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PROCON

PROCON-RECIFE ORIENTA SOBRE ESQUEMA ESPECIAL DE QUITAR CONTAS
13:39 Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

Para manter as contas em dia, mesmo com a greve dos Correios, a dica é procurar as empresas e solicitar a emissão da 2ª via da fatura

O Procon-Recife orienta os consumidores sobre a maneira correta de proceder para a quitação de contas, durante o período de greve dos Correios. Faturas de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone, e boletos dos cartões de crédito podem atrasar e chegar depois do vencimento. Caso os consumidores não recebam suas faturas ou boletos na residência, devem buscar alternativas para o pagamento no prazo de vencimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o não recebimento do boleto de pagamento na residência não evita a cobrança de encargos, juros e multas, cancelamentos ou suspensões dos serviços.

A diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, explica que os consumidores devem entrar em contato com as empresas - Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), para que seja emitida a segunda via da fatura, ou a solicitem diretamente no site da empresa, via fax, e-mail, ou até mesmo a viabilização do depósito em conta. “O consumidor deve ficar atento para se antecipar quanto aos vencimentos das cobranças e não atrasar os pagamentos para não sofrer nenhum prejuízo”, recomendou a diretora.

Segundo a diretora, caso seja necessário, o consumidor deve buscar orientação no Procon-Recife para mediar conflitos. O Procon-Recife funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Carlos Porto Carreiro, nº 156, na Boa Vista. O órgão trabalha na orientação e mediação dos conflitos nas relações de consumo no comércio local. A população também dispõe dos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282, para prestar informações ao cidadão. A diretora do Procon, Cleide Torres, explica que os consumidores devem buscar o reparo dos danos causados pelas empresas, mais também devem cumprir suas obrigações contratuais.

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