Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEU MURILLO LA GRECA RECEBE A EXPOSIÇÃO “JOVENS DESIGNERS”
12:44 Sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

Projeto apresenta 40 produtos originais desenvolvidos por universitários de todo o Brasil.

O Museu Murillo La Greca, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe mais uma exposição que explora a inovação. Depois de abrigar a mostra e feira itinerante “Desvenda”, com arte em diversos suportes e linguagens, o museu abre espaço para o design de produtos com a exposição “Jovens Designers”, que chega ao Recife, após grande sucesso em São Paulo. São 40 projetos desenvolvidos por universitários de todo o Brasil, com destaque para os seis que foram premiados que serão expostos no Salone Satellite 2012, em Milão (Itália). A abertura da mostra acontece neste sábado (22), às 20h. A exposição segue em cartaz no Museu Murillo La Greca até o dia 13 de novembro. O acesso é gratuito.

O projeto “Jovens Designers” está na sua 4ª edição e tem trabalho voltado para estudantes de design de produto de todo o País, com o intuito de estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Na exposição, os visitantes irão conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações.

Esta edição do projeto “Jovens Designers” foi organizada em sete nichos: Entreter, Acolher, Integrar, Facilitar, Deslocar, Vestir e Morar. Cada um deles contém produtos com utilidades específicas como passatempo e distração, proteção e conforto, conexão, manuseio de interfaces, processos de locomoção, tendências de moda e necessidades no espaço residencial, respectivamente. O design é trabalhado sempre buscando soluções originais e eficientes para agregar novos valores a produtos e serviços.

CONHEÇA ALGUNS PRODUTOS

O aluno Caio Mendes Souza, de Minas Gerais, desenvolveu a Neuro, luminária interativa inspirada nos neurônios. A peça permite que o usuário personalize seu próprio objeto, que pode ser utilizado não somente como luminária, mas também como divisória de ambientes, conectando quantos “neurônios” quiser.

A aluna Francine Velho Daniel, do Rio Grande do Sul, criou acessórios femininos em couro, com restos e falhas da empresa Ooze Leather. As peças unem sustentabilidade e moda e fazem parte da coleção Circular Montion. O produto é exclusivo, já que nenhum descarte é igual ao outro, e foi projetado para não necessitar do uso de cola.

Os alunos Jean Carlos Loiola Portes, Luana Rodrigues de Barros e Sérgio Marques da Silva desenvolveram o equipamento de transferência de pacientes (ETP). A peça foi concebida para facilitar o transporte de pacientes de hospitais e clínicas médicas de um leito para a cadeira de rodas, de uma maca para o leito, interagindo com qualquer equipamento pelo qual o paciente deva ser transferido.

A aluna Isabelle Gurgel Mota Saraiva criou o adaptador universal de talher, destinado a crianças com deficiência motora. Sua forma diferenciada proporciona maior interação do produto com o usuário, assim como conforto na sua utilização e estimulo ao uso do mesmo. Os alunos Rafaely Bernardineli e Bruno Silveira Camargo criaram o brinquedo Baboo, lúdico-educativo em madeira, para crianças de 2 a 5 anos (pré-escolar), que proporciona um desenvolvimento psicomotor, facilitando a interpretação do mundo e colaborando no aprendizado escolar.

O projeto Tsukami foi desenvolvido pelo aluno Renato Marquezin de Oliveira. A proposta de desenvolvimento deste projeto consiste em criar um novo design de calçado, tomando como princípio a filosofia do Origami e do Tangram, repensando a idéia de “vestir o pé”.

Serviço:

Exposição “Jovens Designers”
Abertura: sábado (22), às 20h
Visitação até 13 de novembro
Horário: De terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos das 13h às 17h
Museu Murillo La Greca: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim
www.jovensdesigners.com.br

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega Escola Jader Figueiredo totalmente requalificada
- Recife garante cinco jogos na Copa do Mundo e deverá ter a Copa das Confederações
- Copa garantirá legado de obras estruturadoras para o Recife
- João da Costa participa de assinatura da ordem de serviço do Terminal Cosme Damião
- João da Costa entrega notebooks a professores e escolas da Rede
- João da Costa assina protocolo de intenções para implementar programa de qualificação profissional
- Chegam ao fim inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Prefeitura do Recife ordena trânsito no entorno do Mercado da Madalena
- Prefeitura do Recife assina convênio com Federação Pernambucana de Patinagem
- João da Costa prestigia inauguração de novo hospital do Recife
- João da Costa assina protocolo de intenções para capacitação de profissionais para o Estaleiro Promar
- Codecir participa de Encontro Latino-Americano de Psicologia em Emergências e Desastres
- Emprel promove palestra de gerente da Symantec do Brasil
- Viva o Recife Antigo cede espaço para o Festival de Circo do Brasil
- Um mundo lúdico invade o Sítio Trindade
- Começa o projeto Núcleo de Formação em Orçamento Público em Gênero
- Sefin promove cursos para servidores
- João da Costa prestigia assinatura do contrato de adesão do Clube Náutico ao Projeto Arena
- João da Costa discute investimentos da Rede Cegonha no Recife com ministro da Saúde
- Prefeitura do Recife realiza recapeamento de quatro ruas em Casa Amarela


Enviar    Imprimir