Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SECRETÁRIA DE DIREITOS HUMANOS AMPARO ARAÚJO RECEBEU TÍTULO DE CIDADÃ PERNAMBUCANA
00:00 Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Na noite desta terça-feira (27), a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, recebeu o título de Cidadã Pernambucana.  A sessão solene, de autoria do deputado estadual Betinho Gomes, aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Boa Vista. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho (representando o prefeito João da Costa); o secretário municipal de Habitação, Sebastião Rufino; o vereador olindense Marcelo Santa Cruz; e o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Paulo Moraes.

Nascida no dia 16 de junho de 1950, em Palmeira dos Índios (AL), a trajetória de Amparo Araújo é marcada por um histórico de lutas pela democracia brasileira, o que a tornou uma das mulheres mais fortes e corajosas que o País conheceu na ditadura militar.  Bastante emocionada, a nova cidadã pernambucana declarou que fará jus ao título que acabara de receber. “Agora pernambucana honorária, graças à generosidade desta Augusta Assembleia Legislativa, a Casa de Joaquim Nabuco, recebo o título muito importante da minha vida. Com isso, tenho o compromisso de zelar pelas tradições desta gente de bravos guerreiros. Pernambucana, retempero as minhas baterias para clamar por Liberdade, por Igualdade e pela fraterna convivência entre nós. Vivo um Pernambuco afirmativo, que nunca foi desmentido no seu passado, no seu presente e na sua marcha para o futuro”, declarou Amparo.

Propositor da concessão do título à Amparo, o deputado Betinho Gomes enalteceu a figura da mulher guerreira que ela sempre representou e a importância da sua luta no estado. “Na história de Pernambuco, Amparo sempre estará presente. Sua bravura plasmou a consciência da unidade nacional e jamais recuou diante de qualquer sacrifício em prol da liberdade”, afirmou o parlamentar.

Amparo Araújo - Nascida no dia 16 de junho de 1950, em Palmeira dos Índios (AL), a trajetória de Amparo Araújo em nada se assemelha com a vida pacata de uma pequena cidade. Aos 14 anos, ela foi morar em São Paulo, onde iniciou sua luta contra a ditadura, influenciada pelo irmão mais velho, Luiz. Aos 17 anos, ela ingressa na Ação Libertadora Nacional (ALN), organização da qual se torna militante junto com o irmão.

No dia 29 de agosto de 1986, Amparo Araújo, junto com mais quatro ex-militantes, fundou o Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco, movimento contra a prática de tortura durante a Ditadura Militar e pela anistia aos presos políticos. A instituição contou com a direção de Amparo em várias gestões, até meados de 2007.

No mesmo ano, Amparo se tornou Ouvidora da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, função exercida até dezembro de 2008, sendo então convidada a assumir a pasta de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, cargo que desempenha desde janeiro de 2009.

Matérias Relacionadas
- Oficina de grafitagem leva arte dos jovens de Santo Amaro às ruas
- Amparo Araújo recebe título de Cidadã de Pernambuco
- Amparo Araújo recebe título de Cidadã de Pernambuco
- Recife participa de seminário de locais de memórias no Paraguai
- Prefeitura do Recife participa da 54ª Reunião Ordinária da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos
- Prefeitura do Recife patrocina a 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco
- Órgão e Secretarias
- Habitacional recebe oficinas de Direitos Humanos e de Convivência Segura e Feliz
- PCR promove Plenária Temática de Negros e Negras
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Plenária Temática do OP elegerá ações prioritárias LGBT nesta sexta-feira (26)
- Projeto Juventude Digital inicia novas turmas
- Prefeitura do Recife participa do lançamento do Comitê de Memória, Verdade e Justiça
- PCR realiza plenária da pessoa com deficiência
- Prefeitura do Recife realiza Semana da Anistia de Pernambuco
- Seminário Estatuto da Igualdade Racial e o Plano Plurianual acontece no Recife
- Prefeitura do Recife apoia oficina para discussão da Igualdade Racial
- Jovens expõem suas criações na 2ª Conferência Municipal de Juventude
- Prefeitura do Recife participa do Encontro Nacional de Gestores da Política da Pessoa Com Deficiência
- Recife participa da 3ª Reunião Nacional sobre as Guardas Municipais


Enviar    Imprimir