Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

RECIFE VAI DE “VIRADA MULTICULTURAL”- CONEXÃO NORDESTE - NO FIM DE SEMANA
19:50 Quinta-feira, 13 de Outubro de 2011

O evento com 48h de duração vai oferecer música, literatura, cinema, artes visuais, teatro, gastronomia envolvendo representantes de todos os estados do Nordeste

O final de semana no Recife (PE) será “de virada”: 48h ininterruptas de programação cultural. Durante esses três dias acontece a primeira Virada Multicultural – Conexão Nordeste, numa realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo. A Virada Multicultural conta com patrocínio da Petrobras, Governo do Estado via Empetur, Caixa Econômica Federal, Ambev, Magazine Luiza e o apoio da ABRASEL.

O prefeito João da Costa destaca a importância do evento. “A Virada Multicultural reforça a pluralidade artística do Recife e sua condição de centro difusor da cultura pernambucana e regional, e consolida a cadeia produtiva da cultura como uma das mais importantes da cidade”. Para Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, “com a Virada, a Prefeitura do Recife faz um convite a todo cidadão e cidadã para vivenciar sua cidade - em toda a sua intensidade, diversidade e criatividade - em consonância com as diretrizes de descentralização e democratização do acesso que demarcam nossa política cultural, diz.

Para abertura nesta sexta-feira, (14), um verdadeiro “cortejo musical” sairá da Rua da Moeda e Praça do Arsenal, às 18h, com agremiações e expressões culturais de todos os ciclos. O “cortejo” seguirá até o Marco Zero, onde será recepcionado pela grande ciranda puxada pelos “mestres de cerimônia” Lia de Itamaracá e Siba Veloso. Mas esse é só o começo.

No palco do Marco Zero ainda irão acontecer os shows de Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Josildo Sá; Clube do Samba - Encontro de Bambas, com Karynna Spineli, Gerlane Lops, Geraldo Maia, Belo Xis e Paulo Perdigão recebendo a baiana Mariene de Castro; show especial da Orquestra Contemporânea de Olinda com Expedito Baracho, ainda inédito no Recife; além de um dos mais esperados da noite, a Nação Zumbi. Depois, a madrugada continua a ferver com festinha Putz Sem Loção E DJ Baloo.

Já na Praça do Arsenal, o som do DJ Dolores e Conde (PE); além da apresentação de Nando Cordel. No Pátio de São Pedro, a partir das 19h, a programação vai de Ciranda Dengosa, Galo Preto & Ferrugem, Cascabulho (PE) & Biliu de Campina (PB), Maestro Spok e Gafieira de Bamba (PE) com participação especial de: Nena Queiroga, Marron Brasileiro, Gustavo Travassos e Edilza. Mas, além dos shows, o público terá ainda uma noite de muitas outras opções como circo, dança e teatro em outros pontos da cidade.

No Parque Dona Lindu, a abertura da Virada Multicultural fica por conta do espetáculo da companhia italiana Giullari Del Diavolo, às 17h, e do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, às 20h. As apresentações são realizadas ao ar livre no pátio do parque. Na rua da Moeda, apresentação de Zambo, do Grupo Experimental (PE) e Recifervendo, da Escola Municipal de Frevo (PE).

Virada Multicultural – Conexão Nordeste - O grande mote do evento é convidar a população a se apropriar da cidade – por meio do acesso aos bens culturais e celebração dos espaços urbanos - pelo viés da cultura. E promover, a partir da cadeia produtiva, ativação de um intercâmbio “sócio-urbano-cultural” por meio de manifestações culturais tradicionais e de vanguarda que representem os nove estados do Nordeste.

Das 18h da sexta-feira (14) até às 21h, do domingo (16), serão mais de 400 atrações gratuitas entre música (62 atrações, ao todo, contando com os polos descentralizados e o polo Hip Hop), literatura (10 ações), cinema (200 exibições), recitais poéticos, artes cênicas (dança: 36; teatro: 23; e circo: 24, num total de 83 atrações), artes visuais (6 exposições fotográficas e mais 9 equipamentos culturais funcionando com 9 exposições), moda (4 ações de moda), gastronomia (três ações nos mercados públicos); além de cortejos puxados pela Frevioca. Além, é claro, das ações formativas como palestras, debates e oficinas. No total, sete ações com esse caráter.

Toda a programação está espalhada por diversos equipamentos culturais do Recife como os mercados (Encruzilhada, Madalena e Boa Vista), parques (Dona Lindu), ruas e praças, museus, espaços culturais, cinemas (Apolo, São Luiz e Fundaj), teatros (Arraial, Parque, Apolo, Hermilo e Santa Isabel) e bibliotecas. “A programação simboliza a riqueza cultural do Recife bem como de todos os estados nordestinos envolvidos. Buscamos trazer, em dois dias, várias linguagens da arte, pincelando a cultura multifacetada da nossa região”, afirma o secretário de Cultura do Recife, Renato L.

Show – A música funciona como carro chefe dentro da programação da Virada Cultural Recife. Os shows irão acontecer em palcos estrategicamente montados por vários cantos da cidade como Marco Zero, Arsenal, Pátio de São Pedro, Parque 13 de Maio e Dona Lindu. Entre os destaques, shows como os de Siba (PE), Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), Nação Zumbi (PE), o internacional Buena Vista Social Club (Cuba), Alceu Valença (PE), Fagner (CE), André Rio, com o projeto “Outras Bossas”, que conta com a participação especialíssima de Roberto Menescal; e aqui no Recife, com participação ainda dos pernambucanos Cezzinha e Andréa Amorim, no Marco Zero; Chico César (PB), Maestro Spok e Gafieira de Bamba (PE), Lucas Santanna e Paulinho Boca de Cantor (BA) e Karina Buhr (PE), no Pátio de São Pedro.

Pluralidade – Além das atrações musicais, o evento agrega outras expressões da cultura nordestina. Na programação, espaço ainda para exposições, lançamentos literários, intervenções urbanas, apresentações de grupos populares de música e dança, encontro de Bois, Maracatus e de Afoxés no Pátio de São Pedro; intervenções artísticas de rua com grupos de dança (Eu vim da Ilha e Zambo, ambos de PE), e teatro (Por que a gente é assim?/CE)/na Rua da Moeda; Cacuetê, com Maycira Leão(SE), Teatro Apolo; vários espetáculos circenses, a partir da parceria com o Festival Internacional de Circo, atividades lúdicas e infantis; além de atividades de esporte e lazer no Dona Lindu; Mostra de fotografia, recitais poéticos, rodas de choro e samba; pé de serra e seresta, e ainda concurso gastronômico nos mercados Boa Vista, Madalena e Encruzilhada; concertos de câmara e música instrumental nas igrejas; apresentações circenses nas bibliotecas municipais; e espetáculos consagrados do teatro nordestino como Sebastião (BA) e Divinas (PE).

CINEMA – O segmento do audiovisual também participará deste calendário de atividades, com a Mostra Audiovisual Nordeste. A Gerência Operacional de Audiovisual da Fundação de Cultura Cidade do Recife vai exibir mais de 40 horas de filmes de curta-metragem, média-metragem e longa-metragem pernambucanos e nordestinos no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Sítio Trindade, no Museu Murillo La Greca, Biblioteca de Afogados, no Ibura e na Fundação Joaquim Nabuco. Os espectadores terão acesso a um panorama da atual produção audiovisual do Nordeste, do ano de 2009 até os dias de hoje. Ao todo, são 156 filmes, sendo 135 curtas-metragens, 11 médias-metragens e 08 longas-metragens de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Ceará. Cada estado será representado por um realizador/produtor, que vai conversar com o público antes das sessões dos cinemas Apolo e São Luiz sobre a produção de sua região.

Concurso Gastronômico - O “Bota Gosto fará parte da programação da Virada Multicultural Recife - Conexão Nordeste, e acontecerá nos Mercados da Encruzilhada, Boa Vista e Madalena. Diferente dos outros concursos, serão eleitos os 1o., 2o. e 3o pratos de cada mercado. O Concurso terá início no sábado (15), e os ganhadores serão anunciados no domingo (16). Os critérios para a escolha dos vencedores serão sabor e apresentação. A comissão julgadora será formada por Erick Buarque que é Chef e professor especialista em culinária pernambucana, Elza Alexandre que é nutricionista, Zelito Nunes escritor, cronista, poeta e frequentador assíduo dos mercados e Beth da Mata que é diretora do MAMAM, artista plástica e estudante de gastronomia. As inscrições para quem quer participar terminam hoje (11). Já estão inscritos 26 boxes nos três mercados.

Virada Multicultural na WEB - A Virada Multicultural do Recife - Conexão Nordeste agitará também a internet. Acompanhe o evento pelas redes sociais e confira a programação completa, bem com a cobertura de todas as ações em tempo real via twitter. Participe das promoções de ingressos para os espetáculos que ocorrerão nos teatros e divulgue as 48h em que o Recife é mais cultura na veia para todos os seus amigos. www.viradamulticultural.rec.br | Twitter - @virada_recife #viradamulticultural | Facebook: /Virada Multicultural do Recife.

Matérias Relacionadas
- Virada Multicultural terá exposições fotográficas
- Ciranda no Marco Zero dá início à Virada Multicultural
- Projetos do Concurso Nacional da Tamarineira estão em exposição até domingo (16)
- Biblioteca de Afogados realiza mais uma FESTIM
- Biblioteca comemora o Dia das Crianças com oficinas de reciclagem
- Virada Multicultural do Recife vai exibir filmes dos nove estados do NE
- Artes cênicas fazem a festa no Parque Dona Lindu durante a Virada Multicultural
- Parque Dona Lindu tem programação especial no Dia das Crianças
- Moda vira arte na Virada Multicultural do Recife
- Ciranda no Marco Zero dá início à Virada Multicultural
- Terça Negra tem eliminatória da Jornada de MCs no Pátio de São Pedro
- Biblioteca comemora o Dia das Crianças com oficinas de reciclagem
- Prefeitura disponibiliza ingressos gratuitos para festival No Ar Coquetel Molotov
- Banda sinfônica comemora 53 anos com concerto no Parque Dona Lindu
- Sítio Trindade apresenta espetáculo “O Rapto do Presente”
- Inscrições para o Festival de Música Carnavalesca terminam na segunda (10)
- Programação, Shows e Cortejo Cultural
- Orquestra Sinfônica do Recife homenageia Beethoven
- Fundação de Cultura abre inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Terça Negra inicia 7ª Jornada de MCs do Hip Hop


Enviar    Imprimir