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A Prefeitura

PROFESSORES PARTICIPAM DE ENCONTRO INTERNACIONAL


Há exatos 90 anos, nascia Paulo Freire, que viria a se tornar um dos maiores pedagogos do Brasil. E para homenageá-lo, a Prefeitura do Recife promove o Encontro Internacional Paulo Freire - sua pedagogia como paradigma para o século XXI. Aberto ontem (19), pelo prefeito João da Costa, na Arcádia do Paço Alfândega, o evento, que segue até amanhã (21), reúne os 5.500 profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino, que refletem e debatem sobre a pedagogia do educador recifense.

São anos de ensinamento e prática da pedagogia de reflexão. Paulo Freire colocou valores que sempre estão presentes, pois, fazem parte do relacionamento humano. Os princípios podem mudar, a tecnologia avançar, mas o conhecimento e a reflexão coletiva, não. E é esse formato pedagógico que objetivamos na educação do sistema público: incentivando os professores sobre a pedagogia que tem contribuído para a construção de uma educação de qualidade no Recife, disse João da Costa.

As palestras estão sendo realizadas durante todo o dia, no Teatro Boa Vista, do Colégio Salesiano; no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena; na Arcádia do Paço Alfândega, no Bairro do Recife; e no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, a internet veio para confirmar o que defendia o educador. O professor não é transmissor de conhecimento. Na verdade, ele tem que criar, recriar e dar condições ao estudante. Assim como se faz na rede, é preciso buscar, pesquisar e, junto com os diferentes saberes, serem criadas discussões e aprendizado em conjunto, falou.

Na ocasião, a titular da Pasta lembrou ações e atitudes do governo municipal que são baseadas na metodologia de Paulo Freire. A iniciativa de colocar uma educadora da rede para assumir uma secretaria é um exemplo desta política, disse. A secretária ainda citou, como exemplo, o Orçamento Participativo, que coloca as pessoas para discutirem ideias, opiniões, inclusive as crianças da primeira infância.

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