Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR
12:06 Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife lançou, na tarde do último sábado (22), no Cinema São Luiz, o Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde do Educador. Durante o evento, foi exibido o filme “Uma Professora Muito Maluquinha”, que faz parte do Festival Internacional de Cinema Infantil, com a presença de Carla Camurati, produtora da película.

De acordo com a secretária de Educação, Ivone Caetano, esta é uma ação pioneira da Prefeitura do Recife. “O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do professor. Estamos realizando várias ações voltadas para elevar a auto-estima do educador. Ele também precisa ter formação cultural com acesso a bons livros, peças de teatro, filmes que, sem dúvida, contribuem para as práticas educativas”, concluiu.  A produtora do filme Uma professora muito maluquinha, Carla Camuratti, disse estar muito feliz em apresentar a película, que trata de educação para um público de professores.Os educadores têm o papel mais importante do País. A educação é o caminho para o crescimento intelectual do povo. O filme trata da função de vocês (educadores) na sociedade, declarou. A ação faz parte da política de valorização do professor implementada pela Prefeitura do Recife.

Segundo a professora Silvana, umas das responsáveis pelo Programa, a ideia é oferecer aos educadores momentos para que ele possa relaxar. “Serão oferecidas oficinas de reflexologia, bioenergética, dança, palestras, entre outras ações. Tudo por adesão”, explicou. A iniciativa foi aprovada pela vice-dirigente da Escola Municipal Solano Trindade, Adélia Muniz. “É primordial cuidar do bem estar do professor. Melhorar a qualidade de vida do professor vai trazer retorno para a escola. Isso é muito bom”, comemorou.

As primeiras ações do programa serão desenvolvidas por meio do Projeto “Cuidar d@ Educador@”. Durante esta semana, de hoje (24) a sexta-feira (28), à noite; e sábado (29), pela manhã e à tarde, uma série de atividades serão realizadas no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena; e no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania, na Boa Vista, destacando temas de promoção da saúde física e mental e prevenção das patologias associadas à profissão, que contribuem para constantes afastamentos do ambiente de trabalho, sobretudo dos profissionais que atuam em sala de aula.

A pesquisa, realizada entre os dias 22/08 e 04/10, teve os seguintes temas eleitos pelos professores: Acupuntura, Dança de Salão, Hidroginástica, Yoga, Reflexologia, Oficina Vivencial, Alongamento, Exercícios de Bioenergética, Natação, Seminários, Roda de Terapia e Arteterapia.

Professores da rede com habilitação profissional específica nos campos de interesse desse projeto, bem como profissionais de fora da rede, reconhecidos pela sua atuação, serão os coordenadores dos encontros. Os educadores interessados precisam fazer a sua adesão no Portal do Professor (www.educar.recife.com).

Matérias Relacionadas
- Secretária de Educação dá continuidade à entrega de kits Tecnológicos
- Prefeitura lança Programa de Qualidade de Vida do Professor
- Prefeitura do Recife e Federação Pernambucana de Patinagem assinam convênio
- Pais elegem seus representantes para o Conselho Municipal de Educação
- Aluno da Escola Municipal São Cristóvão vence concurso de desenho
- Prefeitura realiza entrega de óculos a estudantes da Rede Municipal
- Estudantes da Rede Municipal aprendem como manter uma alimentação saudável
- Prefeitura entrega mais de 300 óculos a estudantes da rede municipal de ensino
- João da Costa inaugura novas instalações da Escola Jader Figueiredo
- Estudantes municipais visitam a VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- Prefeitura promove Semana Municipal de Alimentação Saudável
- Estudantes da rede participam de festival de cinema
- Comemorações pelo Mês da Criança prosseguem com oficinas no Geraldão
- Estudantes prestigiam Festival Internacional de Cinema Infantil
- Exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares” mostra um lar ecologicamente correto
- Mais cinema, artes e passeios para as crianças na semana que vem
- Usuários e profissionais da Saúde conhecem o Recife a partir do barco-escola
- Mini-desfile de fantasia na creche da Prefeitura do Recife
- Saúde e Educação promovem passeio ecológico para usuários da rede municipal
- Prefeitura do Recife entrega de certificados para alunos do curso de Construção Civil


Enviar    Imprimir