Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CENTRO PAULO FREIRE SEDIA I FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO
00:00 Sexta-feira, 18 de Novembro de 2011

Hoje (18) e amanhã (19), cerca de 500 pessoas discutem a temática da ampliação do horário escolar

Por Suzan Vitorino

O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, está sediando, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), o I Fórum de Educação Integral em Pernambuco “Territórios Educativos na Construção de Saberes e Valores”. Realizado pelo Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral, o encontro tem o intuito de discutir os objetivos da ampliação do horário escolar, entre outros assuntos. O Comitê é composto pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel), Secretaria de Educação de Pernambuco e demais secretarias municipais do Estado, em parceria com os Programas Mais Educação e Escola Aberta. A abertura do evento contou com a presença dos secretários de Educação municipal e estadual, Ivone Caetano e Anderson Gomes, respectivamente.

O Fórum iniciou com uma apresentação teatral dos estudantes da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, sobre a vida de Paulo Freire. O encontro promove uma ampla reflexão sobre a Educação Integral, discutindo a realidade da matriz curricular e socializando as práticas pedagógicas. Também visa a fortalecer as articulações das ações dos Programas Mais Educação e Escola Aberta com os diferentes setores e parceiros. Os debates são realizados por meio de conferências, painéis, mesas temáticas e formação de grupos de trabalhos temáticos.

Esse momento é muito proveitoso, já que discutir a educação integral é uma necessidade urgente. Essa discussão precisa ser realizada com qualidade, e essa qualidade deve se estender para os profissionais que cuidam dos estudantes e para o espaço físico da escola”, frisou a secretária Ivone Caetano.

Compondo a mesa, também, a representante do Comitê de Políticas Públicas em Educação Integral, Glauce Goveia, afirmou que o Fórum foi construído coletivamente. “É um evento reflexivo, que propõe o diálogo entre as pessoas que fazem a educação no Estado. Vamos produzir um documento sobre o que vai ser proposto e debatido para direcionar as ações da Educação Integral”, pontuou Glauce.

Para a coordenadora do Programa Escola Aberta da Escola Municipal do Recife André de Melo (Bairro da Estância), Jance Gleyce, a formação vai agregar mais conhecimento para o seu trabalho no projeto. “Dividir conhecimentos e trocar experiências é o mais importante. Vou levar tudo o que aprendi para o Escola Aberta”, garante. A diretora Sílvia Pereira, da Escola Dilma Cecília, de Itapissuma – a 37 km do Recife -, veio participar do Fórum. “É importante conhecer o projeto, para tentar implantá-lo da melhor forma possível. A Educação Integral estimula os estudantes a praticar esportes, entre outras atividades, dentro da escola”, afirma.

A mesa de abertura contou, também, com as presenças do presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire; dos secretários de Educação de Olinda, Paulo Valença, e de Itamaracá, Vilma Bezerra; da professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), Letícia Ramé; da coordenadora Geral do Programa Conexões de Saberes da UFPE, Ana Emília Castro; da professora da UFRPE, Maria José Sena; e da professora da Rede Estadual, Ana Selva.

Matérias Relacionadas
- Estudantes da Comundade do Pilar assistem peça sobre Violência contra a Mulher
- Alunos de escolas municipais ganham concurso e têm trabalhos expostos em ônibus
- Conselheiros municipais de educação participam de encontro em Palmas, no Tocantins
- Orquestra Sinfônica do Recife realiza Concerto Didático para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Conselheiros Escolares receberam capacitação no Centro Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal dão aula de sustentabilidade
- Unidades de Ensino apresentam experiências do Programa Escolas Sustentáveis
- Conselheiros escolares participam de qualificação sobre aprendizagem e avaliação
- Prefeitura do Recife realiza mais uma formação do Qualiescola II
- Prefeitura entrega mais uma escola municipal requalificada
- Estudantes municipais assistem ao Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife
- Prefeitura do Recife realiza mais uma formação do Qualiescola II
- João da Costa entrega Escola Hugo Gerdau totalmente reformada
- Apresentação de "Noel Dá Samba" é prestigiada por beneficiárias do Bolsa Escola
- Estudantes da Rede Municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
- Recife terá 22 novos Centros Municipais de Educação Infantil até fevereiro de 2012
- Prefeitura inaugura Casa de Acolhida na Várzea
- Mulheres recebem formação em Orçamento Público em Gênero
- Encerram as inscrições para oficina oferecida pelo CFAV
- Estudantes da Escola José da Costa Porto tiram 2º lugar na XVII Ciência Jovem


Enviar    Imprimir