Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ASSINA PORTARIAS QUE CONSTITUEM COMITÊS GESTORES PARA CADEIAS PRODUTIVAS DA CIDADE
16:13 Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

Fernando Silva
 João da Costa assinou portarias
João da Costa assinou portarias
Portarias constituem comitês para cadeias produtivas da cidade
Portarias constituem comitês para cadeias produtivas da cidade


O prefeito do Recife, João da Costa, assinou, na manhã desta sexta-feira (14), portarias que constituem os comitês gestores das cadeias produtivas no município, da Indústria Criativa, de eletroeletrônica e de fármacos. No ato, realizado no gabinete do gestor, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura (PCR), também foram criados dois grupos de trabalho responsáveis pelos estudos da expansão da área do Porto Digital e de concessão de benefícios fiscais para a indústria criativa.

A medida é consequência do estudo realizado pela PCR em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que identificou as dez cadeias mais produtivas com maior potencial de crescimento no município. “Recife já tem vocação natural para a indústria do conhecimento, como é o caso do Porto Digital, que, no ano passado, teve rendimento de cerca de R$ 1 bilhão; hoje emprega 6.700 pessoas com rendimento mensal médio de R$ 2.700,00. A nossa pretensão é desenvolver outras áreas que tenham o mesmo sucesso, como a da economia criativa, com cinema e moda, biotecnologia para dar suporte aos polos medico e farmacêutico, e uma nova estruturação para o polo eletroeletrônico”, disse o prefeito João da Costa.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a iniciativa coloca a gestão municipal a serviço do processo de desenvolvimento econômico associado à inovação tecnológica. “Recife tem uma economia muito dinâmica e tem sido apontada como atração de grandes empreendimentos dos mais variados segmentos, como, comércio, serviço e tecnologia da informação. Isso mostra que a economia da cidade tem vitalidade e valor onde se concentra produção de conhecimento, grandes centros de estudos e pesquisas, onde são desenvolvidos importantes trabalhos”, falou o titular da pasta, que integra o Grupo de Trabalho para a inclusão da Indústria Criativa.

A idéia é que cada uma dessas cadeias tenha seu comitê gestor tripartite, com participação de instituições do poder público, da academia e do setor produtivo com o objetivo de definir estratégias e ações para estimular o desenvolvimento de cada uma.

Na primeira fase, a pesquisa aprofundou as cadeias produtivas da indústria criativa, de eletroeletrônica e de fármacos e levantou os potenciais e os gargalos encontrados nesses setores. Os comitês gestores agora assumirão a tarefa de levar a diante as orientações apresentadas pelo estudo.

A comissão técnica e o grupo de trabalho que também foram instalados nesta sexta-feira (14) terão que apresentar dois estudos muito importantes para a indústria criativa, a viabilidade técnica de expansão da área do Porto Digital até o Bairro de Santo Amaro e a redução do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISQN) de 5% para 2% para todo o setor (beneficio que já é concedido pela PCR para empresas de tecnologia da informação e telemarketing). “Poucos lugares no mundo tem a combinação ‘arte e ciência e cultura e tecnologia’ e em comum a capacidade criativa e o talento de sua gente. Tenho certeza de que, com a visão de empreendedorismo vamos fazer do talento de nossa gente como fonte de renda para a cidade”, opinou o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, também integrante do Grupo.

Participaram do ato os secretários municipais Amir Schvartz (Extraordinário da Copa), Gustavo Couto (Saúde), Ceça Brito (Relações Especiais com a Imprensa), Renato L (Cultura), Eric Carrazzoni (Comunicação), Petrônio Magalhães (Finanças), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Maria José De Biase (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos) e Henrique Leite (Governo). Estiveram, ainda, a assessora executiva de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Anita Dubeux, o presidente da Emprel, Wellington Batista, o vereador Estefano Menudo, além de empresários e representantes de instituições acadêmicas.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Economia Criativa foi tema do último painel do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- João da Costa abre seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Córrego do Jenipapo
- Prefeitura do Recife realiza reunião para a criação do Comitê da Cadeia de Eletroeletrônica
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da cerimônia de inauguração do Telecentro de Dois Unidos
- Secretário de Ciência e Tecnologia participa da cerimônia de inauguração do Telecentro de Dois Unidos
- Bairro de Dois Unidos ganha Telecentro
- Sistema Público oferece 182 Vagas para esta quarta (28)
- Atendimento do Banco do Povo Volante acontece no bairro do Vasco da Gama
- Prefeitura divulga disponibilidade de 120 vagas para esta quarta-feira (21)
- Seminário discute geração de renda para as mulheres do Recife
- PCR divulga dados de geração de emprego
- Prefeitura do Recife lança boletim informativo mensal com os dados de geração de emprego no município
- Comerciantes ganham linhas de crédito
- Prefeitura reúne comerciantes da orla de Boa Viagem
- Banco do Povo Volante chega à Nova Descoberta
- Prefeitura do Recife realiza inscrições para cursos de qualificação profissional
- Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- O Teste


Enviar    Imprimir