Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA DO RECIFE OFERECE 3,5 MIL VAGAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES
00:00 Terça-feira, 20 de Setembro de 2011

São capacitações nas áreas de alimentação, artes, construção civil, idiomas, indústria, turismo, saúde, educação, entre outros

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), está oferecendo 3.500 vagas em 48 cursos profissionalizantes. As inscrições podem ser realizadas nos próximos dias 22 e 23 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 21h, em 14 escolas profissionalizantes do Município. Para se inscrever, o candidato deve comparecer na unidade educacional em que deseja estudar, munido dos seguintes documentos: comprovante de residência, declaração de escolaridade e identidade.

Serão oferecidos cursos nas áreas de alimentação, artes, artesanato, construção civil, escritório, idiomas, indústria, turismo, vestuário, higiene, saúde e educação, com carga horária de 250h/aula. Estes cursos são direcionados, preferencialmente, a beneficiários dos programas sociais da Prefeitura, como o Bolsa Escola, Bolsa Família, Projovem e Escola Aberta, bem como a estudantes dos 3º e 4º ciclos, jovens e adultos (EJA), da Educação Básica, além dos moradores das comunidades próximas às unidades de ensino. No caso de o número de candidatos exceder a quantidade de vagas oferecidas, será feito um sorteio, no dia 27 de setembro, com vistas ao preenchimento do total das vagas.

A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados será feita no dia 28 de setembro, através de listas afixadas nas próprias escolas. As matrículas deverão ser efetuadas no dia seguinte à divulgação (29/09) e as aulas têm início no dia 11 de outubro. Mais informações na Gerência de Educação Profissionalizante, nos telefones 3355.5971/ 3355.5969.

Mais de 75 mil vagas - Desde janeiro de 2009 até agora, 75.500 vagas em cursos profissionalizantes foram oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Rede Municipal de Ensino. Em julho deste ano, a novidade foi o direcionamento de 80 vagas nos cursos de inglês e espanhol – que têm duração de um ano - para taxistas e profissionais que fazem atendimento aos turistas no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Cooperativa de Serviço de Táxi Comum do Aeroporto do Recife (COOPSTAR), visa a qualificar o atendimento aos turistas que a Cidade receberá no período da Copa do Mundo 2014, além de atender à demanda dos próprios profissionais, que diariamente recebem turistas estrangeiros. As aulas estão sendo ministradas no Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista.

Outra novidade foi a oferta de 70 vagas nos cursos de pastelaria, técnicas de vendas e atendimento administrativo, todos com carga horária de 250h, para os moradores dos conjuntos habitacionais Zeferino Agra, localizado em Água Fria, e Várzea II, na Várzea. Esta ação, promovida junto à Secretaria de Habitação, reforça o caráter inclusivo da proposta pedagógica das Escolas Profissionalizantes, que têm o objetivo de qualificar para garantir acesso ao mercado de trabalho e geração de renda.

Confira, em anexo, a relação das escolas, endereços e cursos oferecidos.

Matérias Relacionadas
- Professores participam de encontro internacional
- Secretaria de Educação realiza mais uma capacitação para merendeiras
- Segundo dia do Encontro Paulo Freire debate direitos humanos e cidadania
- Paulo Freire
- Peça de Ariano Suassuna é encenada para mães beneficiárias do Bolsa Escola
- Importância da cidadania na infância é debatida no Teatro Boa Vista
- Palestras movimentam o Encontro Internacional Paulo Freire hoje
- PCR promove encontro internacional alusivo aos 90 anos do educador Paulo Freire
- Seel realiza formação no Projeto Uerê-Mello
- Prefeitura promove Encontro Internacional 90 anos de nascimento de Paulo Freire
- Matrículas de professores selecionados para cursos de especialização iniciam dia 19
- Encerrado nesta sexta (16) mais um módulo do Qualiescola II
- Equipe da Secretaria de Educação assiste a seminário organizado pela Guarda Municipal
- Recife discute EJA para além da Alfabetização
- PCR oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Seel instrui educadores sobre melhores formas de uso de bônus na Bienal do Livro
- Seel promove mais dois módulos do Qualiescola II
- Prefeitura do Recife amplia bônus dos profissionais da Educação para Bienal
- Seis Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Secretarias de Educação e Saúde realizam mais um mutirão oftalmológico


Enviar    Imprimir