Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ABRE OFICIALMENTE O I FÓRUM DE EJA DO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 5 de Outubro de 2011

O evento acontecerá nos dias 05, 06 e 07 no Centro de Educadores Professor Paulo Freire

O prefeito do Recife, João da Costa, abriu, oficialmente, na noite desta terça-feira (04), no Teatro Barreto Júnior, bairro do Pina (Zona Sul da Cidade), o I Fórum EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Recife. O Fórum será composto por professores, estudantes e gestores escolares de EJA, além de representantes da sociedade civil e acontecerá nos dias 05, 06 e 07, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

 Fórum coloca como protagonistas os atores que constroem a escola e garante sua legitimidade e perspectiva de continuidade, já que a EJA é por excelência uma forma de educação escolar. “O Fórum é fundamental para o fortalecimento da educação direcionada àqueles que ficaram fora das salas de aula e que agora voltam ao ambiente escolar para completar seus estudos”, falou o gestor. João da Costa citou Paulo Freire, lembrando que não saber ler não significa não pensar. “Muitos de vocês estão aprendendo a ler, mas mesmo antes disso já eram elementos potencialmente transformadores. E esse Fórum vai discutir e ouvir vocês sobre o que se pode fazer para melhorar ainda mais esse processo de educação. Como dizia Paulo Freire,ninguém sabe mais do que ninguém; cada um tem uma sabedoria distinta do outro’”, reforçou o prefeito.

 O Fórum será um espaço permanente de discussão e proposição sobre as políticas públicas de EJA no Recife. Ele insere-se no contexto mais amplo dos movimentos sociais de EJA do Brasil, cuja estrutura apresenta o Fórum Nacional de EJA, Fórum Estadual de Pernambuco e Fórum Metropolitano. Até este momento, o Recife participava de todas estas instâncias de debate, mas não tinha seu Fórum Municipal organizado e em funcionamento. Reconhecendo o papel importantíssimo da participação direta da população na construção de um estado mais forte, o Fórum EJA Recife se integra ao movimento mais amplo de democracia participativa, no setor da educação, no cenário da cidade brasileira como uma das maiores experiências de Orçamento Participativo do Brasil.

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano informou que esse é um momento propício para a implantação do Fórum. “Precisamos nos adaptar aos novos tempos e seguir a evolução do processo educativo do Brasil. Não podemos permanecer com uma Educação de Jovens e Adultos nos moldes dos anos 1950/60. Este vai ser um momento onde poderemos escutar vocês – estudantes, gestores, professores do segmento – para construirmos juntos novas políticas pedagógicas e incentivar a permanência de todos na continuidade dos estudos”, ressaltou a secretária.

 O Fórum EJA Recife vem sendo construído desde as escolas, priorizando as pautas dos sujeitos que realizam a EJA no cotidiano. Foram realizados sete encontros Pré Fórum EJA, em todas as RPAS, com a participação de 300 representantes de escolas da Rede, sendo que deste total 111 participantes são estudantes de EJA que discutiram propostas para se fazer uma EJA cada vez melhor em Recife. Os estudantes apresentaram ideias bastante sérias e pertinentes, discutindo propostas pedagógicas e reivindicando a inclusão da profissionalização nas escolas de EJA do Recife. Os professores e gestores escolares apresentaram propostas para a melhoria do atendimento, discutindo temas relevantes, como, por exemplo, a questão da carga horária, o atendimento em educação inclusiva e as questões da evasão e da frequência do estudante de EJA.

Para a professora de EJA Regina Coeli, há 11 anos trabalhando na Escola Municipal Solano Magalhães, é necessário alfabetizar e letrar esses estudantes entendendo-os como elementos transformadores e pensantes, como previsto no modelo sócio-construtivista. “Eles sentem a necessidade de estar inseridos no processo educacional não só como alfabetizandos, mas como cidadãos, como já é o caso das crianças e jovens que estão cumprindo os ciclos da educação básica na idade indicada. Querem incrementar as atividades fora de sala de aula”, fala a experiente professora.

 O Fórum EJA Recife consolida o momento atual da Rede Municipal de Educação no contexto de uma trajetória histórica em que o Movimento de Cultura Popular (MCP) é uma fonte importante de inspiração. O evento faz referência à memória de Paulo Freire, na passagem dos seus 90 anos; e do professor João Francisco de Souza, especialista pernambucano em Educação de Jovens e Adultos (EJA), intelectual de abrangência latinoamericana, idealizador de uma proposta pedagógica para EJA elaborada por professores do segmento, cuja contribuição nem sempre é devidamente reconhecida no Brasil. “Nesse Fórum, a Prefeitura tem a chance de homenagear o professor, corrigindo essa injustiça”, afirma a coordenadora de EJA da Seel, Janaína Cavalcante. Para a aluna Maria Fabiana de Souza, 29, estudante do III Módulo de EJA da Escola Municipal Solano Magalhães esse é um momento importante, “onde me sinto participante ativa de um processo ao qual eu pertenço. Fiquei 4 anos parada, e agora não deixo mais meus estudos. Quero fazer como algumas colegas minhas do EJA que já estão fazendo vestibular”, anseia.

 Estiveram também presentes à solenidade o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; o secretário Especial de Juventude e presidente do Geraldão, Eduardo Granja; os vereadores Jairo Britto e Estéfano Menudo; as assessoras executiva da Seel, Irenice Bezerra, e técnica, Socorro Assunção; o presidente do Centro Paulo Freire de Pernambuco, Agostinho Rosa; além de gestores e especialistas em Educação. A abertura do evento contou com apresentação comemorativa da peça teatral Paulo Freire do Recife, com o Grupo de Teatro da Gerência de Animação Cultural da Seel (GAC) para 350 estudantes da Rede Municipal. Já nos dias 05, 06 e 07 de outubro as discussões acontecerão no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, sempre das 18h30 às 21h.   Serviço I Fórum de Eja do Recife 05, 06 e 07 de outubro - no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, sempre a partir das 18h30.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura troca mais nove placas de concreto na Avenida Norte
- Prefeito faz abertura oficial do I Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Recife
- Prefeito João da Costa apresenta a Virada Multicultural do Recife
- Prefeito prestigia solenidade no Banco Central
- Parceria combate acidentes de moto
- Copa do Mundo 2014 é tema de seminário
- João da Costa homenageia o Dia da Secretária
- Prefeito João da Costa participa do encerramento da 4ª edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- João da Costa acompanha governador Eduardo Campos na assinatura da Ordem de Serviço do TRO Ramal Cidade da Copa
- Prefeitura promove recapeamento nas ruas Francisco da Cunha, Severiano Lins e Nelson Hungria
- João da Costa reforça parceria da Prefeitura do Recife na Política Estadual de Prevenção aos acidentes de Moto
- Prefeito anuncia vencedores do Concurso de projetos para a implantação do Parque Público da Tamarineira
- João da Costa prestigia assinatura de protocolo de intenções para a implantação de novo empreendimentos em Pernambuco
- Prefeitura do Recife promove passeio ciclístico em defesa de rios e praias
- CTTU começa a multar quem usar vagas especiais de estacionamentos nos shopping centers sem credencial
- CTTU monitora trânsito para Circuito de Corrida
- Casa Amarela recebe 3º encontro de preparação para Esporte do Mangue
- João da Costa comemora Dia da Secretária com servidoras municipais
- Prefeitura lança a Carta da Terra em Cordel
- Parceria capacita técnicos da Vigilância Sanitária sobre prevenções de acidentes com biciletas


Enviar    Imprimir