Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA EMPOSSA NOVOS DELEGADOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
09:33 Terça-feira, 20 de Setembro de 2011

O programa contará com 2.384 novos representantes da população

A democracia popular teve espaço durante a posse dos novos delegados do Orçamento Participativo do Recife (OP), na noite desta segunda-feira (19), no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no bairro da Cidade Universitária. O programa contará com 2.384 representantes da população, que foram escolhidos nas plenárias temáticas e regionais do OP. O prefeito João da Costa ressaltou a importância do programa implementado e coordenado pela Prefeitura do Recife há 11 anos. “Nada terá valor se o Recife não reduzir desigualdades sociais. Precisamos continuar priorizando as comunidades mais pobres. A gente precisa de escola, creche, postos de saúde. Como prefeito do Recife, assumo esse compromisso”, disse João da Costa, sem esquecer de remeter às obras de infraestrutura da gestão, como a Via Mangue.

João da Costa, responsável pela implantação do programa ainda como secretário nas gestões anteriores (2000/04 e 2005/08), prefere compartilhar o sucesso do OP com toda população recifense. “Não é João da Costa que é dono do Orçamento Participativo. João da Costa representa um projeto político do povo, dos partidos, que está mudando a cidade do Recife”, avisou o prefeito.

Durante o ciclo deste ano, que teve início em junho e terminou no começo deste mês, foram realizadas 95 plenárias, entre regionais e temáticas. Foram 14 plenárias temáticas, que aconteceram no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Mulheres, Pessoa com Deficiência, Saúde, Turismo, Assistência Social, LGBT, Juventude, Cultura, Pessoa Idosa, Negras e Negros e Educação.

O prefeito relembrou da conquista do Prêmio Reinhard Mohn 2011, que representou um reconhecimento internacional às políticas de democratização social desempenhadas pela gestão municipal. “Quero reafirmar meu compromisso com os delegados e delegadas do Orçamento Participativo, para continuarmos realizando mudanças”, afirmou João da Costa.

Para o coordenador do OP, Augusto Miranda, a palavra de honra é “compromisso”. “A posse representa parte da consolidação de um processo de participação popular dentro do Ciclo 2011. Ela demonstra a mobilização do povo para a construção de uma cidade melhor, mais justa e participativa. Estamos compromissados com o povo do Recife”, afirmou.

OP - O Orçamento Participativo do Recife é um importante espaço de debate e definição dos destinos da Cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura.

Prêmio - Em junho, o prefeito João da Costa recebeu o prêmio Reinhard Mohn 2011, concedido pela Fundação Bertelsmann ao Orçamento Participativo (OP) do Recife, em cerimônia realizada na cidade de Gutersloh, na Alemanha. O Recife concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas e ficou à frente de cidades da Argentina, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Mais de 14 mil alemães participaram da votação para eleger o vencedor do prêmio, sendo 21,69 % dos votos dedicados ao Recife. No Brasil, apenas a capital pernambucana e Belo Horizonte concorreram na categoria.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Escola de Gestão comemora o Dia da Secretária com servidoras
- Experiência do Recife é apresentada em Fórum Nacional de Defesa Civil
- Concurso da Guarda encerra inscrições na noite desta terça (20)
- Prefeito prestigia 10ª Parada da Diversidade
- João da Costa inaugura novo CRAS no Córrego da Fortuna e entrega obras nos bairros de Dois Irmãos e Sítio dos Pintos
- Caravana da Mulher visita bairros do Recife
- João da Costa lança plano de combate ao crack
- Recife inicia contagem regressiva para a Copa 2014
- João da Costa abre 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco homenageia o prefeito João da Costa
- João da Costa participa de contagem regressiva para Copa 2014
- Ministra Luíza Bairros expõe planos de sua pasta para a população negra
- Prefeitura do Recife patrocina a 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco
- Secretarias
- Recife inicia contagem regressiva dos mil dias para a Copa
- Combate ao crack no Recife ganha plano intersetorial
- Ministra da Igualdade Racial no Centro Paulo Freire
- João da Costa se reúne com parlamentares da Comissão de Combate ao Crack
- Prefeitura do Recife lança Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas
- Motoristas da PCR doam a 34ª cadeira de rodas


Enviar    Imprimir