Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES MUNICIPAIS INICIAM CAPACITAÇÃO NO PROJETO UERÊ-MELLO
13:10 Terça-feira, 20 de Setembro de 2011

Método inovador aproxima o educador do aluno e estimula o aprendizado

Por Marcos da Silva

Como parte das comemorações dos 90 anos de nascimento do educador Paulo Freire, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) levou para a sala de aula, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, que iniciaram na manhã desta segunda-feira (19), no auditório da Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga – onde foi instalado o Centro de Treinamento Uerê Mello (Centrum) - o curso de capacitação no Projeto Uerê-Mello. Durante três dias, a unidade escolar recepcionará professores, agentes de desenvolvimento infantil e gestores para participar do evento.

Criado pela doutora, mestra e professora Yvonne Bezerra de Mello, nos anos 70, na África, para reverter a falta de atenção e concentração na sala de aula por crianças que viviam em um país em guerra, o projeto Uerê-Mello melhorou a relação dos estudantes com os colegas e professores. No Rio de Janeiro, Yvonne Mello resolveu aplicar na escola Projeto Uerê, no Complexo da Maré, uma das favelas mais violentas daquele estado, o método que experimentou lá fora, obtendo 90% de aproveitamento. De olho nos ótimos resultados, o governo carioca a convidou para difundir seus métodos em 50 escolas públicas, resultando em melhorias para 30 mil crianças da Educação Básica.

De acordo com a secretária de Educação, Esporte e Lazer (Seel) do Recife, Ivone Caetano, “a formação tem como objetivo favorecer ao professor um momento de reflexão. Parar para repensar a prática do ensino. Está é a segunda grande capacitação deste ano. Como diria Paulo Freire, o professor tem que estar constantemente aprendendo. A formação está dentro do ano letivo escolar, que prevê 200 dias de aula, equivalente a 800 horas/aula (h/a), no mínimo. O aluno não perderá nada”, acentuou.

Aluna do Projeto Uerê, a professora Severina Mendes, de 46 anos, leciona na Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, na Bomba do Hemetério, tem 20 anos de sala de aula e ressalta: “Pesquisei e me interessei em vir enriquecer o meu currículo. Descobri que mesmo sem conhecer o método de Yvonne Mello, eu já utilizava algumas práticas do sistema. Antes, meus alunos apenas copiavam. Hoje, eles interagem comigo. Comecei a chegar junto deles, ouvi-los, conversar com eles e o comportamento melhorou. Também houve cobrança do aprendizado, apresentação e exposição de trabalhos, o que os deixa muito orgulhosos”.

Gestora da Escola Municipal João XXIII, na Iputinga, Analuza Vaz, de 50 anos, é educadora há 24 anos e meio e sempre enfrenta conflitos diários em seu local de trabalho, boa parte deles reflexo de conflitos familiares. Para Analuza, o diálogo com os estudantes, reuniões com os pais sobre a autoestima e a confiança na capacidade dos filhos aprenderem, afetividade e a necessidade de estabelecer limites são primordiais para melhorar o desempenho escolar. “Implantamos o Projeto Escola Segura há 15 dias. Com ele, vamos ampliar com o aluno direitos e deveres comuns”, enfatizou.

A mãe do Projeto Uerê-Mello, Yvonne Mello, veio ao Recife difundir seus métodos e ressalta que “é muito importante estimular a oralidade, a interação e a escrita. No Uerê, todos os conteúdos são dados em blocos de até 20 minutos. É comprovado que após este tempo, crianças e adolescentes perdem a concentração e começam a riscar o caderno e jogar bolinhas de papel uns nos outros. Minhas provas têm um tema”.

De acordo com Yvone, as avaliações exigem reflexão, raciocínio lógico, sem questionário e decoração. Até uma hora depois do café da manhã ou almoço, o professor deve explorar a oralidade no aluno. Além da avaliação pessoal da própria Yvone, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a Provinha Brasil comprovam o resultado positivo de 90%. “Em Recife, onde a violência é menor, as crianças têm menos bloqueio do que no Rio de Janeiro”, finalizou a educadora.

Serviço:

Capacitação no Projeto Uerê-Mello
Auditório da Escola Municipal Diná de Oliveira
Rua São Mateus, S/N, Iputinga
De segunda (19) à quarta (21)
Das 8h às 12h e das 13h às 17h

Matérias Relacionadas
- Plano Municipal de Educação para o Trânsito inicia com projeto piloto de formação de professores
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Professores participam de encontro internacional
- Secretaria de Educação realiza mais uma capacitação para merendeiras
- Segundo dia do Encontro Paulo Freire debate direitos humanos e cidadania
- Paulo Freire
- Peça de Ariano Suassuna é encenada para mães beneficiárias do Bolsa Escola
- Importância da cidadania na infância é debatida no Teatro Boa Vista
- Palestras movimentam o Encontro Internacional Paulo Freire hoje
- PCR promove encontro internacional alusivo aos 90 anos do educador Paulo Freire
- Seel realiza formação no Projeto Uerê-Mello
- Prefeitura promove Encontro Internacional 90 anos de nascimento de Paulo Freire
- Matrículas de professores selecionados para cursos de especialização iniciam dia 19
- Encerrado nesta sexta (16) mais um módulo do Qualiescola II
- Equipe da Secretaria de Educação assiste a seminário organizado pela Guarda Municipal
- Recife discute EJA para além da Alfabetização
- PCR oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Seel instrui educadores sobre melhores formas de uso de bônus na Bienal do Livro
- Seel promove mais dois módulos do Qualiescola II
- Prefeitura do Recife amplia bônus dos profissionais da Educação para Bienal


Enviar    Imprimir