Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA MALINHA DE LEITURA É APRESENTADO A EDUCADORES DURANTE A BIENAL
00:00 Segunda-feira, 26 de Setembro de 2011

Pais, professores e estudantes aprovaram a ideia

Por Marcos da Silva

O “Malinha de Leitura”, projeto inovador, criado pela professora Maria Solange Brandão, na Escola Municipal Sítio do Berardo, no Prado, foi apresentado na tarde desta segunda-feira (26), no Círculo de Ideias, da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções.

Em maio de 2009, a educadora sugeriu ao grupo técnico da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), da Prefeitura do Recife, a compra de alguns livros para compor uma maleta, que seria disponibilizada aos alunos para que eles os levassem emprestados para casa. Durante uma semana, os pequeninos ficavam com o kit literário. Além de despertar nos estudantes do 1º e 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental - antigos prezinho e 1ª série primária -, da Escola Municipal Sítio do Berardo o interesse pela leitura, o programa tornou mais próximas as relações de afeto do aluno com os pais e consequentemente com os professores, colegas e funcionários.

A minha inquietação foi se desfazendo porque através do exercício da literatura, as relações dos pais com os filhos e destes com a escola melhoraram visivelmente. Os pais que estão desempregados e cuidam dos filhos enquanto as esposas trabalham, leem para eles. Aqueles que passam o dia trabalhando leem para os filhos à noite, quando chegam em casa”, relatou a professora Solange Brandão, de 54 anos, 30 deles dedicados à educação infantil.

Gestora da Escola Municipal Sítio do Berardo, Alda Lúcia Gomes, de 45 anos, 27 deles como professora, avalia assim, o “Malinha de Leitura”: “Pela vivência que tive, as crianças que começaram o programa com Solange continuam na escola, estão alfabetizadas e gostam de ler. Fizemos uma avaliação junto aos pais, que solicitaram a continuidade do projeto devido à aproximação da família”.

O livro - A experiência com o “Malinha de Leitura” é tema do capítulo 8 do livro “Ler e Escrever na Educação – Discutindo práticas pedagógicas”, organizado por Ester Calland de Sousa Rosa e Ana Carolina Perrusi Brandão. De autoria das professoras Ester Calland de Sousa Rosa e Maria Solange Brandão, o capítulo relata detalhes do programa piloto desenvolvido na Escola Municipal Sítio do Berardo. “Eu acho que a experiência traz muitas lições para quem quer trabalhar com a leitura. O programa mostrou que não ter condições financeiras de comprar um livro, não é motivo para não lê-lo. Outra prática como o empréstimo pode ser um diferencial para a educação das crianças”, comenta a organizadora Ester Calland.

Atualmente, o programa “Malinha de Leitura” disponibiliza duas maletas em cada sala de aula da Escola Municipal Sítio do Berardo. Nas turmas do 1º ano (antigo prezinho), o kit tem quatro livros de literatura. Para as salas do 2º ano (1ª série), as malas têm entre cinco e seis exemplares. A caixa contém ainda um formulário com as datas de empréstimo e devolução do material. Cada criança pode ficar com o kit por até uma semana.

Matérias Relacionadas
- Comissão da Fifa visita obras da arena da Copa
- Estrelado vence Real da Torre nos pênaltis e é campeão regional da RPA 4.1
- Prefeitura do Recife patrocina torneio internacional de tênis
- Seis finais regionais acontecem neste final de semana no Futebol Participativo
- Jogos da Pessoa Idosa: termina período de oficinas e domingo (25) tem caminhada
- Alto Santa Terezinha recebe Encontro Pré-Esporte do Mangue
- 4º Jogos Municipais da Pessoa Idosa oferecem oficinas e palestras em toda a cidade
- Futebol Participativo 2011 conhece o campeão da RPA 1
- 6º Festival de Artes Marciais reúne mais de 1.000 pessoas no encerramento
- Campo do Barro abriga primeira final do Futebol Participativo 2011
- João da Costa prestigia abertura da 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Campo do Barro abriga primeira final do Futebol Participativo 2011
- 6° Festival de Artes Marciais agita o Geraldão neste sábado (17)
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico
- Últimos dias para se inscrever nos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- 6º Festival de Artes Marciais do Recife começa com mostra de cinema
- Cinema é o tema do 6º Festival de Artes Marciais do Recife
- Atual campeão do Futebol Participativo joga mata-mata neste sábado
- Prefeitura do Recife oferece aulas de informática para adolescentes das Casas de Acolhida
- PCR lança 4ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir