Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

GRAFITEIROS LEVAM ARTE AO VIADUTO PRESIDENTE MÉDICI
00:00 Terça-feira, 4 de Outubro de 2011

Vinte jovens com idades entre 16 e 29 anos participam do trabalho, fruto de uma oficina de grafitagem realizada pela Prefeitura do Recife

Quem passa pelo Viaduto Presidente Médici, na Avenida Norte, pode ver a arte do grafite com temas de educação e cultura. O trabalho é fruto de uma oficina de grafitagem realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O projeto de Inserção Multicultural da Linguagem das Artes faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Vinte jovens com idade entre 16 e 29 anos participam da ação, que teve início na última quinta-feira (29). Com o apoio da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), o trabalho tem como objetivo incentivar o crescimento pessoal dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, afastando-os das drogas e da violência.

Para a coordenadora Maria de Fátima, a importância da grafitagem está na possibilidade de externar os sentimentos mais profundos dos jovens. “Trabalhar questões dos direitos humanos, atentando para questões próximas à comunidade, e com o viés diferenciado do grafite, fazem com que os jovens de Santo Amaro se descubram”. Segundo Fátima o objetivo, além de inserir os jovens na sociedade, é deixar a cidade mais bonita. “Essa atividade além de promover um novo olhar, ainda evita o uso indevido dessas áreas por pichadores e publicidade não autorizada.”

O arte Educador Francisco Boony, acredita que a importância deste projeto é o reconhecimento profissional que muitos jovens terão após a oficina. Boony trabalha na comunidade de Santo Amaro há 10 anos e garante que ajudar os jovens é dar maior perspectiva de vida. “O grafite, além de ser uma arte, é uma forma de estudo. Para grafitar, precisamos conhecer de cultura, história, matemática”.

O grafite representa a vida em que vivemos. Pintamos não só para a sociedade, mas para nós mesmos. É uma oportunidade muito legal de se expressar. Estou gostando muito da oficina e da maneira que posso mostrar minha arte para a sociedade”, disse Jurandir José, 23 anos, aluno da oficina e frequentador do Centro da Juventude de Santo Amaro. Jurandir é grafiteiro há sete anos e garante que o grafite mudou sua vida. “Além de ser uma forma de arte, o grafite me ajudou a mudar alguns pontos de vista. Comecei a ter disciplina e a prestar mais atenção nas aulas.”

Oficina - Os jovens da oficina de grafite estarão todos os dias desta semana trabalhando no viaduto. O término da grafitagem no Presidente Médici está previsto para o dia 14 de outubro. Segundo a coordenadora do projeto Maria de Fátima, o próximo viaduto que receberá a ação será o Agamenon Magalhães.

Matérias Relacionadas
- II Fórum de Gênero do Recife debate participação e controle social
- Secretária de Direitos Humanos Amparo Araújo recebeu título de Cidadã Pernambucana
- Oficina de grafitagem leva arte dos jovens de Santo Amaro às ruas
- Amparo Araújo recebe título de Cidadã de Pernambuco
- Amparo Araújo recebe título de Cidadã de Pernambuco
- Recife participa de seminário de locais de memórias no Paraguai
- Prefeitura do Recife participa da 54ª Reunião Ordinária da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos
- Prefeitura do Recife patrocina a 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco
- Órgão e Secretarias
- Habitacional recebe oficinas de Direitos Humanos e de Convivência Segura e Feliz
- PCR promove Plenária Temática de Negros e Negras
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Plenária Temática do OP elegerá ações prioritárias LGBT nesta sexta-feira (26)
- Projeto Juventude Digital inicia novas turmas
- Prefeitura do Recife participa do lançamento do Comitê de Memória, Verdade e Justiça
- PCR realiza plenária da pessoa com deficiência
- Prefeitura do Recife realiza Semana da Anistia de Pernambuco
- Seminário Estatuto da Igualdade Racial e o Plano Plurianual acontece no Recife
- Prefeitura do Recife apoia oficina para discussão da Igualdade Racial
- Jovens expõem suas criações na 2ª Conferência Municipal de Juventude


Enviar    Imprimir