Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO DE SANTA ISABEL ABRIGA ABERTURA DA 11ª EXPOSIÇÃO FILATÉLICA NACIONAL
18:54 Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011

Cerimônia lançará o selo “Árvores Brasileiras: Tesouros Nacionais” e o carimbo postal comemorativo

A cerimônia de abertura da “11ª Exposição Filatélica Nacional – Brapex 2011” será realizada nesta segunda-feira (3), às 19h, no Teatro de Santa Isabel. Na ocasião, os convidados irão conferir a apresentação do Balé Papanguarte de Bezerros e os lançamentos do selo “Árvores Brasileiras: Tesouros Nacionais” e do carimbo postal comemorativo da Brapex. O tema desta edição é “Em Defesa das Florestas”, em sintonia com a ONU, que estabeleceu 2011 como o “Ano Internacional das Florestas”. O acesso ao evento é restrito a convidados.

Durante a abertura, também será concedida a premiação do “Concurso de Desenho para Selo Personalizado”, com materiais produzidos por crianças entre 8 e 12 anos da rede de ensino local. Em seguida, o público segue para o local da exposição, no Centro Cultural Correios, onde haverá um coquetel.

A “11ª Exposição Filatélica Nacional – Brapex 2011” segue até o domingo (9), com mais de 240 coleções temáticas de filatelistas de 17 estados e Distrito Federal, além de Portugal e Uruguai. Considerada uma das mais tradicionais e importantes do País, a Brapex é uma mostra competitiva promovida pelos Correios, em parceria com a Federação Brasileira de Filatelia – Febraf. Esta é a segunda vez que a Brapex é realizada na capital pernambucana — a primeira foi em 1996.

Quem visitar o Centro Cultural Correios poderá conferir, além dos selos, uma bela ambientação assinada pelo artista plástico Sávio Araújo, que também é responsável pela montagem do Galo da Madrugada. Inspirada em nosso meio ambiente, com direito a uma casa na árvore, a ornamentação transformou o Centro Cultural num caprichado retrato das florestas brasileiras.

A programação da Brapex abrange ainda palestras, happy hour no espaço gourmet, jogo interativo e a mostra “Imagem e Leitura: uma visão nordestina”, do artista plástico pernambucano Jô Oliveira, autor de diversos selos nacionais.

Oficinas filatélicas – Na semana passada, instrutores dos Correios ministraram oficinas em 24 escolas da Região Metropolitana do Recife, oferecendo uma oportunidade a mais de três mil alunos de aprender a colecionar selos e montar a sua própria coleção. Os melhores trabalhos desenvolvidos nas salas de aula vão participar do concurso “Minha 1ª Coleção”, cujos vencedores serão premiados em evento no Centro Cultural Correios, às 10h do sábado (8).

Mostra Competitiva – A Brapex promove a competição entre as coleções, de acordo com suas classes temáticas: Honra, Filatelia Tradicional; História Postal; Inteiros Postais; Aerofilatelia e Astrofilatelia; Filatelia Temática; Maximafilia; Filatelia Juvenil; Selos Fiscais; Literatura Filatélica; Filatelia Moderna e Filatelia Social. Os jurados avaliarão as categorias durante a exposição ao público, divulgando, na sexta-feira (7), a relação oficial dos premiados. As premiadas estarão qualificadas para participar da “Brasiliana: Exposição Filatélica Mundial”, que será realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

Campanha ambiental – Durante a Brapex, as crianças que visitarem o Centro Cultural Correios sairão de lá com uma muda de árvore frutífera. A iniciativa faz parte da campanha pelo plantio de um milhão de árvores, desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.

Serviço:
11ª Exposição Filatélica Nacional – Brapex 2011
Abertura – Segunda (03), às 19h, no Teatro de Santa Isabel, s/n, Praça da República, Santo Antônio.
Acesso restrito a convidados

Programação: de 3 a 9 de outubro de 2011, das 8h às 20h, no Centro Cultural dos Correios - Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife.
Entrada Franca

Informações: 3224-5739

Matérias Relacionadas
- Música, teatro e dança movimentam os palcos do Recife
- Sítio Trindade apresenta espetáculo para a criançada
- Fundação de Cultura abre inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Pátio de São Pedro é o palco de mais uma prévia do No Ar Coquetel Molotov
- Secretaria de Cultura prorroga inscrições no Cadastro Cultural do Recife
- Memorial Chico Science expõe pôsteres de Dani Hasse
- Seminário discute Plano de Salvaguarda do Frevo
- Raul Luna apresenta o design como arte
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- CFAV abre inscrições para a oficina de Performance
- Fundação de Cultura marca presença na Bienal do Livro
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- A Banda de Joseph Touton lança videoclipe no Teatro Apolo
- Banda Sinfônica toca Elton John no concerto desta quarta-feira (28)
- Maracatu e afoxés encerram Terça Negra dos Ibejis
- Casa do Carnaval prorroga inscrições para curso de Técnica Vocal
- Sítio Trindade apresenta peça infantil neste domingo (25)
- Sítio Trindade apresenta peça infantil neste domingo (25)
- 11º Festival Pernambuco em Dança começa nesta segunda (26)
- Casa do Carnaval recebe mestra da cultura popular nesta sexta-feira (23)


Enviar    Imprimir