A Prefeitura     João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ASSINA PORTARIAS QUE CONSTITUEM COMITÊS GESTORES PARA CADEIAS PRODUTIVAS DA CIDADE
16:13 Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

Fernando Silva
 João da Costa assinou portarias
Portarias constituem comitês para cadeias produtivas da cidade

O prefeito do Recife, João da Costa, assinou, na manhã desta sexta-feira (14), portarias que constituem os comitês gestores das cadeias produtivas no município, da Indústria Criativa, de eletroeletrônica e de fármacos. No ato, realizado no gabinete do gestor, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura (PCR), também foram criados dois grupos de trabalho responsáveis pelos estudos da expansão da área do Porto Digital e de concessão de benefícios fiscais para a indústria criativa.

A medida é consequência do estudo realizado pela PCR em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que identificou as dez cadeias mais produtivas com maior potencial de crescimento no município. “Recife já tem vocação natural para a indústria do conhecimento, como é o caso do Porto Digital, que, no ano passado, teve rendimento de cerca de R$ 1 bilhão; hoje emprega 6.700 pessoas com rendimento mensal médio de R$ 2.700,00. A nossa pretensão é desenvolver outras áreas que tenham o mesmo sucesso, como a da economia criativa, com cinema e moda, biotecnologia para dar suporte aos polos medico e farmacêutico, e uma nova estruturação para o polo eletroeletrônico”, disse o prefeito João da Costa.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a iniciativa coloca a gestão municipal a serviço do processo de desenvolvimento econômico associado à inovação tecnológica. “Recife tem uma economia muito dinâmica e tem sido apontada como atração de grandes empreendimentos dos mais variados segmentos, como, comércio, serviço e tecnologia da informação. Isso mostra que a economia da cidade tem vitalidade e valor onde se concentra produção de conhecimento, grandes centros de estudos e pesquisas, onde são desenvolvidos importantes trabalhos”, falou o titular da pasta, que integra o Grupo de Trabalho para a inclusão da Indústria Criativa.

A idéia é que cada uma dessas cadeias tenha seu comitê gestor tripartite, com participação de instituições do poder público, da academia e do setor produtivo com o objetivo de definir estratégias e ações para estimular o desenvolvimento de cada uma.

Na primeira fase, a pesquisa aprofundou as cadeias produtivas da indústria criativa, de eletroeletrônica e de fármacos e levantou os potenciais e os gargalos encontrados nesses setores. Os comitês gestores agora assumirão a tarefa de levar a diante as orientações apresentadas pelo estudo.

A comissão técnica e o grupo de trabalho que também foram instalados nesta sexta-feira (14) terão que apresentar dois estudos muito importantes para a indústria criativa, a viabilidade técnica de expansão da área do Porto Digital até o Bairro de Santo Amaro e a redução do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISQN) de 5% para 2% para todo o setor (beneficio que já é concedido pela PCR para empresas de tecnologia da informação e telemarketing). “Poucos lugares no mundo tem a combinação ‘arte e ciência e cultura e tecnologia’ e em comum a capacidade criativa e o talento de sua gente. Tenho certeza de que, com a visão de empreendedorismo vamos fazer do talento de nossa gente como fonte de renda para a cidade”, opinou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, também integrante do Grupo.

Participaram do ato os secretários municipais Amir Schvartz (Extraordinário da Copa), Gustavo Couto (Saúde), Ceça Brito (Relações Especiais com a Imprensa), Renato L (Cultura), Eric Carrazzoni (Comunicação), Petrônio Magalhães (Finanças), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Maria José De Biase (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos) e Henrique Leite (Governo). Estiveram, ainda, a assessora executiva de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Anita Dubeux, o presidente da Emprel, Wellington Batista, o vereador Estefano Menudo, além de empresários e representantes de instituições acadêmicas.

- Prefeitura do Recife realiza a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Economia Criativa foi tema do último painel do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- João da Costa abre seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Córrego do Jenipapo