Assistência Social     Um mundo lúdico invade o Sítio Trindade Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

UM MUNDO LÚDICO INVADE O SÍTIO TRINDADE
00:00 Terça-feira, 18 de Outubro de 2011

Fotos: Inaldo Menezes
Evento foi direcionado a 600 crianças
Comemoração aconteceu na manhã dessa terça

Prefeitura do Recife promove manhã de brincadeiras para 600 crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e das casas de acolhida do Iasc

Por Kellen Lima

Pula-pula, piscina de bolas, euro bungy, labirinto, skate, futebol, palhaços. Um ambiente lúdico tomou conta do Sítio Trindade na manhã dessa terça-feira (18), em celebração ao mês em que se comemora o Dia das Crianças. O evento, promovido pela Prefeitura do Recife (PCR), por meio da Secretaria de Assistência Social e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), foi direcionado a 600 crianças, com idades entre 7 e 9 anos, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e das casas de acolhida do Iasc.

A manhã com sabor de brincadeira é, segundo o gerente de Erradicação do Trabalho Infantil, Jorge João, voltado para meninos e meninas carentes, por vezes vitimados pelo trabalho infantil ou pela violação de direitos, atendidos pelos projetos sociais da PCR. “Esse é um momento único, em que muitas dessas crianças nunca tiveram essa oportunidade, com brinquedos como esses, com esse momento de alegria”, enfatizou.

A recíproca é verdadeira. A pequena Áurea Celly, 9 anos, mostrou o sorriso largo ao deixar bem claro: “Nunca mais eu vou esquecer esse dia. Eu gosto demais desse lugar, dessas brincadeiras e dos palhaços. Tudo aqui é muito bom”, disse a pequena, ao enfatizar a palavra “muito” alongando o tempo em que pronunciou a primeira sílaba. A manhã também foi agradável para Moisés Santana, 15 anos. “Todo mundo gosta daqui porque todo mundo quer ser criança para sempre”, disse.

Alma de palhaço – Boca azul, nariz de palhaço, meias coloridas. É assim que a arte-educadora Damares Guedes, 20 anos, se transforma na palhaça Meio Metro e diverte as crianças, fascinadas pela fantasia criada. “Vejo o meu trabalho aqui como uma oportunidade de dar alegria a elas, que, talvez, nunca tiveram um momento de sorriso, de estar em meio a outras crianças, de interagir, brincar e se divertir de verdade. Espero estar contribuindo para que o mundo delas seja melhor e que elas não tenham medo desse mundo”, afirmou.

Outras 600 crianças irão aproveitar o espaço dedicado a elas, no período da tarde, das 13h às 17h. A previsão é de que a quarta-feira (19) seja igualmente proveitosa para outros 1.300 meninos e meninas, também participantes dos programas da PCR.

- Viva o Recife Antigo cede espaço para o Festival de Circo do Brasil
- Começa o projeto Núcleo de Formação em Orçamento Público em Gênero
- Sefin promove cursos para servidores
- João da Costa prestigia assinatura do contrato de adesão do Clube Náutico ao Projeto Arena