Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE HOMENAGEIA BEETHOVEN
00:00 Terça-feira, 4 de Outubro de 2011


O concerto acontece nesta quarta (05), no Teatro de Santa Isabel, com participação especial do solista Mattheus

O famoso compositor Ludwig van Beethoven será o homenageado da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), no concerto desta quarta-feira (05), no Teatro de Santa Isabel. A apresentação terá a regência do maestro Osmam Giuseppe Gioia e participação do solista e pianista austríaco Mattheus. O espetáculo começa às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento, na bilheteria do teatro.

No repertório do concerto, o público terá a oportunidade de ouvir a “Sinfonia nº 5 em Dó menor Op. 67”, uma das composições mais populares e conhecidas em todo repertório da música erudita europeia, e uma das mais executadas pelas orquestras até hoje. Também estará presente no espetáculo o “Concerto para piano nº 5 em Mi bemol maior, Op. 73”, que terá a participação do solista Mattheus. O quinto concerto para piano foi a última peça para solista e orquestra de Beethoven. Escrita entre os anos de 1809 e 1811, a obra é também conhecida como “Imperador”, designação cunhada pelo editor de Beethoven na Inglaterra, o compositor Johann Baptist Cramer.

Ludwig van Beethoven (1770-1827)- Um dos maiores compositores da História, o alemão Ludwig van Beethoven é a figura chave na transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). Considerado um dos pilares da música ocidental, Beethoven captura a imaginação do público pela luta titânica contra as adversidades, aliada ao domínio e à superação da linguagem musical de sua época.

O crítico alemão Paul Bekker (1882-1937) define bem o espírito do homem, artista e mito Beethoven: o resumo de sua obra é a liberdade, a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida.

Mattheus - Nasceu como Matthias Soucek, em Viena, no ano de 1978. Iniciou os estudos de piano aos sete anos. Muito cedo demonstrou seu talento musical, reproduzindo melodias ouvidas em concertos ou no rádio. Aos nove anos ingressou na Academia de Música de Viena, e aos treze foi aceito como aluno regular na Academia de Música de Graz. Foi aluno de Alma Sauer, Benda Sebastian, Rudolf Kehrer e Watzinger Wolfgang, aperfeiçoando-se com pianistas famosos como Tatiana Nikolaeva, Gerhard Oppitz, Maisenberg Oleg e Paul Badura-Skoda, que elogiou especialmente sua musicalidade e inteligência entrelaçadas em um delicado equilíbrio.
Durante seus estudos recebeu diversos prêmios em competições nacionais e internacionais, incluindo dois primeiros lugares consecutivos no Concurso Internacional de Piano de Beethoven, em Viena. Após vencer o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano de Brahms, em Hamburgo (o austríaco mais jovem a vencer a competição), Mattheus se estabeleceu como um proeminente pianista no cenário internacional. Em 2006, ele estreou no Salão Dourado do Musikverein de Viena, tocando o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, com a Filarmônica de Brno.

Mattheus é convidado com frequência para lecionar em renomados festivais por todo o mundo, como Schubertiade Schwarzenberg, Verão da Caríntia, Vienna Klangbogen, Festival Chopin Valldemossa, Festival Mecklenburg-Vorpommern, Festival de Verão de Bratislava e o International Chopin Gaming Festival.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR)
Quarta-feira (05), às 20h
Teatro de Santa Isabel
Praça da República, s/n, Santo Antônio
Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento, na bilheteria do teatro)
Telefone: 3355 3322

Matérias Relacionadas
- Inscrições para o Festival de Música Carnavalesca terminam na segunda (10)
- Programação, Shows e Cortejo Cultural
- Fundação de Cultura abre inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Terça Negra inicia 7ª Jornada de MCs do Hip Hop
- Romantismo e boemia na Praça do Arsenal
- Sítio Trindade apresenta espetáculo para a criançada
- Parque Dona Lindu abriga Festival de Cinema de Animação
- Teatro de Santa Isabel abriga abertura da 11ª Exposição Filatélica Nacional
- Música, teatro e dança movimentam os palcos do Recife
- Sítio Trindade apresenta espetáculo para a criançada
- Fundação de Cultura abre inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Pátio de São Pedro é o palco de mais uma prévia do No Ar Coquetel Molotov
- Secretaria de Cultura prorroga inscrições no Cadastro Cultural do Recife
- Memorial Chico Science expõe pôsteres de Dani Hasse
- Seminário discute Plano de Salvaguarda do Frevo
- Raul Luna apresenta o design como arte
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo
- CFAV abre inscrições para a oficina de Performance
- Fundação de Cultura marca presença na Bienal do Livro
- Secult e IPHAN promovem Seminário de Pactuação do Plano de Salvaguarda do Frevo


Enviar    Imprimir