Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA TOMA POSSE NO CONSELHO DELIBERATIVO DA SUDENE
00:00 Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011

A indicação do gestor da capital pernambucana à vaga foi feita pela Frente Nacional dos Prefeitos

O prefeito do Recife, João da Costa, passa a fazer parte do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A posse aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), na sede da instituição, durante a 13ª Reunião do Conselho Deliberativo daquele órgão. A indicação do gestor da capital pernambucana à vaga foi feita pela Frente Nacional do Prefeitos.

Após saudar os presentes, o prefeito do Recife fez seu pronunciamento, lembrando a importância da Superintendência para o crescimento da região nordeste. “É fundamental que a Cidade participe desse processo de fortalecimento da Sudene, em um momento em que ela se renova, em um período histórico vivido pelo Nordeste, onde a distribuição de renda é feita de maneira mais justa e a industrialização da região é uma realidade”, disse o gestor.

João da Costa enfatizou, ainda, “que o nordeste se expande dentro do mercado interno brasileiro e pode se expandir ainda mais, a partir do micro, pequenos e médios empresários, fundamentais para consolidar papel da região no contexto econômico nacional”.

Durante a reunião foram discutidas as prioridades para o ano de 2012, especialmente o destino dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), a serem aplicados nos estados do Nordeste, além de Minas Gerais, onde a Sudene atua.

Somados, os recursos giram em torno de R$ 13 bilhões. Já a aplicação do FNE beneficiaria diretamente os mini e pequenos produtores, micro e pequenas empresas, reduzindo a fração do Fundo para os grandes empreendimentos para o máximo de 20%, ampliando a margem dos micro e pequenos de 40% para, no mínimo, 51%. O benefício se estende a todos os estados do nordeste assistidos por aquela instituição.

Atuação - Quanto aos questionamentos levantados pelos demais conselheiros, em torno da distribuição dos royalties referentes ao pré-sal, João da Costa afirmou que “a Frente tem se mobilizado quanto à distribuição de recursos do pré-sal, e percebemos que ela pode ser revista de uma maneira tributária”, enfatizou.

A reunião foi presidida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Compuseram a mesa da 13ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene os governadores Eduardo Campos (PE), Jaques Wagner (BA), Wilson Martins (PI), Ricardo Coutinho (PB), Rosalba Ciarlini (RN). Assim como o Superientende da Sudene, Paulo Fontana, os vice-governadores Washington Luiz (MA), Tomaz Nono (AL) e Jackson Barreto (SE), além do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa e da chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento, Ester Dweck.
Matérias Relacionadas
- João da Costa entrega mais uma etapa dos habitacionais da Via Mangue
- Prefeitura começa mais uma etapa de obras da Via Mangue
- Dircon remove construções irregulares em Chão de Estrelas
- João da Costa inaugura habitacional em Dois Unidos
- João da Costa prestigia entrega da Ordem do Mérito Cultural 2011
- Prefeito entrega certificados a 162 jovens formados para o comércio varejista
- João da Costa toma posse no Conselho da Sudene
- Prefeito João da Costa apresenta cenografia do Natal 2011
- Prefeito participa da cerimônia de posse do Conselho da Mulher do Recife
- João da Costa prestigia inauguração da nova sede da Rádio Olinda
- João da Costa apresenta projeto cenográfico do Ciclo Natalino 2011
- Secretário de Serviços Públicos se reúne com presidente da Compesa
- Prefeito João da Costa recebe homenagem na ABAV-PE
- Gestoras negras da Prefeitura do Recife constroem agenda de ações
- PCR promove 9º Passeio do Dia Nacional da Pessoa Idosa
- Grupo de Trabalho da Comunidade do Pilar participa de reunião no Sebrae
- Secretaria da Mulher promove Encontro de Gestoras Negras
- Secretária de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras conversa com internautas pela twitcam
- Prefeitura integra a Semana Global do Empreendedorismo
- Prefeito João da Costa celebra aniversário


Enviar    Imprimir