Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Secretário de Desenvolvimento Econômico participa do lançamento de programa do Porto Digital Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE PROGRAMA DO PORTO DIGITAL
00:00 Segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

Inaldo Lins
Cerimônia aconteceu no auditório do Porto Digital

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participou, na tarde desta segunda-feira (17), do lançamento do Programa de Capacitação Profissional em Tecnologia da Informação do Porto Digital. A cerimônia aconteceu no auditório do Porto Digital, localizada na Rua do Apolo, bairro do Recife. O programa, que envolve cursos de Mestrado, Especialização e Certificações Técnicas, vai capacitar 4,4 mil pessoas até 2013. Serão beneficiadas as áreas de linguagem de programação, língua inglesa, gestão de projetos, gestão empresarial, empreendedorismo, qualidade de software e residência em software.

Com a iniciativa, serão qualificados funcionários das empresas instaladas no Porto Digital e estudantes que ainda não tiveram experiência profissional, de modo que se ampliem as possibilidades de inserção destes futuros profissionais no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação.

Consideramos que esse programa de capacitação profissional é mais uma das medidas para consolidar o Porto Digital como um dos maiores e melhores parques de tecnologia da informação do Brasil. Ele está em sintonia com as medidas anunciadas pelo prefeito do Recife, João da Costa, de extensão dos benefícios fiscais para áreas adjacentes ao bairro do Recife. Esse incentivo permitirá a atração de um maior número de empresas, além das já beneficiadas pelos incentivos fiscais da Prefeitura, e pelo ambiente de inovação propiciado pelo Porto Digital”, disse o secretário José Bertotti.

Portarias - Na última sexta-feira (14), o prefeito João da Costa, assinou portarias que constituem os comitês gestores das cadeias produtivas no município, da Indústria Criativa, de eletroeletrônica e de fármacos. Também foram criados dois grupos de trabalho responsáveis pelos estudos da expansão da área do Porto Digital e de concessão de benefícios fiscais para a indústria criativa.

O Programa de Capacitação Profissional conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Tem também como co-executores o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e a Softex.

Também estiveram presentes ao lançamento do programa o governador do Estado, Eduardo Campos; o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja; o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya e o deputado estadual, Luciano Siqueira.

- Palestra “Ciência mais que divertida” abre VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade
- Prefeitura do Recife realiza a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Economia Criativa foi tema do último painel do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife