Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Programa Malinha de Leitura é apresentado a educadores durante a Bienal Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA MALINHA DE LEITURA É APRESENTADO A EDUCADORES DURANTE A BIENAL
00:00 Segunda-feira, 26 de Setembro de 2011

Fotos:Antônio Tenório
Kit  possui até seis livros de literatura
Kit possui até seis livros de literatura
Projeto foi apresentado no Círculo de Ideias da VIII Bienal
Projeto foi apresentado no Círculo de Ideias da VIII Bienal

Pais, professores e estudantes aprovaram a ideia

Por Marcos da Silva

O “Malinha de Leitura”, projeto inovador, criado pela professora Maria Solange Brandão, na Escola Municipal Sítio do Berardo, no Prado, foi apresentado na tarde desta segunda-feira (26), no Círculo de Ideias, da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções.

Em maio de 2009, a educadora sugeriu ao grupo técnico da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), da Prefeitura do Recife, a compra de alguns livros para compor uma maleta, que seria disponibilizada aos alunos para que eles os levassem emprestados para casa. Durante uma semana, os pequeninos ficavam com o kit literário. Além de despertar nos estudantes do 1º e 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental - antigos prezinho e 1ª série primária -, da Escola Municipal Sítio do Berardo o interesse pela leitura, o programa tornou mais próximas as relações de afeto do aluno com os pais e consequentemente com os professores, colegas e funcionários.

A minha inquietação foi se desfazendo porque através do exercício da literatura, as relações dos pais com os filhos e destes com a escola melhoraram visivelmente. Os pais que estão desempregados e cuidam dos filhos enquanto as esposas trabalham, leem para eles. Aqueles que passam o dia trabalhando leem para os filhos à noite, quando chegam em casa”, relatou a professora Solange Brandão, de 54 anos, 30 deles dedicados à educação infantil.

Gestora da Escola Municipal Sítio do Berardo, Alda Lúcia Gomes, de 45 anos, 27 deles como professora, avalia assim, o “Malinha de Leitura”: “Pela vivência que tive, as crianças que começaram o programa com Solange continuam na escola, estão alfabetizadas e gostam de ler. Fizemos uma avaliação junto aos pais, que solicitaram a continuidade do projeto devido à aproximação da família”.

O livro - A experiência com o “Malinha de Leitura” é tema do capítulo 8 do livro “Ler e Escrever na Educação – Discutindo práticas pedagógicas”, organizado por Ester Calland de Sousa Rosa e Ana Carolina Perrusi Brandão. De autoria das professoras Ester Calland de Sousa Rosa e Maria Solange Brandão, o capítulo relata detalhes do programa piloto desenvolvido na Escola Municipal Sítio do Berardo. “Eu acho que a experiência traz muitas lições para quem quer trabalhar com a leitura. O programa mostrou que não ter condições financeiras de comprar um livro, não é motivo para não lê-lo. Outra prática como o empréstimo pode ser um diferencial para a educação das crianças”, comenta a organizadora Ester Calland.

Atualmente, o programa “Malinha de Leitura” disponibiliza duas maletas em cada sala de aula da Escola Municipal Sítio do Berardo. Nas turmas do 1º ano (antigo prezinho), o kit tem quatro livros de literatura. Para as salas do 2º ano (1ª série), as malas têm entre cinco e seis exemplares. A caixa contém ainda um formulário com as datas de empréstimo e devolução do material. Cada criança pode ficar com o kit por até uma semana.

Matérias Relacionadas
- Comissão da Fifa visita obras da arena da Copa
- Estrelado vence Real da Torre nos pênaltis e é campeão regional da RPA 4.1
- Prefeitura do Recife patrocina torneio internacional de tênis
- Seis finais regionais acontecem neste final de semana no Futebol Participativo
- Jogos da Pessoa Idosa: termina período de oficinas e domingo (25) tem caminhada
- Alto Santa Terezinha recebe Encontro Pré-Esporte do Mangue
- 4º Jogos Municipais da Pessoa Idosa oferecem oficinas e palestras em toda a cidade
- Futebol Participativo 2011 conhece o campeão da RPA 1
- 6º Festival de Artes Marciais reúne mais de 1.000 pessoas no encerramento
- Campo do Barro abriga primeira final do Futebol Participativo 2011
- João da Costa prestigia abertura da 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Campo do Barro abriga primeira final do Futebol Participativo 2011
- 6° Festival de Artes Marciais agita o Geraldão neste sábado (17)
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico
- Últimos dias para se inscrever nos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- 6º Festival de Artes Marciais do Recife começa com mostra de cinema
- Cinema é o tema do 6º Festival de Artes Marciais do Recife
- Atual campeão do Futebol Participativo joga mata-mata neste sábado
- Prefeitura do Recife oferece aulas de informática para adolescentes das Casas de Acolhida
- PCR lança 4ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir