Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA APRESENTA CENOGRAFIA DO NATAL 2011
14:07 Quarta-feira, 9 de Novembro de 2011

Projeto é baseado em iluminação com alta tecnologia e sustentabilidade para decorar ruas, pontes e praças. Adereços apostam nos ícones da cultura regional e da natureza, além de símbolos tradicionais natalinos

Luzes e cores irão fazer o Recife brilhar durante o Ciclo Natalino 2011. Os detalhes da cenografia que irá vestir a cidade foram apresentados na manhã desta quarta-feira (09) em coletiva de imprensa realizada pelo prefeito João da Costa, no seu gabinete, na sede da Prefeitura do Recife. Em 2011, o projeto cenográfico está baseado em iluminação com alta tecnologia, design moderno e sustentabilidade ambiental para destacar a capital pernambucana entre as cidades brasileiras mais belas durante o fim de ano. O projeto foi elaborado por um consórcio formado pela empresa internacional Blachere Iluminação e pela empresa pernambucana Lixiki, garantindo ineditismo e personalização para a cenografia do Recife. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Milton Coelho, e do secretariado municipal.

João da Costa destacou que no ano passado a Prefeitura organizou um dos melhores ciclos natalinos dos últimos anos e que o objetivo é melhorar. “Estamos trabalhando com afinco para fazer um Natal e um Reveillon ainda melhor em 2011, pois estamos cada vez mais buscando a profissionalização dos nossos eventos culturais. O Carnaval já vem sendo um exemplo de produção e gestão cultural”, afirmou o prefeito.

A cidade será decorada com adereços produzidos a partir de resíduos de plástico PET e iluminação LED, este ano com maior intensidade, resultando num efeito de luz ainda mais bonito. Devido ao tratamento especial dado ao material PET transparente ou colorido com verniz vitral em tons de azul e violeta, a decoração terá uma boa visibilidade não somente à noite, mas também durante o dia.

Durante a coletiva, a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Cidade, Luciana Félix, apresentou as principais ruas, pontes e praças do Recife que serão decoradas com ícones tradicionais natalinos como bolas, anjos e a Sagrada Família; elementos da cultura regional presentes no Auto de Natal Baile do Menino Deus; e da natureza, como casulos, borboletas, pétalas e flores.

Uma das novidades deste ano será a árvore, que estará ainda maior, com 36 metros de altura, e será instalada no Rio Capibaribe, entre as pontes Giratória e Maurício de Nassau, composta por 80 bolas iluminadas em tons de branco e vermelho.
“O Recife vai ficar ainda mais bonito iluminado. Em 2011, será o Natal do Coração, pois a solidariedade, a paz e o amor são sentimentos que estão no coração dos recifenses. Em outros anos, a iluminação ressaltava somente a arquitetura da cidade. A partir da gestão do prefeito João da Costa, a cenografia está mais lúdica. Este ano trazemos elementos da cultura regional, com personagens do ‘Baile do Menino Deus’ e da natureza”, destacou Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura.

Outra novidade é que, este ano, a cenografia se expande pela cidade, agregando a Ponte Duarte Coelho, a Praça de Casa Forte e o Parque Dona Lindu. A decoração segue abrangendo os principais pontos do Recife: as seis pontes (Princesa Isabel, Duarte Coelho, Limoeiro, Giratória, Buarque de Macedo e Maurício de Nassau), a Avenida Agamenon Magalhães, o Marco Zero, a Praça do Arsenal, a Rua do Bom Jesus, a Avenida Rio Branco, a Avenida Marquês de Olinda, a Rua Barbosa Lima, a Rua Madre de Deus, e ainda os três jardins de Boa Viagem, na Zona Sul, e o Sítio Trindade, na Zona Norte.

Recifenses e turistas poderão conhecer toda a iluminação natalina participando dos passeios Circuito Recife Iluminado, que serão realizados pela Natalioca, versão natalina da já conhecida Frevioca. O carro alegórico ganhará 24 metros de cascatas LEDs e terá trilha sonora com músicas natalinas e acompanhamento de guias turísticos. As saídas serão sempre nos fins de semana, de sexta a domingo, durante todo o mês de dezembro. “No ano passado, constatamos o sucesso dessa iniciativa e vamos repeti-la com um número maior de saídas da Natalioca”, promete o secretário de Cultura, Renato L.

Sustentabilidade – A iluminação do Ciclo Natalino do Recife utilizará diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED, o que possibilita uma iluminação de grande intensidade, mas com uma redução de 80% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas.

Todos os adereços do projeto cenográfico são produzidos com resíduos plásticos do tipo PET, recolhidos pelas associações de catadores do Recife, contribuindo assim para a preservação ambiental e a inclusão social. Para a produção de toda cenografia, serão reaproveitadas 70 mil garrafas PET, que gerariam um grande impacto ambiental caso fossem descartadas no meio ambiente, em mais uma prova do compromisso da Prefeitura do Recife em promover um espetáculo de luzes e cores com responsabilidade e zelo com a cidade.

Uma das precursoras do design de iluminação, a Blachere é líder no uso de tecnologias inovadoras como o LED e já realizou projetos para cidades como Paris, Londres, Milão, Nova York, Lisboa, São Petersburgo e São Paulo. Já a Lixiki, parceria habitual do São João do Recife, aposta na valorização do trabalho manual e dos processos de redução de impactos ambientais e preservação dos recursos naturais.

Cidade iluminada - Um dos principais corredores da cidade, a Avenida Agamenon Magalhães, será enfeitada com revoadas de borboletas. Entre os viadutos Capitão Temudo e da João de Barros, serão instalados cerca de 500 adereços, entre borboletas de diferentes tamanhos, pétalas e casulos nas cores branca, azul e violeta, distribuídos em árvores e postes de apoio ao longo da avenida.

As famosas pontes do Recife serão adornadas com adereços e pórticos e iluminadas com cordões de LED, criando paisagens cativantes para aqueles que circulam pelo coração da cidade. Flores, borboletas e cascatas vão encher de brilho as pontes Giratória e Buarque de Macedo. Já as pontes Princesa Isabel e Limoeiro recebem adereços que remetem a fogos de artifícios coloridos. As pontes Maurício de Nassau e Duarte Coelho ganham árvores e bolas natalinas.

Luzes natalinas tomarão conta do Bairro do Recife. As avenidas Marquês de Olinda, Rio Branco e a Rua Barbosa Lima ganharão pórticos nos acessos ao Marco Zero, que por sua vez será decorado com personagens do Baile do Menino Deus, como o bumba-meu-boi e o jaraguá instalados em totens. O Marco Zero também receberá paineis com a Sagrada Família e com anjo.

Ainda no Bairro do Recife, a cenografia natalina ocupa a Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal com grandiosidade. Cinco pórticos iluminados com 10 metros de largura, em forma de arco, enfeitarão a Rua do Bom Jesus com borboletas, pétalas e bolas natalinas. A Praça do Arsenal ganhará decoração aérea formada por uma guirlanda de seis metros de diâmetro com bolas.

Na Zona Sul da cidade, o Parque Dona Lindu, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e já referendado como um dos mais importantes espaços para a cultura brasileira, terá figuras em homenagem ao Baile do Menino Deus fixadas na fachada da Galeria Janete Costa. Já os três jardins de Boa Viagem ganharão pergolados iluminados com cascatas em cordões de LED, garantindo um espetáculo de luzes à beira mar. Na Zona Norte, o Sítio da Trindade será decorado com árvores de Natal iluminadas e o casarão contornado com cordões de LED branco.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- João da Costa toma posse no Conselho da Sudene
- Conselho da Mulher do Recife empossa novas integrantes
- João da Costa prestigia inauguração da nova sede da Rádio Olinda
- João da Costa apresenta projeto cenográfico do Ciclo Natalino 2011
- Secretário de Serviços Públicos se reúne com presidente da Compesa
- Prefeito João da Costa recebe homenagem na ABAV-PE
- Gestoras negras da Prefeitura do Recife constroem agenda de ações
- PCR promove 9º Passeio do Dia Nacional da Pessoa Idosa
- Grupo de Trabalho da Comunidade do Pilar participa de reunião no Sebrae
- Secretaria da Mulher promove Encontro de Gestoras Negras
- Secretária de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras conversa com internautas pela twitcam
- Prefeitura integra a Semana Global do Empreendedorismo
- Prefeito João da Costa celebra aniversário
- Recife recebe 15º Congresso Brasileiro e 1º Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana
- João da Costa prestigia posse dos delegados do Orçamento Participativo
- Secretária de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras conversa com internautas pela twitcam
- Prefeito João da Costa vistoria obras em Roda de Fogo
- João da Costa prestigia a 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- João da Costa participa da 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Mulheres da RPA-3 participam de Oficina de Formação em Orçamento Público


Enviar    Imprimir