Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SEGUNDO DIA DO ENCONTRO PAULO FREIRE DEBATE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
19:23 Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011

Educação com foco no exercício da cidadania desde a infância e a contribuição do professor na educação em direitos humanos, abre o dia de palestras no Parque Dona Lindu e Teatro Boa Vista

“Contribuição de Paulo Freire na educação em Direitos Humanos” é o tema que abre a programação do Encontro Internacional 90 Anos de Nascimento de Paulo Freire: sua pedagogia como um paradigma para o século XXI, nesta terça-feira (20), no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu). A doutora em Educação, pesquisadora e escritora Francisca Rodrigues Pini, diretora do Instituto Paulo Freire - Brasil - São Paulo, falará sobre o assunto e também sobre os princípios freirianos e desafios da educação cidadã.

O Encontro Internacional comemora o aniversário do educador recifense - que completaria 90 anos nesta segunda (19 de setembro) -, numa realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). Até a próxima quarta-feira (21), 5.500 professores e profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino refletirão e debaterão sobre a pedagogia de Paulo Freire.

A programação de palestras acontece simultaneamente em quatro lugares: Teatro Boa Vista, localizado no Colégio Salesiano; Centro de Formação Educador Paulo Freire, na Madalena; Arcádia do Paço Alfâdega; e Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu; durante os turnos da manhã, tarde e noite. Para falar sobre Educação para o exercício da cidadania desde a infância - uma perspectiva freiriana, a Seel convidou o Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha, que ministrará palestra para 600 Professores de Educação Infantil e Agentes de Desenvolvimento Infantil da Rede, no Teatro da Boa Vista, das 9h30 às 12h. À tarde, das 14h às 18h, o professor levará o tema para um público de 500 educadores no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (CFEPPF). Padilha é palestrante e diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Paulo Freire - Brasil - São Paulo. É também pesquisador e autor de obras na área de Educação.

O Arcádia do Paço Alfândega receberá, durante todo o dia – das 9h30 às 12h, e das 14h às 18h – o Prof. Dr. Celso Vasconcellos, diretor e consultor pedagógico do Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica - Libertad/ São Paulo. O professor abordará o tema “Currículo: A atividade humana como princípio educativo”. Celso Vasconcelos é também pesquisador e escritor na área de Educação, e presta consultoria a escolas, instituições educacionais no sentido da formação de seus agentes: professores, coordenadores, orientadores, supervisores, diretores.

No período da tarde, sempre das 14h às 18h, haverá encontros nos teatros Luiz Mendonça e da Boa Vista. O primeiro abrirá suas portas para 500 dirigentes, vice-dirigentes e coordenadores pedagógicos da Rede que prestigiarão a palestra “Paulo Freire, ontem e hoje”, ministrada pela Drª Luiza Cortesão, professora emérita da Universidade do Porto e presidente da Direção do Instituto Paulo Freire de Portugal. A professora é também coordenadora do Centro de Recursos Paulo Freire da UP – Portugal e pesquisadora e escritora na área de Educação.

Já o Teatro da Boa Vista recebe o Dr. Licinio Carlos Viana da Silva Lima, professor Catedrático do Departamento de Ciências Sociais da Educação e Instituto de Educação/Universidade do Minho (Portugal). Ele falará sobre “Educação de Adultos e Educação Permanente no Pensamento de Paulo Freire”, palestra direcionada a 714 professores dos 3º e 4º Ciclos.

Os encontros noturnos acontecem no CFEPPF, no bairro da Madalena. Nesta terça (20), a partir das 19h30, o Doutor em Ciências da Educação Prof. Dr. Fernando Rosas Montaño – (Bolívia) apresentará o tema “La pedagogia de la pregunta: reflexiones para la practica”, direcionado a 400 professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ano Letivo 2011 - A Seel instituiu o tema do ano letivo 2011, Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do Mundo, na perspectiva de desenvolver ações que possibilitem o diálogo com os educadores acerca da Pedagogia Freiriana, entendendo que a mesma poderá se constituir como um paradigma de pedagogia para a Rede Municipal do Recife, e poderá possibilitar melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de educandos e educadores. É nessa perspectiva que a Prefeitura do Recife planeja e executa a política de educação do município.

Saiba mais sobre Paulo Freire aqui.

Matérias Relacionadas
- Paulo Freire
- Peça de Ariano Suassuna é encenada para mães beneficiárias do Bolsa Escola
- Importância da cidadania na infância é debatida no Teatro Boa Vista
- Palestras movimentam o Encontro Internacional Paulo Freire hoje
- PCR promove encontro internacional alusivo aos 90 anos do educador Paulo Freire
- Seel realiza formação no Projeto Uerê-Mello
- Prefeitura promove Encontro Internacional 90 anos de nascimento de Paulo Freire
- Matrículas de professores selecionados para cursos de especialização iniciam dia 19
- Encerrado nesta sexta (16) mais um módulo do Qualiescola II
- Equipe da Secretaria de Educação assiste a seminário organizado pela Guarda Municipal
- Recife discute EJA para além da Alfabetização
- PCR oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Seel instrui educadores sobre melhores formas de uso de bônus na Bienal do Livro
- Seel promove mais dois módulos do Qualiescola II
- Prefeitura do Recife amplia bônus dos profissionais da Educação para Bienal
- Seis Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Secretarias de Educação e Saúde realizam mais um mutirão oftalmológico
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Prefeitura do Recife amplia atividades de lazer e esportes para escolas


Enviar    Imprimir