Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DÃO AULA DE SUSTENTABILIDADE
18:07 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011

Através da música, teatro e vídeos, eles mostraram a importância da educação ambiental e do consumo consciente

Por Suzan Vitorino

Estudantes da Rede Municipal de Ensino mostraram que estão antenados com as questões de sustentabilidade. Durante esta quinta-feira (10) mais de 800 alunos se reuniram no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Bairro da Madalena) para socializar as experiências produzidas dentro do Programa Escolas Sustentáveis. O Programa é da Prefeitura do Recife em parceria com a Fundação Kraft Foods e Editora Evoluir Cultural. Além de possibilitar mudança de consciência nos estudantes sobre a importância da preservação ambiental, o Escolas Sustentáveis amplia o olhar do professor sobre o tema.

A assessora executiva da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Irenice Bezerra, abriu o evento destacando a importância do trabalho. “A Secretaria vem tratando com seriedade a educação ambiental. Os estudantes precisam adquirir esse conhecimento para repassá-lo para a família e para a comunidade, zelando pelo meio ambiente”, afirmou Irenice.

A apresentação dos educandos começou com a exibição de um vídeo explicativo sobre os objetivos do Programa Escolas Sustentáveis. Em seguida as escolas se apresentaram para o público, mostrando o que aprenderam nas aulas. A Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, do bairro do Vasco da Gama, encenou a peça “Sustentabilidade: de quem é a responsabilidade?”.

O coordenador do projeto, Rafael Pereira, comemorou o resultado do evento. “As crianças se tornam mais críticas quanto à questão da sustentabilidade. Temos monitores que visitam quinzenalmente as escolas e acompanham de que maneira os estudantes vêm tratando do tema”, explica. Desde maio deste ano a Prefeitura do Recife vem realizando pesquisa por meio de um questionário individual em suas 223 unidades de Ensino Fundamental I e II - do 1º ao 4º ciclos. O questionário pergunta “Como desenvolver uma política de consumo sustentável e consciente da água, energia e resíduos sólidos nas unidades da Rede Municipal de Ensino?”.


A estudante Dayna Cané, 12 anos, uma das atrizes da encenação, confirma o que aprendeu com o espetáculo. “A responsabilidade de cuidar do meio ambiente não é só da natureza, mas principalmente nossa”, ensina. Outras escolas, a exemplo da E. M. Cecília Meireles, São Cristovão e Aderbal Galvão, participaram da apresentação, com músicas, vídeos e peças teatrais, todas enfatizando a temática da saúde, consumo consciente e sustentabilidade.

O Programa Escolas Sustentáveis possui três eixos: inicialmente, os professores passam por uma formação de quatro módulos, para o desenvolvimento de projetos viáveis na unidade educacional, como campanha de reciclagem ou projeto de economia de energia; em seguida, as escolas participantes recebem um armário chamado “Cantinho faça o dia delicioso”, com recursos educativos que apóiam a execução do projeto; como complemento, os estudantes visitaram a exposição “Uma casa, mil olhares”, que durante todo o mês de outubro abriu suas portas no Shopping Recife. A exposição mostrou um lar ecologicamente correto, ensinando os estudantes a consumir de forma consciente.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Unidades de Ensino apresentam experiências do Programa Escolas Sustentáveis
- Conselheiros escolares participam de qualificação sobre aprendizagem e avaliação
- Prefeitura do Recife realiza mais uma formação do Qualiescola II
- Prefeitura entrega mais uma escola municipal requalificada
- Estudantes municipais assistem ao Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife
- Prefeitura do Recife realiza mais uma formação do Qualiescola II
- João da Costa entrega Escola Hugo Gerdau totalmente reformada
- Apresentação de "Noel Dá Samba" é prestigiada por beneficiárias do Bolsa Escola
- Estudantes da Rede Municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
- Recife terá 22 novos Centros Municipais de Educação Infantil até fevereiro de 2012
- Prefeitura inaugura Casa de Acolhida na Várzea
- Mulheres recebem formação em Orçamento Público em Gênero
- Encerram as inscrições para oficina oferecida pelo CFAV
- Estudantes da Escola José da Costa Porto tiram 2º lugar na XVII Ciência Jovem
- Alunos da Escola José da Costa Porto participam da XVII Ciência Jovem
- Beneficiárias do Bolsa Escola assistem ao espetáculo “Noel dá Samba”
- Secretaria de Educação assina contrato para adequação de projeto de CMEIs
- Escola Municipal Almirante Soares Dutra ganha horta comunitária
- Bolsa Escola leva beneficiárias para passeio ecológico pelo Capibaribe
- Prefeitura inaugura a sétima horta comunitária escolar


Enviar    Imprimir