Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA ENTREGA DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2011
09:09 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011

Pela primeira a cerimônia de entrega das medalhas foi realizada no Nordeste

O centenário Teatro de Santa Isabel, administrado pela Prefeitura do Recife, foi o palco de mais um grande momento da cultura brasileira. Na noite desta quarta-feira (09) o teatro-patrimônio abrigou a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), concedida pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura a personalidades, grupos e instituições que tenham prestado relevantes contribuições para a cultura do país. O prefeito João da Costa, acompanhado da primeira dama, Marília Bezerra, prestigiou a solenidade que contou também com as presenças da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do secretário de Cultura, Renato L.

É uma honra, uma enorme alegria, sediar, pela primeira vez no Nordeste, esse evento grandioso. Ainda mais aqui nesse teatro que é berço de tantos fatos históricos, onde se defendeu a democracia, onde se escreveu parte da cultura brasileira. É como cidade cosmopolita que Recife, hoje, homenageia a todos que fazem a nossa cultura e constroem a alma brasileira”, afirmou o prefeito do Recife, João da Costa.

Hoje é o dia da festa da cultura. Quero cumprimentar os mestres que a fazem e o povo que se alimenta dela. Este é um evento nacional e não é por acaso que estamos aqui, nesse lugar que brilha na história cultural do país. Uma das coisas que explica essa escolha, e que esse teatro é símbolo da modernização do estado e Pernambuco vive de novo o novo, um momento de renovação muito especial. Além disso, reforça a visão descentralizadora com a qual o governo trabalha, na qual acredita e sempre defenderá”, discursou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, dando início à solenidade.

Já na abertura, o público foi presenteado com a entrada e evolução do Maracatu Piaba de Ouro e com a execução do Hino Nacional, feita pela Orquestra Criança Cidadã. Apresentado pela atriz Denise Fraga, o evento homenageou neste ano a jornalista e escritora Patrícia Rehder Galvão (1910-1962), mais conhecida pelo apelido de Pagu. Inquieta e de comportamento destemido, Patrícia era feminista e militante do Partido Comunista Brasileiro.

Juntos, o prefeito João da Costa, o governador Eduardo Campos e a ministra Ana de Hollanda, entregaram uma a uma as condecorações aos agraciados ou representantes. “É tão gostoso quando um artista com 52 anos de carreira, como eu, recebe uma homenagem dessa. Não tem preço, não dá pra descrever a satisfação por ver o meu trabalho reconhecido dessa maneira”, comentou o cantor Jair Rodrigues.

“É uma enorme alegria receber essa homenagem. Paulo foi um dos homens que primeiro nesse país trabalhou sobre a valorização da cultura, colocando o caminho da leitura do mundo como ele é para proporcionar o aprendizado. Ele queria conscientizar as populações todas de que as suas culturas eram tão importantes quanto as de Rodin. Essa homenagem é muito justa, pois Paulo Freire contribuiu muito para engrandecer a nossa cultura, estaria completando 90 anos de vida, se vivo fosse. Então esse é um momento muito importante, ainda por ser homenageado na cidade onde ele nasceu”, declarou Ana Maria Freire, viúva do educador, pedagogo e filósofo, Paulo Freire.

A solenidade foi encerrada com apresentação do Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

AGRACIADOS - foram concedidas 51 condecorações a representantes da cultura brasileira. Entre eles, seis representantes pernambucanos: o multiartista Antônio Carlos Nóbrega, o compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o eterno Capiba (in memorian); o grupo musical Quinteto Violado; o Maracatu Estrela de Tracunhaém (in memorian); o escritor, teatrólogo e ator Valdemar de Oliveira; a artista plástica Tereza da Costa Rêgo; e o educador, pedagogo e filósofo, Paulo Freire.

Os pernambucanos vivos escolhidos pelo Minc receberam recentemente o reconhecimento da Prefeitura do Recife pelas suas contribuições à cultura. O músico e bailarino Antônio Carlos Nóbrega foi homenageado este ano pelo 16º Festival Internacional de Dança do Recife, realizado no mês passado pela Secretaria de Cultura. O Quinteto Violado foi o grupo homenageado pela PCR durante os festejos juninos deste ano. Já a artista plástica Tereza Costa Rego foi lembrada durante o Carnaval Multicultural do Recife 2011, tendo sua obra como inspiração para a decoração da cidade durante a folia.

Confira aqui a lista completa dos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural 2011

COMENDA - Instituída pelo MinC em 1995, a OMC já concedeu mais de 500 condecorações a nomes ilustres da história e das artes brasileiras, tais como Santos Dumont (in memoriam), Bibi Ferreira, Ângela Maria, Cartola (in memoriam), Ana Botafogo, entre outros. As medalhas são direcionadas a um amplo universo temático, de forma a abranger a diversidade marcante da cultura do país. Contemplam as tradições de grupos étnicos, as expressões da cultura popular, as artes visuais, a música, a literatura, o teatro, o cinema, o design, a produção intelectual, entre outros segmentos que compõem o grande espectro cultural do país.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Conselho da Mulher do Recife dá posse a novas integrantes
- João da Costa assina ordem de serviço para obras em 11 ruas do Ibura
- Prefeito João da Costa entrega 90 casas em Dois Unidos
- João da Costa toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
- João da Costa entrega mais uma etapa dos habitacionais da Via Mangue
- Prefeitura começa mais uma etapa de obras da Via Mangue
- Dircon remove construções irregulares em Chão de Estrelas
- João da Costa inaugura habitacional em Dois Unidos
- Prefeito entrega certificados a 162 jovens formados para o comércio varejista
- João da Costa toma posse no Conselho da Sudene
- Prefeito João da Costa apresenta cenografia do Natal 2011
- Prefeito participa da cerimônia de posse do Conselho da Mulher do Recife
- João da Costa prestigia inauguração da nova sede da Rádio Olinda
- João da Costa apresenta projeto cenográfico do Ciclo Natalino 2011
- Secretário de Serviços Públicos se reúne com presidente da Compesa
- Prefeito João da Costa recebe homenagem na ABAV-PE
- Gestoras negras da Prefeitura do Recife constroem agenda de ações
- PCR promove 9º Passeio do Dia Nacional da Pessoa Idosa
- Grupo de Trabalho da Comunidade do Pilar participa de reunião no Sebrae
- Secretaria da Mulher promove Encontro de Gestoras Negras


Enviar    Imprimir