Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     João da Costa abre seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ABRE SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 6 de Outubro de 2011

Luciano Ferreira
Abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (06),
Abertura do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (06),

O encontro irá debater a importância de desenvolver iniciativas que consolidem o Recife como um grande centro de serviços modernos

Por Mauro Rossiter

O prefeito João da Costa abriu, nesta quinta-feira (06), o Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife, que se estenderá até esta sexta-feira (07), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro. Na ocasião, também foi lançado o livro “Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas – Oportunidades de negócios para o município do Recife”.

Cerca de 280 pessoas se credenciaram para participar do evento, onde poderão contribuir para o debate sobre que rumos e estratégias devem ser adotados pela gestão, levando em consideração o novo cenário econômico. Participam das discussões, dentre outros nomes, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, e o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, a economista Tânia Bacelar, e o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes.

Esse momento é um divisor de águas porque agora começamos, de forma efetiva, a buscar parcerias com os produtores econômicos para darmos início a discussões sobre o desenvolvimento de tecnologias e a necessidade do Recife se posicionar como um importante centro de serviços, no momento em que acontece uma reestruturação das cadeias produtivas de Pernambuco”, ressaltou o prefeito.

João da Costa disse ainda que é preciso desenvolver estudos, dando ênfase a quatro pontos importantes. “Queremos estabelecer parcerias para desenvolver estudos de cadeias produtivas, sem perder de vista a universalização do ensino de qualidade, a democratização da Tecnologia de Informação (T.I.), a inovação tecnológica e a articulação global. A inovação voltada apenas para a economia gera impasses no relacionamento entre a população e os governos”, afirmou.

Participaram da mesa de abertura do evento, além do prefeito, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti; o secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Marcelino Granja; o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ivon Fittipaldi; o vice-presidente da Fiepe, Oscar Rache Ferreira; o deputado estadual, Luciano Siqueira; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal; o presidente do CGEE, Mariano Laplane; e a representante do BNDES, Joana Cardoso Sagázio.

Novas medidas - Ainda no seminário, o prefeito disse que novas medidas da Prefeitura do Recife serão adotadas para estimular o desenvolvimento econômico e a inovação do município. Serão estudadas novas cadeias, como gás, petróleo, off-shore naval; logística e serviços especializados de engenharia.

Também será dado apoio ao projeto de criação do pólo tecnológico de biotecnologia. A Prefeitura está reunindo esforços no sentido de identificar, apoiar e facilitar a liberação de área para instalação deste pólo. Por fim, a administração está promovendo a criação da Zona Especial de Desenvolvimento – ZEDE para abrigar o pólo tecnológico da indústria de eletroeletrônica e deverá realizar investimentos na infraestrutura de entorno.

Matérias Relacionadas
- Banco do Povo Volante chega ao Córrego do Jenipapo
- Prefeitura do Recife realiza reunião para a criação do Comitê da Cadeia de Eletroeletrônica
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da cerimônia de inauguração do Telecentro de Dois Unidos
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da cerimônia de inauguração do Telecentro de Dois Unidos
- Bairro de Dois Unidos ganha Telecentro
- Sistema Público oferece 182 Vagas para esta quarta (28)
- Atendimento do Banco do Povo Volante acontece no bairro do Vasco da Gama
- Prefeitura divulga disponibilidade de 120 vagas para esta quarta-feira (21)
- Seminário discute geração de renda para as mulheres do Recife
- PCR divulga dados de geração de emprego
- Prefeitura do Recife lança boletim informativo mensal com os dados de geração de emprego no município
- Comerciantes ganham linhas de crédito
- Prefeitura reúne comerciantes da orla de Boa Viagem
- Banco do Povo Volante chega à Nova Descoberta
- Prefeitura do Recife realiza inscrições para cursos de qualificação profissional
- Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- O Teste
- Prefeitura do Recife entrega a escolas municipais kits para análise do pH da água
- Prefeitura do Recife distribui kits para análise da água nas escolas municipais
- PCR entrega certificados aos concluintes de curso sobre empreendedorismo


Enviar    Imprimir