Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

EMLURB

PREFEITURA E CELPE ASSINAM CONVÊNIO PARA PROGRAMA DE CONVIVÊNCIA ENTRE VEGETAÇÃO E REDE ELÉTRICA
13:41 Sexta-feira, 23 de Setembro de 2011

Prefeitura do Recife e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) assinaram, na manhã desta sexta-feira (23), um convênio para implementar um programa de manejo da vegetação urbana em convivência com a rede elétrica. O Programa de Adequações em Trechos Urbanos para Árvores e Redes (Atuar) promoverá a utilização conjunta de soluções de engenharia florestal, agronômica e elétrica, com o intuito de assegurar a qualidade do fornecimento e preservar a vegetação.

O objetivo do Programa Atuar é preservar o conjunto de árvores do Recife com todos os benefícios que as mesmas são capazes de oferecer, além de adequar a rede aérea ao controle do contato entre galhos e cabeamento elétrico. As instituições tomarão por base o diagnóstico da arborização com incidência sobre a rede elétrica na cidade do Recife, produto em desenvolvimento pela Celpe, para evitar situações de risco à distribuição de energia que levem a população a sofrer interrupção do fornecimento.

A assinatura deste termo de cooperação nos permite trabalhar com mais segurança, velocidade e eficiência nos serviços de manutenção das árvores da cidade. Gradativamente, tornaremos a convivência entre as árvores e a rede elétrica mais compatível e segura”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Pelo convênio, após a análise das necessidades de adequação da arborização, o Município realizará as podas, as substituições de árvores em situação de risco e os possíveis novos plantios. Já a Celpe aplicará as soluções tecnológicas mais indicadas para a convivência entre a rede e as árvores em cada uma das situações, tais como: capas de proteção para os condutores convencionais, condutores protegidos ou mesmo isolados. O investimento será de R$ 3,6 milhões divididos entre a PCR e Celpe. O convênio será implantado, primeiramente, em 31 ruas do Centro, e, ao longo deste ano e de 2012, se estenderá para o restante da cidade.

Com a assinatura deste convênio estamos avançando na atuação conjunta e simultânea da manutenção e cuidado com as árvores e com a rede elétrica. Com certeza, estamos dando um passo para soluções mais duradouras”, afirmou o presidente da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini.

O trabalho de diagnóstico em desenvolvimento pela Celpe constitui um acervo detalhado que vai proporcionar à administração municipal o cadastro da área verde do Recife. Consiste num mapeamento rua por rua, árvore por árvore que, ao final, possibilitará a gestão da vegetação da cidade. A companhia produzirá e enviará à Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb) relatórios mensais sobre as necessidades de adequação das árvores e as ações técnicas previstas para adaptação da rede. Uma vez validadas as informações, as intervenções serão executadas de forma simultânea pelos técnicos das duas empresas.

O convênio prevê a realização de um treinamento conjunto das equipes técnicas e alinhamento dos requisitos inerentes às ações de adequação entre a rede e a vegetação urbana. A expectativa é ter um redesenho do convívio entre árvores e rede elétrica na cidade.

Matérias Relacionadas
- Escola de Gestão inicia curso de capacitação nesta segunda-feira
- PCR antecipa salário de setembro com reajuste e retroativos
- Mulheres com deficiência discutem seus direitos
- Delegadas do Fórum Temático do OP-Mulher tomam posse nesta terça
- Na Semana da Mobilidade, hoje (22) é comemorado o Dia Mundial sem Carro
- Córrego da Fortuna ganha novo CRAS
- PCR lança plano para o trânsito
- Prefeito entrega Praça Olavo Bilac requalificada
- Prefeitura do Recife prossegue com obras na Avenida Mascarenhas de Morais
- Prefeitura recupera mais sete placas de concreto na Agamenon Magalhães
- Praça Olavo Bilac é entregue à população pelo prefeito João da Costa
- Procon-Recife orienta sobre esquema especial de quitar contas
- Audiência discute políticas para as mães solteiras
- Prefeitura promove Encontro das Mulheres com Deficiência
- Período de oficinas dos Jogos da Pessoa Idosa segue até sexta-feira (23)
- Escola de Gestão ainda dispõe de vagas
- João da Costa entrega CRAS no Córrego da Fortuna e obras nos bairros de Dois Irmãos e Sítio dos Pintos
- Secopa participa de reunião sobre transparência em Brasília
- Escola de Gestão comemora o Dia da Secretária com servidoras
- Experiência do Recife é apresentada em Fórum Nacional de Defesa Civil


Enviar    Imprimir