização
- PCR oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Seel instrui educadores sobre melhores formas de uso de bônus na Bienal do Livro
- Seel promove mais dois módulos do Qualiescola II
- Prefeitura do Recife amplia bônus dos profissionais da Educação para Bienal
- Seis Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Secretarias de Educação e Saúde realizam mais um mutirão oftalmológico
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Prefeitura do Recife amplia atividades de lazer e esportes para escolas
- Educação realiza mais dois módulos do “Qualiescola II”
- Prefeitura do Recife realiza oitavo Mutirão Oftalmológico do “Olhar Recife II”
- Oito escolas da Rede participam do Desfile Cívico- Militar do Recife
- Educação: tema encerra as Plenárias Temáticas do Ciclo 2011 do Orçamento Participativo do Recife


Enviar    Imprimir