Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA ENTREGA MAIS DE 300 ÓCULOS A ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
20:12 Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011

O Programa Olhar Recife, criado pela PCR em 2010, já atendeu cerca de 39 mil estudantes municipais com consultas oftalmológicas, fornecimento de óculos ou reabilitação visual.

A Prefeitura do Recife entrega, nesta quinta-feira (20), às 11h30, na Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga, mais de 300 óculos a estudantes de 41 escolas municipais dos distritos sanitários IV, V e VI do Recife, que foram beneficiados pelo Programa Olhar Recife. A iniciativa desenvolvida pelo Município desde 2010, por meio de uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Saúde, já atendeu a cerca de 39 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. O programa conta com a parceria da Fundação Altino Ventura.

O “Olhar Recife” tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração dos estudantes, facilitando o acesso destes alunos à consulta oftalmológica e a óculos corretivos. O Programa garante toda a linha de cuidados, inclusive o de reabilitação visual, quando necessário, e conta com uma equipe de 130 profissionais das secretarias de Educação e Saúde. Todos os profissionais são devidamente capacitados para fazer uma pré-triagem com os alunos nas escolas. Após essa primeira etapa, já nos mutirões realizados nas escolas, todas as terças-feiras do mês, reunindo de 600 a 1200 alunos por mutirão, os profissionais da Fundação Altino Ventura (FAV) realizam um exame preliminar.

Nesta avaliação mais apurada, são utilizados sofisticados equipamentos como lâmpada de fenda, greens e retinoscópio, por uma equipe composta por cinco oftalmologistas, três assistentes oftalmológicos e um técnico social da FAV. Se necessário, os profissionais indicam o uso de óculos, que são comprados pela Prefeitura e entregues aos alunos que necessitam. Os casos mais graves como estrabismo, deslocamento de retina e glaucoma, são encaminhados para tratamentos específicos na FAV.

Desde julho de 2011, estão sendo beneficiados alunos do 1º ao 4º ciclo matriculados em 62 escolas da Rede Municipal nos Distritos Sanitários IV e V e as escolas do PSE do Distrito VI. De julho até agora, o projeto já atendeu a cerca de 12 mil estudantes, encaminhando mais de 2 mil para consulta. Até o final de novembro os mutirões terão beneficiado mais de 21 mil alunos com as triagens. De julho de 2011 até agora, quando o “Olhar Recife” iniciou sua segunda fase, o investimento em consultas e óculos já atinge a casa dos R$ 40 mil, lembrando que o último mutirão deste ano acontece em 29 de novembro, totalizando 17 mutirões em apenas um semestre.

Só no ano de 2010, a Prefeitura atendeu a 26.498 mil estudantes de 94 escolas municipais, nos Distritos Sanitários I, II e III, realizando a triagem ocular e encaminhando para consulta oftalmológica 4.462 estudantes. Desse total, a Prefeitura do Recife garantiu 694 óculos àqueles que apresentaram problemas de refração. As crianças que apresentaram deficiência visual foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação Menina dos Olhos da FAV. O investimento total da Prefeitura, em 2010, foi de R$ 83 mil, contando com as consultas e óculos.

Matérias Relacionadas
- João da Costa inaugura novas instalações da Escola Jader Figueiredo
- Estudantes municipais visitam a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Prefeitura promove Semana Municipal de Alimentação Saudável
- Estudantes da rede participam de festival de cinema
- Comemorações pelo Mês da Criança prosseguem com oficinas no Geraldão
- Estudantes prestigiam Festival Internacional de Cinema Infantil
- Exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares” mostra um lar ecologicamente correto
- Mais cinema, artes e passeios para as crianças na semana que vem
- Usuários e profissionais da Saúde conhecem o Recife a partir do barco-escola
- Mini-desfile de fantasia na creche da Prefeitura do Recife
- Saúde e Educação promovem passeio ecológico para usuários da rede municipal
- Prefeitura do Recife entrega de certificados para alunos do curso de Construção Civil
- Concluintes do Projovem Urbano mostram seus talentos no palco do Teatro Luís Mendonça
- Prefeitura continua com as comemorações do Mês da Criança
- Prefeitura do Recife inicia programa de Educação para o Trânsito na rede municipal
- Dia de “Pintar o Sete” na creche da Prefeitura do Recife
- Beneficiárias do Bolsa Escola visitam Oficina Cerâmica de Brennand
- PCR entrega certificados de conclusão a alunos de escolas profissionalizantes
- I Fórum de Educação de Jovens e Adultos é encerrado nesta sexta
- Prefeitura do Recife lança programa educatransito@recife


Enviar    Imprimir