Secretaria Extraordinária da Copa de 2014     Recife garante cinco jogos na Copa do Mundo e deverá ter a Copa das Confederações Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Secretaria Extraordinária da Copa de 2014

RECIFE GARANTE CINCO JOGOS NA COPA DO MUNDO E DEVERÁ TER A COPA DAS CONFEDERAÇÕES
19:52 Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011

Fernando Silva
Prefeito e o governador comemoraram o anúncio
Carlos Augusto
 Amir Schvartz ressaltou o avanço das obras no Recife

Participação no torneio preparatório depende apenas ao andamento das obras da Arena

O Recife receberá cinco jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 e tem grandes chances de ser uma das sedes da Copa das Confederações, que acontecerá em junho de 2013 e funciona como preparação para o evento principal. O anúncio da tabela das competições foi feito nesta quinta-feira (20), na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. A confirmação da presença do Recife na Copa das Confederações dependerá apenas do andamento das obras da Arena e de seus acessos viários.

Na primeira fase, a capital pernambucana receberá quatro partidas, marcadas para os dias 14, 20, 23 e 26 de junho. Passada a etapa inicial, chega a vez das oitavas-de-final, que têm 16 equipes. Nesta fase, o Recife abrigará uma partida, no dia 29 de junho. A decisão foi recebida com muito otimismo pelo prefeito João da Costa e pelo governador Eduardo Campos, que receberam a Imprensa, na tarde da quinta-feira, para falar sobre a boa notícia.

O Recife está muito contente com esse anúncio. O trabalho em parceria com o Governo do Estado vem dando certo e, a partir de agora, vamos acelerar ainda mais os processos fundamentais para a Copa”, assegurou o prefeito, citando as obras da Via Mangue e os 13 projetos de novos hotéis na cidade. “A Copa das Confederações é um teste importante e vai contribuir para a consolidação do Recife enquanto destino turístico internacional. Vamos trabalhar cada vez mais para receber as seleções, os turistas e preparar a cidade já para 2013”, afirmou João da Costa.

Para o governador Eduardo Campos, a Copa das Confederações está garantida. “Foi uma notícia muito positiva, que nos deixa confiantes num excelente legado para a região metropolitana. Vencemos muitas desconfianças, estamos rigorosamente dentro dos prazos e seremos sede da Copa das Confederações”, destacou. De acordo com ele, agora é torcer para que a cidade receba, em ambos os eventos, seleções de países que tenham boa relação com Pernambuco, resultando num incremento do fluxo turístico pós-evento.

O secretário municipal da Copa 2014, Amir Schvartz, lembrou que cada uma das 12 sedes recebeu, no mínimo, quatro jogos. “A Fifa priorizou os estádios que estão sendo reformados e não construídos, pois apresentam menor risco de atrasos, além daqueles com capacidade para mais de 60 mil torcedores. É bom lembrar que há a possibilidade de três sedes do Nordeste receberem a Copa das Confederações. Temos que aproveitar esse potencial de forma conjunta”, disse. Já Ricardo Leitão, secretário estadual da Copa, ressaltou que as obras viárias de acesso à Arena precisarão estar prontas em 2013. “Teremos que concluir a duplicação da BR-408, o Ramal da Copa e seu viaduto de conexão com a BR, a operação do metrô Cosme Damião e do terminal integrado de ônibus”.

Ótimo momento - A conquista dos cinco jogos da Copa do Mundo 2014 e a forte possibilidade de receber a Copa das Confederações consagram o excelente momento econômico e social vivido por Pernambuco e pelo Recife, que se refletem na chegada de investimentos estruturadores, queda expressiva do desemprego e dos índices de violência. Receber o evento garantirá imensa visibilidade internacional para o Estado e para a Cidade, estimulando ainda mais o turismo e o desenvolvimento econômico.

- Prefeito entrega Escola Jader Figueiredo totalmente requalificada
- Copa garantirá legado de obras estruturadoras para o Recife
- João da Costa participa de assinatura da ordem de serviço do Terminal Cosme Damião
- João da Costa entrega notebooks a professores e escolas da Rede