Educação, Esporte e Lazer     Prefeitura inaugura a 7ª horta comunitária escolar Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA INAUGURA A 7ª HORTA COMUNITÁRIA ESCOLAR
00:00 Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011

Luciano Ferreira
Programa faz parte das atividades extraclasse

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, inaugurou, ontem (26), na Escola Municipal Almirante Soares Dutra, no bairro do Cabanga, a sétima horta comunitária escolar. A ação tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a adotarem hábitos alimentares saudáveis, com a inclusão de verduras e hortaliças.

O programa hortas comunitárias escolares faz parte das atividades extraclasse da Secretaria, levando o estudante a obter conhecimentos também fora da sala de aula. Além do incentivo a criação de hortas nas unidades de ensinos, durante todo o ano são realizados passeios pelo Rio Capibaribe através do Barco Escola. Eles também assistem a espetáculos teatrais, vão ao cinema, exposições e museus, lembrou a secretária de Educação, Ivone Caetano.

Para a diretora de Alimentação Escolar do Recife, Teresinha Pimentel, além da mudança dos hábitos alimentares, o cultivo de uma horta estimula um futuro mais saudável para os pequenos. As crianças aprendem que com o consumo desses alimentos se tornarão adultos e idosos mais saudáveis, com menos doenças, e transmitirão estes conhecimentos para os amigos e familiares, afirmou.

A cerimônia de inauguração da nova horta contou com a apresentação da peça teatral Amigos da Natureza, em que os personagens eram hortaliças e verduras. Seja amigo da natureza, não jogue lixo no chão; ajude nossa horta a fazer a plantação, foi um dos refrões cantados pelos alunos, com idades entre 5 e 12 anos. Depois, houve um momento pedagógico, onde foram sinalizadas quais sementes seriam plantadas e os benefícios do consumo de vegetais para o desenvolvimento do organismo.
O estudante Luís Rodrigues, 10 anos, participou da peça e aprendeu várias lições. Aprendi a comer mais salada e a importância de preservar a natureza, ressaltou o jovem. Com a ajuda do técnico agrícola Diego Oliveira e da horteira Edileuza Silva, mãe de dois alunos da unidade de ensino, as crianças plantaram alface, coentro, cebolinha, beterraba, rabanete e salsa.

- Prefeitura leva crianças para o Game Station
- Prefeitura do Recife inicia preparativos para Dia de Finados
- Horário de curso é alterado devido a feriado do servidor
- Conselheiro do Ministério da Previdência ministra palestra para servidor da PCR