Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SEMINÁRIO DISCUTE PLANO DE SALVAGUARDA DO FREVO
13:32 Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

O encontro, realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o IPHAN, segue até quinta-feira (29)
 
Tiveram inicio na manhã desta quarta-feira (28) as atividades do Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura do Recife em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN), cuja sede recebe as atividades. O evento tem como objetivo principal a criação de um comitê gestor que coordenará as ações de salvaguarda.
 
A abertura contou com a participação de representantes das três esferas de governo ligadas a preservação do patrimônio cultural imaterial, de Passistas, representantes de blocos, troças, clube de bonecos e do Conselho Municipal de Cultura.
 
O Secretário de Cultura da Cidade do Recife Renato L lembrou que a realização do seminário acontece em um momento muito especial para a cultura local. “Estamos há poucos meses da abertura de mais um equipamento cultural muito importante, o Paço do Frevo.” Renato também lembrou que o estado está passando por profundas transformações econômicas que trazem, indiretamente, um impacto no patrimônio imaterial, e que essas mudanças devem ser acompanhadas de perto.   
 
A Coordenadora Geral de Salvaguarda – DPI/Iphan Tereza Paiva Chaves ressaltou a participação de representantes culturais no seminário. “A presença das agremiações é de fundamental importância para o plano de salvaguarda do frevo”, falou.  A Secretária de Cultura de Olinda Márcia Souto também concordou que é necessária a participação de todos e colocou a Prefeitura de Olinda à disposição para ajudar a viabilizar o plano de salvaguarda.
 
O representante do Conselho Municipal de Cultura Aelson Hora estava satisfeito com a realização do seminário. “É o 1º encontro depois que o frevo virou patrimônio imaterial. Vai ser fundamental para definir os passos que devemos seguir para perpetuar o frevo”, disse.
 
Ainda nesta quarta-feira (28), será apresentado o Plano de Salvaguarda do Frevo, com a exibição de um vídeo e fala introdutória de Eduardo Sarmento, representante da Fundarpe. Depois, o seminário segue com debate sobre a apreciação dos destaques apresentados. A mesa terá coordenação do Gerente do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural- Casa do Carnaval, Mário Ribeiro.
 
Na quinta-feira (29) pela manhã, grupos de trabalhos irão debater o papel do Comitê Gestor na execução de ações de salvaguarda; traçar os principais objetivos do Comitê; e decidir a composição do Comitê (quantidade de membros, mandato, forma de organização e representação, periodicidade e locais das reuniões). À tarde acontece a plenária para a escolha do comitê gestor do Plano de Salvaguarda do Frevo. O encerramento do evento conta com a participação do Coral Edgard Moraes e Orquestra de Pau-e-Corda, com coffee-break.

Matérias Relacionadas
- Raul Luna apresenta o design como arte
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- CFAV abre inscrições para a oficina de Performance
- Fundação de Cultura marca presença na Bienal do Livro
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- A Banda de Joseph Touton lança videoclipe no Teatro Apolo
- Banda Sinfônica toca Elton John no concerto desta quarta-feira (28)
- Maracatu e afoxés encerram Terça Negra dos Ibejis
- Casa do Carnaval prorroga inscrições para curso de Técnica Vocal
- Sítio Trindade apresenta peça infantil neste domingo (25)
- Sítio Trindade apresenta peça infantil neste domingo (25)
- 11º Festival Pernambuco em Dança começa nesta segunda (26)
- Casa do Carnaval recebe mestra da cultura popular nesta sexta-feira (23)
- Pátio Sonoro abriga mais uma prévia do festival No Ar Coquetel Molotov
- Teatro é opção de diversão para o fim de semana
- Exposição Estruturas de Convivência continua em cartaz na Galeria Janete Costa
- Casa do Carnaval abre inscrições para o curso de Técnica Vocal
- Hip hop, coco e afoxé animam a Terça Negra do pátio
- Cinema Apolo exibe o filme brasileiro “Todo mundo tem problemas sexuais”
- Chega ao fim a décima edição do SPA das Artes


Enviar    Imprimir