Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO ANUNCIA PLANO DE AÇÃO PARA CARGA E DESCARGA NO RECIFE
19:28 Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

Entre as principais medidas estão o disciplinamento de abastecimento no Centro e um projeto de lei para responsabilizar os receptores de cargas em horários inadequados

Nesta sexta-feira (21), o prefeito João da Costa anuncia, em coletiva d imprensa, novas ações para melhorar o trânsito na capital pernambucana. Isso porque o gestor divulgará, às 12h, a nova regulamentação para carga e descarga nas ruas da cidade. A coletiva acontece na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no 9º andar do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo.

O novo disciplinamento faz parte do Plano de Ações para o Trânsito 2011/2012 e começa valer a partir de janeiro de 2012 por meio de uma portaria municipal oficializando as medidas. As mudanças na carga e descarga estão estruturadas em quatro pontos fundamentais: operação nos principais corredores de transporte; implantação de Zona Azul para carga e descarga no Centro; disciplinamento no entorno dos mercados públicos; e restrição de circulação de caminhões no Centro e principais corredores de transporte.

Nas avenidas de grande fluxo, que têm proibição de estacionamento permanente, haverá horários em que a carga e a descarga poderão ser feitas. Essa medida terá o nome de Operação Corredor Limpo e só permitirá o abastecimento dos centros comerciais nos horários das 22h às 05h ou 23h às 05h, nos dias úteis e sábados. Entre os corredores com a nova regulamentação estão as avenidas Recife, Caxangá, Mascarenhas de Morais, Norte, Cruz Cabugá e Domingos Ferreira.
Outro item da portaria será a definição de critérios para carga e descarga no Centro (São José, Santo Antônio, Recife e Boa Vista). Nessa região, haverá a implantação de vagas de Zona Azul para carga e descarga. Serão cerca de 100 espaços distribuídos em mais de 30 ruas.

Nessas vias, as vagas serão destinadas exclusivamente para veículos de até seis metros de comprimento. Os valores e horários diferenciados para o serviço serão publicados na portaria.
Além da nova modalidade de Zona Azul, o documento trará restrição de circulação de veículos com mais de seis metros de comprimento no Centro do Recife e principais corredores de transporte. Os veículos acima desse tamanho não poderão circular de 06h às 22h. Já nos corredores de transporte, a restrição desses caminhões será durante os horários de pico, assim definidos: 6h30 às 9h e 17 às 20h.

Por fim, será tratada a operação de carga e descarga no entorno dos mercados públicos. Assim, serão definidas as vagas com horários para abastecimento dos centros comerciais, criando uma rotatividade dos veículos que irão utilizar os espaços para o fornecimento das mercadorias. Estão previstos no projeto, os arredores dos mercados da Boa Vista, São José, Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados, Madalena, Água Fria, Beberibe, Nova Descoberta e Cordeiro.

Além da portaria com a nova regulamentação, o prefeito informará sobre a criação de um projeto de lei que responsabilizará os proprietários dos estabelecimentos que receberem cargas em horários inadequadas. A CTTU elaborará o documento e encaminhará para a apreciação da Câmara de Vereadores neste mês.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de assinatura da ordem de serviço do Terminal Cosme Damião
- João da Costa entrega notebooks a professores e escolas da Rede
- João da Costa assina protocolo de intenções para implementar programa de qualificação profissional
- Chegam ao fim inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Prefeitura do Recife ordena trânsito no entorno do Mercado da Madalena
- Prefeitura do Recife assina convênio com Federação Pernambucana de Patinagem
- João da Costa prestigia inauguração de novo hospital do Recife
- João da Costa assina protocolo de intenções para capacitação de profissionais para o Estaleiro Promar
- Codecir participa de Encontro Latino-Americano de Psicologia em Emergências e Desastres
- Emprel promove palestra de gerente da Symantec do Brasil
- Viva o Recife Antigo cede espaço para o Festival de Circo do Brasil
- Um mundo lúdico invade o Sítio Trindade
- Começa o projeto Núcleo de Formação em Orçamento Público em Gênero
- Sefin promove cursos para servidores
- João da Costa prestigia assinatura do contrato de adesão do Clube Náutico ao Projeto Arena
- João da Costa discute investimentos da Rede Cegonha no Recife com ministro da Saúde
- Prefeitura do Recife realiza recapeamento de quatro ruas em Casa Amarela
- Dia Mundial da Alimentação é comemorado no Mercado da Encruzilhada
- Prefeito premia campeões do Futebol Participativo
- João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade


Enviar    Imprimir