Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES MUNICIPAIS VISITAM A VI SEMANA MUNICIPAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
10:04 Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011

Palestras, exposições, exibição de vídeos e oficinas de estórias em quadrinhos foram algumas atividades do dia

Por Marcos da Silva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, levou, nesta terça-feira (18), 600 estudantes de 12 escolas municipais para conhecer e participar das ações da VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento, que está sendo realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, traz este ano o tema “Prevenção para um Recife melhor”.

Esta ação, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, tem o intuito de promover espaços de socialização das experiências didáticas realizadas por professores e alunos. O estudo das ciências precisa estar voltado às necessidades da sociedade. Muito dos estudos da sala de aula são expostos nesta Semana para que o educando tenha a oportunidade de vivenciar o conhecimento adquirido”, ressalta a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

Durante a tarde, os estudantes puderam acompanhar um Show de Química, uma palestra sobre asteroides, oficina de estórias em quadrinhos e exposições de projetos de Ciências, Física e Matemática.

Lecionando Física e Astronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Antonio Carlos Miranda ministrou a palestra “Asteroides em Rota de Colisão com a Terra”. “Foi construído um observatório na cidade de Itacuruba, no sertão pernambucano, para rastrear asteroides com possibilidade de cair na Terra. O povo precisa saber que estudos estão sendo feitos para que se criem mecanismos que evitem que estes objetos, rochosos ou metálicos, que tanto podem ter o tamanho de uma laranja quanto o de um edifício, colidam com o nosso planeta. Um acidente dessa dimensão pode ser catastrófico”, ressalta o educador.

Na hora da merenda, o aluno Carlos Roberto (13 anos), que cursa o 4º ano do 2º ciclo (5ª série) na Escola Municipal Divino Espírito Santo (Caxangá), revelou: “Gostei muito da palestra sobre asteroides. Ciências é minha matéria preferida”.

No térreo do Centro Paulo Freire, estão os estandes com as experiências e projetos nas áreas de Ciências, Física e Matemática. Em um deles está a produção de sabão caseiro realizada pelo animador cultural Flávio Reis, da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, na Mustardinha. “Em parceria com a Secretaria de Saneamento, por meio da autarquia Sanear, detectamos que um dos maiores problemas do bairro é o entupimento das galerias por conta do óleo de comida jogado no ralo da cozinha. Estamos cadastrando as donas de casa que moram em nove ruas onde o problema é mais sério. Elas nos doam o óleo para o projeto Recicle e Preserve o Rio Jiquiá e recebem o sabão. A ideia é produzir o sabão e que as mães dos nossos alunos participem do processo para aprender como se faz o produto. Depois, elas mesmas o produzem em casa, gerando renda para a família e preservando o meio ambiente”, explica Reis.

Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), o projeto Educação com Energia da Celpe levará um caminhão com recursos multimídias, que se transforma em sala de aula para a rua lateral do local onde ocorre a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Também na sexta, às 16h, serão conhecidos os três primeiros colocados no concurso de vídeos produzidos por celular. Os vídeos estão no endereço www.semanamunicipaldecienciaetecnologia.wordpress.com/concurso/ e a escolha se dará pelo voto durante o acesso. Até o final do último dia da Semana, educandos de 30 escolas da Rede Municipal de Ensino terão passado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire para acompanhar as atividades.

Serviço:

VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
Tema: “Prevenção para um Recife melhor”
De terça (18) à sexta-feira (21), a partir das 9h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena

Outras informações:
http://semanamunicipaldecienciaetecnologia.wordpress.com

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega mais de 300 óculos a estudantes da Rede
- Prefeitura promove Semana Municipal de Alimentação Saudável
- Estudantes da rede participam de festival de cinema
- Comemorações pelo Mês da Criança prosseguem com oficinas no Geraldão
- Estudantes prestigiam Festival Internacional de Cinema Infantil
- Exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares” mostra um lar ecologicamente correto
- Mais cinema, artes e passeios para as crianças na semana que vem
- Usuários e profissionais da Saúde conhecem o Recife a partir do barco-escola
- Mini-desfile de fantasia na creche da Prefeitura do Recife
- Saúde e Educação promovem passeio ecológico para usuários da rede municipal
- Prefeitura do Recife entrega de certificados para alunos do curso de Construção Civil
- Concluintes do Projovem Urbano mostram seus talentos no palco do Teatro Luís Mendonça
- Prefeitura continua com as comemorações do Mês da Criança
- Prefeitura do Recife inicia programa de Educação para o Trânsito na rede municipal
- Dia de “Pintar o Sete” na creche da Prefeitura do Recife
- Beneficiárias do Bolsa Escola visitam Oficina Cerâmica de Brennand
- PCR entrega certificados de conclusão a alunos de escolas profissionalizantes
- I Fórum de Educação de Jovens e Adultos é encerrado nesta sexta
- Prefeitura do Recife lança programa educatransito@recife
- Prefeitura qualifica profissionais da Educação em Mediação de Aprendizagem


Enviar    Imprimir